Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Bacharel em Direito: impressões de uma aluna da PUC-Campinas

por Miguel Bacchin Ferreira em 08/06/18 680 visualizações

Recém-formada no Ensino Médio, a estudante do 1° Semestre da PUC de Campinas e futura bacharela em Direito, Giovana Cerignoni topou dar uma entrevista para a Revista Quero e falar como está sendo o seu primeiro ano como universitária.

Revista Quero: Por que você escolheu o curso de Direito na PUC?
Giovana Cerignoni: A PUC-Campinas mantém uma famosa tradição no curso de Direito, sem deixar de se adequar às demandas sociais e, por isso, consegue sempre ser um destaque entre as faculdades dessa área. Consegue manter um alto nível de aulas, formando profissionais competentes e, ao mesmo tempo, conta com uma infraestrutura que não é encontrada em outras universidades. O fato de ter uma faculdade tão boa e tão renomada no interior de São Paulo também foi um fator para que eu escolhesse a PUC-Campinas.

Eu e a Giovana

RQB: Como está estruturado o curso de Direito na PUC-Campinas?
GC: - O curso é dividido em 10 semestres, garantindo a formação em bacharel em Direito. A grade curricular de um aluno do primeiro semestre envolve as disciplinas de Direito Civil, Direito Penal, Noções de Economia Política, Introdução ao Estudo de Direito, Metodologia da Pesquisa Científico Jurídica, Linguagem Jurídica, Prática da Linguagem Jurídica, Política e Teoria do Estado, Sociologia Geral e Inserção do Aluno na Vida Universitária.

Grande parte dos professores apresentam no mínimo mestrado em seu currículo, e muitos são ex-alunos da própria PUC-Campinas. O fato de os docentes terem estudado na universidade também é um fator diferenciador, pois até a forma de ensinar torna-se mais didática, graças ao amor que nutrem pela PUC. O comprometimento dos professores tem sido essencial para garantir a base que utilizaremos durante os cinco anos de curso.

Em 2014, o curso foi avaliado com conceito 4 pelo MEC (Ministério da Educação).

Em relação à grade curricular, comparando-a com a de outros cursos de Direito, pude verificar que a PUC-Campinas oferece já no primeiro ano toda a base necessária para que o aluno consiga aproveitar ao máximo cada matéria, já introduzindo no primeiro semestre assuntos que geralmente são vistos apenas nos próximos semestres em outras faculdades.

RQB: Como é a estrutura do bloco de Direito da PUC-Campinas? Ele conta com um núcleo de prática jurídica?
GC: O curso de Direito da PUC-Campinas conta, primeiramente, com um prédio só seu, localizado no Centro de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. Ele ainda oferece um laboratório de Informática, biblioteca e um Núcleo de Prática Jurídica, composto por Assistência Judiciária, Juizado Especial Cível e Estágio Obrigatório. A biblioteca conta com um recurso virtual, onde a faculdade assina as melhores plataformas de revistas jurídicas para o acesso exclusivo dos alunos. Há também plataformas de teses e monografias, periódicos, artigos e arbitragens para aprimorar o estudo científico dos alunos.

RQB: Qual é a sua disciplina favorita até agora e aquela que menos gosta?
GC: A disciplina de que eu mais gosto é Direito Civil, principalmente por ter sido essa disciplina que me fez prestar o vestibular para uma faculdade de Direito. Considero essa área tão interessante porque é a base de todos os direitos que nutrimos em sociedade. A disciplina de que eu menos gosto é Economia. E vejo que é comum uma menor afinidade dos alunos de Direito com essa disciplina, já que envolve conceitos matemáticos.

RQB: Quais são as possíveis áreas de atuação do profissional de Direito hoje?
GC: O curso abre um leque para diversas áreas, justamente por formar um bacharel em Direito apto ao exercício das funções essenciais da Justiça como a do advogado, do membro do Ministério Público, do Juiz, do Defensor Público e demais carreiras jurídicas que exijam a formação superior em Direito. O objetivo do curso da PUC-Campinas é formar um profissional marcado com traços de humanismo, de sensibilidade social e ética, consciente do tempo em que vive e é atento aos problemas da sociedade contemporânea.

E aí? Ficou interessado pelo curso? Não se esqueça de que o Quero Bolsa também possui bolsas e descontos exclusivos para diversos cursos de Direito em todo o país.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54