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Dicas e Curiosidades

Ansiedade: o que é, sintomas e como tratar

por Natália Plascak Jorge em 13/07/18 22 mil visualizações

Sabe aquele sentimento de desespero, que parece que o seu coração vai sair pela boca de tão acelerado que está batendo? Aquela angústia que fica difícil de explicar para buscar uma solução? Então, a crise de ansiedade pode trazer todas essas sensações e afastar muita gente do mercado de trabalho.

Muitas pessoas ainda encaram as doenças emocionais e mentais com um grande preconceito. Elas são vistas como sinais de fraqueza ou até mesmo problemas facilmente superados pelos outros. O que muita gente se esquece é de que cada pessoa encara as dificuldades de uma forma diferente, por isso é preciso bastante cuidado quando se está lidando com isso.

O que é a ansiedade?

Segundo o dicionário médico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a ansiedade é definida como uma “qualidade de emoção vinculada ao medo e à expectativa (o sujeito pode ou não perceber a apreensão), associada por definição à um estado emocional negativo ou aversivo (ou seja, descrita como desagradável) e quase sempre acompanhada de sintomas físicos inespecíficos associados à excitação autonômica”.

Ou seja, é quando você sente que perdeu o controle da situação e fica imaginando mil coisas em relação ao futuro.

Os sintomas da ansiedade

  • palpitações;
  • sudorese;
  • tremores;
  • respiração ofegante;
  • sensação de sufocação.

Muita gente que está no mercado de trabalho pode sentir isso e ver seu desempenho prejudicado nas suas atividades. A queda de rendimento e de produtividade é um sinal claro disso. Por isso, se você perceber que não está dando conta do problema, procure ajuda. Converse com o seu superior ou até mesmo busque um tratamento psicológico.

Formas de controlar a ansiedade

Pare de fazer comparações
É preciso entender que cada um tem o seu tempo de lidar com as coisas e problemas que aparecem. Por isso, não se compare com outras pessoas. Elas possuem um tempo diferente do seu.

Tente encarar o momento como uma oportunidade
Por mais que seja difícil de encarar esse momento, tente enxergá-lo como uma oportunidade para lidar com todos os problemas que estão gerando essa ansiedade. Grandes lições podem ser aprendidas com essa fase de descobertas.

Procure os amigos
Saiba que os amigos podem dar uma grande força nas horas mais complicadas. Os verdadeiros estão sempre presentes, até mesmo naquelas épocas da sua vida não tão boas.

Ouça música
A música possui propriedades terapêuticas capazes de gerar aquela sensação de bem-estar. Diversos estudos já conseguem comprovar isso. Escute aquele estilo que você gosta para dar aquela levantada no astral.

Faça exercício físico
Assim como a música, o exercício físico pode ajudar muito a dar aquela animada. Afinal, ele faz com que se libere endorfina, um hormônio que ajuda na disposição física e mental e é produzido em grande quantidade quando se está fazendo atividades prazerosas.

E aí? Pronto para fazer uma tentativa e diminuir a ansiedade?


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