Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

5 atualidades que podem cair no Enem 2021

por Giovana Murça em 03/08/21

Quando se fala em atualidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), se enganam aqueles que pensam que elas só se fazem presentes apenas na proposta de redação da prova.

Isso porque os temas da atualidade motivam questões em todas as disciplinas cobradas no exame, desde geografia à matemática. “As atualidades não são componentes curriculares propriamente ditos, mas permeiam vários deles, senão todos”, esclarece Renato Piton, professor de Geografia do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante de Campinas (SP).

atualidades que podem cair no enem

O professor Piton explica que as provas do Enem não costumam cobrar conceitos técnicos de forma isolada, mas sim relacionando a bagagem teórica do estudante com a realidade ao seu redor. “Não há questões de atualidades, há questões de diversas disciplinas baseadas nos eventos mais recentes do Brasil e do mundo”, completa.

Portanto, as atualidades merecem uma atenção especial nos estudos para o Enem. Mas, como estudar atualidades? A dica do professor Piton é estabelecer uma rotina diária para ler, ouvir ou assistir noticiários de fontes confiáveis.

Entretanto, só acompanhar as notícias não basta para estudar atualidades, é preciso enxergar além das notícias e conseguir relacioná-las aos conteúdos das disciplinas escolares. Para isso, o professor recomenda: “Após estudar algum conteúdo técnico, o vestibulando deve buscar a notícia, ir atrás de como a realidade se relaciona com aquilo que acabou de aprender ou revisar”.

Leia mais: Enem Corridão 2021: Atualidades de agosto
Plano de estudo Enem Corridão 2021: baixe gratuitamente

Para aquecer seus estudos sobre atualidades, o professor Piton listou 5 atualidades do Brasil e do mundo que podem cair no Enem 2021. Confira!

1) Olimpíadas

Uma das apostas de atualidades do professor Piton que podem aparecer no Enem são os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021 por conta da pandemia, e toda a geopolítica envolvida no evento mundial. Nesta temática, o professor destaca:

  • Recorde de participação feminina: pela primeira vez na história, as mulheres representam quase 50% dos atletas olímpicos do Tóquio 2020;

  • Kosovo nas Olimpíadas: Tendo declarado sua independência da Sérvia em 2008, Kosovo ainda busca seu reconhecimento internacional como um país independente.

  • Argelino se recusa a lutar com atleta judeu: O ocorrido traz a tona a questão da criação do estado de Israel, já que a Argélia, assim como outros países islâmicos, não reconhece Israel como um país.

2) Guerras atuais

As guerras, tanto antigas como atuais, sempre estão presentes na prova do Enem. “Israel e Palestina, por exemplo, é um tema que tem produzido temas para atualidades há mais de meio século”, exemplifica Piton.

Além das novas páginas do conflito Israel e Palestina, o professor também ressalta a questão da retirada de tropas estadunidenses do Afeganistão e a aproximação dos Estado Unidos com o exército do Iraque.

Veja também: 30 anos do fim da Guerra Fria: teste seus conhecimentos sobre o conflito
Atualidades Enem: Guerra Comercial entre EUA x China
Tensão entre EUA e Irã: pode haver Terceira Guerra Mundial?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

3) Movimentos populares na América Latina

Outro tema que deve aparecer no Enem, de acordo com o professor Piton, são os movimentos populares na América Latina, sobretudo no Chile, Colômbia, Equador e Cuba.

Leia também: Crise da Venezuela: O que você precisa saber para o Enem

4) Questão climáticas

Para o professor Piton, é muito provável que o Enem cobre conhecimentos relacionados às questões climáticas, como as secas intensas, em alguns locais, e as chuvas recordes, em outros, as queimadas e as conferências climáticas internacionais.

“Muito se estuda sobre clima, solo, biomas, e o vestibular tem interesse em saber se o candidato sabe como esse estudo pode ser útil ao analisar cientificamente a realidade”, explica Piton.

Saiba mais: Atualidades Enem: Queimadas no Brasil
Conheça as principais conferências ambientais do mundo
Qual é a relação entre a camada de ozônio, o efeito estufa e o aquecimento global?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

5) Pandemia

O assunto mais falado do momento não poderia ficar de fora da lista. A pandemia e toda a reorganização mundial que ela impõe podem ser tema de questões do Enem

Alguns destaques do professor são as mudanças nas condições de trabalho e nos sistemas de transporte e comunicação, a importância da vacinação, o retorno das atividades presenciais, entre outros temas que podem gerar inúmeros desdobramentos.

Leia mais: Covid-19: o que você sabe sobre o coronavírus?
Coronavírus no Enem: como o assunto pode cair em cada disciplina?
22 profissões mais impactadas com a pandemia em 2021
Enem 2021 e pandemia: pesquisa indica aumento de indecisão entre os jovens

Plano de estudos Enem De Boa 2021

Ainda não começou a estudar para o Enem 2021? Para te dar uma força, o Quero Bolsa criou o Plano de Estudo Enem De Boa 2021, em parceria com o cursinho Se Liga! O Enem De Boa é um cronograma de estudos de maio até a data do Enem. E o melhor: totalmente gratuito.

Baixar plano Enem De Boa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54