Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Atlética da Unesp Bauru promove evento em prol das mulheres

por Marina Borges em 06/03/20

O Dia Internacional da Mulher celebrado em 8 de março é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 1970. A data simboliza a luta histórica das mulheres em busca de igualdade.

(Foto: Reprodução/ Pinterest)
Atlética da Unesp Bauru promove evento em prol das mulheres - REVISTA QUERO
Marcha que celebrou o 50º aniversário do direito de voto das mulheres americanas

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, realizado e divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as mulheres são maioria na educação superior brasileira. O levantamento aponta que o sexo feminino é predominante em instituições públicas e privadas, nas modalidades presencial e a distância.

Pensando no dado citado, esta matéria abordará a relação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Bauru com as mulheres presentes na sociedade.

A.A.AÇÃO

Sabendo da importância da data, a Associação Atlética Acadêmica (A.A.A.) do campus bauruense preparou uma programação com ações voltadas às mulheres e seus direitos. Serão realizados eventos sobre temas que estão presentes no dia a dia, principalmente no meio universitário, e que devem ser discutidos.

O objetivo é incentivar o debate sobre questões que mulheres enfrentam diariamente e, dessa forma, gerar um ambiente melhor para elas dentro e fora do campus.

A primeira ação será realizada no dia 10/03, sendo uma roda de conversa com mulheres que organizam festas, participam de tendas de acolhimento e com convidadas para discutir sobre o assédio moral e sexual sofrido dentro de eventos universitários ou não.

(Foto: Reprodução/Facebook)
Atlética da Unesp Bauru promove evento em prol das mulheres - REVISTA QUERO
Capa do evento do Facebook exalta as atletas da Unesp Bauru

No dia 11/03, ocorrerá uma aula de defesa pessoal para mulheres, ministrada  por um professor de jiu-jitsu. Os ensinamentos serão voltados para a proteção das vítimas de possíveis ataques de agressores. 

“Por sermos uma instituição que promove e participa de diversos eventos, que são alvos de casos de assédio envolvendo tanto as organizadoras quanto as convidadas, decidimos focar nesse tema. Afinal, não adianta apenas manter uma tenda de acolhimento sem uma discussão mais profunda sobre o assunto”, explicaram Amanda Morandini e Aldine Campos, ambas da Diretoria de Ação Social.

As diretoras ainda destacam a importância de dialogar sobre o tema: “enquanto esse assunto não for debatido, iremos continuar nessa situação, na qual nós mulheres somos assediadas constantemente e muitas vezes nem sabemos.

Discutir sobre é permitir o amadurecimento e buscar alternativas para combater o assédio tanto dentro quanto fora de festas”.

Veja mais:
Plural e diversa: Unesp elabora guia de prevenção ao assédio na universidade
Vote: Qual campus da Unesp tem a melhor torcida?

Além disso, ao longo da semana, a Atlética distribuirá camisinhas femininas em sua sede (campus Unesp Bauru) e postará mais informações sobre horário e local de todas as ações por meio do evento do Facebook.

“Em nossos eventos, temos como meta desenvolver um ambiente com mais respeito às mulheres, tendo em vista que os homens ocupam os principais cargos dentro da organização das festas, seja na segurança, no ambulatório, na produção ou no bar. Dessa forma, ainda que muitas mulheres frequentem as festas, a chance de elas terem que recorrer a algum homem é grande. Nesse momento, gostaríamos de nos unir para buscar uma festa melhor para nós”, apontaram Amanda e Aldine.

Programação

Terça, 10 de março de 2020, às 17h30, na Central de salas da Unesp Bauru:

Texugo promove: roda de conversa sobre assédio em festa

Quarta, 11 de março de 2020, às 08h30, no anfiteatro da Unesp Bauru:

Defesa pessoal para mulheres

As diretoras de Ação Social da Atlética acreditam que, ainda que em âmbitos diferentes, “os dois assuntos estão atrelados, pois a presença majoritária masculina na organização e produção das festas cria um ambiente propício para que o assédio ocorra e muitas vezes passe impune”.

Além disso, o debate feito por pessoas que estão dos dois lados da festa de quem está curtindo e de quem está organizando pode amadurecer o entendimento de ambos sobre o desenvolvimento dos eventos e ajudar a ver as melhores maneiras de lidar com os problemas importunos que podem ocorrer nesses ambientes.

Fica o convite para que você, unespiana ou não, participe dessa semana pensada por mulheres para mulheres!

Leia também:
Guia da Faculdade: conheça os cursos com 5 estrelas da Unesp
Grupo de historiadores da Unesp resgatam em pesquisas a cultura luso-brasileira

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54