Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Aa60baf82a779b25caac43c22373f1c6a716579a 8ddb2cd25748c85b5d7622aef6e7a8942efd4897
Universidades

Alunos e pesquisadores da Unicamp criam Anima Física para ensinar disciplina por animações

por Marina Borges em 12/11/19 220 visualizações

Você sabia que é possível aprender conceitos de física de partículas assistindo a um desenho animado? Esse é exatamente o propósito de um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Núcleo de Cinema e Animação (NCA) da cidade. Intitulado de "Anima Física", o projeto desenvolve animações interativas sobre a física de partículas.

A iniciativa promove a criação de uma ferramenta de divulgação científica para o público não especializado e, principalmente, para jovens estudantes entre 12 e 16 anos que cursam o ensino médio ou que estão concluindo o fundamental.

Pautado em questões atuais e nos desafios da sociedade para o século XXI, o Anima Física escolheu fazer a divulgação científica por meio de uma animação para se diferenciar das formas convencionais e quebrar estereótipos. O projeto mostra que é possível aprender e se informar sobre ciência de diversas maneiras.

anima física
Animação "Quarks e Léptons", desenvolvida pela equipe do Anima Física

A ideia de unir Física e animação em um projeto de divulgação científica partiu do professor Marcelo Guzzo, também do IFGW, que se inspirou no filme "Café, um Dedo de Prosa", longa-metragem que conta a história do café e seus impactos na história do Brasil, produzido pelo animador Maurício Squarisi.

Para desenvolver o curta, o professor diz que foi preciso se reunir com o grupo de animadores para uma intensa aula de física a fim de garantir a exatidão teórica do projeto. Na visão de Guzzo, o fato de ilustrar conceitos aparentemente complicados e inquestionavelmente complexos na forma de desenho animado é uma maneira poderosa de fomentar o interesse por áreas da ciência de maneira orgânica.

Na outra ponta, Maurício Squarisi, co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação (NCA) de Campinas, ficou à frente da parte artística. O animador destaca que não foi o aprendizado sobre o conteúdo científico presente na animação que mais o impressionou, tampouco o sucesso em transformar teoria em traços coloridos e divertidos, mas sim o fato de ter tido a atenção captada por algo, segundo ele, inesperado.

“A gente, que vive no mundo da arte, fica imaginando que no mundo da ciência eles [cientistas] são todos meio bitolados. Uma coisa muito legal foi ver o quão eles são criativos e libertos. O artista e o cientista são muito próximos, dialogam muito. Eles, como nós, estão criando o tempo todo, e a imaginação funciona assim", relatou Maurício Squarisi em entrevista ao G1. 

A equipe multiespecialista do Anima Física conta também com a participação de um grupo de alunos que cursam licenciatura em Física na Unicamp, os quais desenvolvem outros materiais de apoio, como textos e vídeos.

Anima Física
Equipe do Anima Física

Willian de Oliveira, que faz parte da equipe de criação de material de apoio no projeto, relata que, por meio de vocabulário e exemplos simples, é possível facilitar o entendimento da ciência, mostrando o assunto de forma descomplicada, o que, porém, não tira o peso das descobertas ou as torna menos importantes.

“Não há como transformar o mundo em um lugar melhor se não conseguirmos transformar as pessoas e a sociedade. Um projeto de divulgação científica se propõe essencialmente a compartilhar os avanços e os passos da ciência para as pessoas. Poder fazer isso de forma leve e divertida é um jeito muito prazeroso e inteligente de divulgar ciência, fazer as pessoas sorrirem e, principalmente, despertar interesse por assuntos da Física, abordando temas que, num primeiro momento, podem parecer distantes e complicados, mas que estão acontecendo agora. Com o Anima Física, pretendemos ajudar as pessoas que querem aprender mais, desmistificando esses assuntos para sociedade”, enfatiza Willian.

Quarks e Léptons são partículas que constituem toda a matéria que existe no universo. E é também o nome do primeiro curta-metragem de uma série de animação produzido pelo Anima Física. O desenho conta a história de Mari, filha dos professores Pedro e Duda, que faz uma aposta com o pai em troca de conseguir ingressos para o show da sua banda favorita. Confira abaixo:

Com o intuito de não passar um conteúdo necessariamente técnico, o professor Marcelo Guzzo destaca que a animação tem como objetivo principal fazer com que os estudantes nutram algum interesse pela área da física ou que até mesmo decidam por trilhar um caminho científico.

E, para aqueles que cursam licenciatura, o Anima Física aproxima os materiais teóricos da experiência prática que os alunos terão posteriormente. “Como futuro professor de Física, divulgar ciência e despertar o brilho nos olhos das pessoas será sempre uma missão e um desafio, como também uma forma de retribuir e compartilhar com a sociedade de forma direta os conhecimentos científicos aprendidos na universidade”, finaliza Willian, aluno de Física da Unicamp e criador de material de apoio no projeto.

A equipe do Anima Física se empenha em tornar o conhecimento mais acessível e mostrar os caminhos sobre como se faz ciência, convidando as pessoas a se informarem sobre o que está acontecendo “agora” no século XXI. Para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido, basta acessar o site do Anima Física ou suas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube).

*Fotos: Antoninho Perri e Antônio Scarpinetti/Divulgação;
*
Edição de imagem: Paulo Cavalheri.

Aa60baf82a779b25caac43c22373f1c6a716579a 8ddb2cd25748c85b5d7622aef6e7a8942efd4897

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54