Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Atendimento à população alia atuação social à prática profissional nas universidades

por Eduardo Schiavoni em 03/11/17

Imagine estabelecer uma relação próxima com a comunidade, ajudando no desenvolvimento social e, de quebra, fazendo algo que aplique na prática as teorias assimiladas nos bancos universitários. Não, não se trata de algo impossível. Ao contrário, é o que, cada vez mais, vem acontecendo no cenário educacional brasileiro. E o responsável por essa realidade são os atendimentos gratuitos realizados pelas universidades à população.


Muito comum em universidades públicas, iniciativas de atendimento à população também são cada vez mais incentivadas em instituições particulares. As opções são as mais variadas. Incluem atendimento jurídico para pessoas de baixa renda e passa por atendimento psicológico, médico, estéticos chega até ao atendimento empresarial, oferecendo inclusive soluções para empresas. Em todos os casos, o retorno para a comunidade é evidente.

Que o diga Jhonathan Ferreira Cau, auxiliar administrativo que foi até a Universidade Estácio, em Ribeirão Preto, em busca de ajuda. Com R$ 10 mil em parcelas da sua moto atrasadas, o veículo corria risco de ser apreendido. Para evitar isso, procurou auxílio jurídico. “Consegui reduzir a dívida para metade do valor e agora estou fazendo o pagamento”, conta.

Juliana Durlo, coordenadora do núcleo de práticas jurídicas da Estácio, conta que o caso de Jhonathan, longe de ser isolado, é muito comum nos atendimentos. Ela conta que perto de 60 milhões de brasileiros têm dívidas que fogem ao controle, sendo as principais de cartão de crédito, empréstimos bancários e até as mais básicas como água e energia elétrica. “Mais da metade dos atendimentos é para resolver esse problema. Atendemos 80 pessoas por dia, aproximadamente”, conta.

O universitário Victor Gabriel Sadano, que estuda Direito da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto e integra um grupo que presta apoio a pessoas endividadas mantido pela universidade, afirma que resolver problemas das pessoas é um excelente aprendizado. “É uma oportunidade muito rica. Temos a chance de modificar de fato a vida das pessoas para melhor e, para isso, precisamos aplicar tudo que aprendemos. A sensação de modificar uma realidade para melhor é incrível”, avalia.

MAIS CURSOS

No caso do Direito, o atendimento à população é parte obrigatória para a conclusão do curso. Mas as iniciativas não se restringem a atividades obrigatórias.  Na Estácio, por exemplo, a Empresa Júnior de Logística, mantida pela universidade, oferece atendimento aos pequenos empresários que queiram melhorar sua gestão na área de armazenagem, entregas e qualquer outro assunto relacionado à logística.  “Não são atividades obrigatórias, mas claro que contam muito para a formação”, afirma Juliana.

Também na área de Recursos Humanos, a comunidade contar com auxílio à gestão de carreira, por meio de análise de currículo e perfil no LinkedIn. Além disso, empresários podem contar com a ajuda de profissionais para contratação de pessoal.

Vale lembrar que o Centro Universitário já oferece atendimentos gratuitos na área de questões fiscais, jurídicas e relacionadas à psicologia. “Temos como meta melhorar a vida da comunidade onde estamos inseridos. Além disso, acreditamos que o contato direto com a sociedade vai contribuir para tornar nossos alunos, profissionais melhores no futuro”, ressalta a reitora da unidade Estácio de Ribeirão Preto, Karina Franchini.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54