logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Bill Gates indica seus 5 livros favoritos de 2020 em lista anual

por Mathias Sallit em 21/12/20

"Cinco bons livros para um ano desprezível". Foi assim que o magnata estadunidense Bill Gates deu o título à publicação anual em seu blog pessoal, o Gates Notes, onde tradicionalmente seleciona os livros que mais gostou de ler durante todo o ano.

Foto: Gates Notes/Reprodução
bill gates livros
Racismo, guerras, doenças genéticas e carreiras são alguns dos temas da tradicional lista de fim de ano de Gates

Por diversos motivos, 2020 não foi fácil para ninguém. A pandemia do coronavírus transformou a rotina de todo o mundo, e muitas vezes a leitura foi uma grande aliada para combater o estresse, o medo, a ansiedade e a solidão que abateu grande parte da população durante o distanciamento social.

Na casa do bilionário fundador da Microsoft, não foi diferente. "Acabei lendo muitos livros de não ficção este ano", conta. "Às vezes escolhi ir mais a fundo em um assunto difícil, como as injustiças que estão por trás das manifestações do Black Lives Matter deste ano. Outras vezes, eu precisava de uma mudança de ritmo, algo mais leve no final do dia", Gates explica em seu blog.


Como resultado, a lista com os cinco livros favoritos de Bill Gates em 2020 tem uma variedade interessante de assuntos. Quatro deles já possuem edições traduzidas para o português. Veja quais são as recomendações de leituras que Gates dá para você terminar o ano:

A nova segregação: racismo e encarceramento em massa - Michelle Alexander

A nova segregação: racismo e encarceramento em massa bill gates livros

As manifestações do movimento Black Lives Matter que pararam os Estados Unidos em 2020 fez Bill Gates querer se aprofundar no tema racismo. Ele abre sua lista com esse livro, onde a autora Michelle Alexander aborda como o sistema criminal é injusto com pessoas negras com dados como o encarceramento em massa dessa população nos Estados Unidos.

"Terminei o livro mais convencido do que nunca de que precisamos de uma abordagem mais justa para a condenação e mais investimentos nas comunidades negras", afirma Gates.

Veja também:
+ Relembre quais foram os livros indicados por Bill Gates em 2018
+ Saiba ainda quais são as leituras favoritas de Bill Gates em 2017

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas - David Epstein

O autor tenta explicar os motivos para o mercado de trabalho valorizar cada vez mais os profissionais generalistas, mesmo que o mundo seja cada vez mais formado por pessoas especializadas. 

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas bill gates livros

"Nesse livro fascinante, ele (Epstein) argumenta que, embora o mundo pareça exigir cada vez mais especialização - em sua carreira, por exemplo -, o que realmente precisamos é de mais pessoas 'que começam amplas e abraçam diversas experiências e perspectivas enquanto progridem'", explica o magnata.

O Esplêndido e o Vil - Erik Larson

O Esplêndido e o Vil bill gates livros

A Segunda Guerra Mundial foi tema de uma das leituras favoritas de Bill Gates em 2020. O livro "O Esplêndido e o Vil: uma saga sobre Churchill, Família e Resistência" conta os bastidores de um dos piores momentos para os ingleses durante o conflito, entre os anos 1940 e 1941, quando a Alemanha nazista bombardeou o país buscando a rendição da Inglaterra.

"Larson te dá uma noção vívida de como era a vida para os cidadãos comuns durante este período terrível e faz um ótimo trabalho perfilando alguns dos líderes britânicos que os acompanharam durante a crise, incluindo Winston Churchill e seus conselheiros", relata.

O Espião e o Traidor: A Maior História de Espionagem da Guerra Fria - Ben Macintyre

O Espião e o Traidor livros bill gates

Depois da Segunda Guerra, a próxima recomendação de Bill Gates trata sobre um fato da Guerra Fria que, segundo ele, "é tão emocionante quanto meus romances de espionagem favoritos".

Com olhares russos e ocidentais, este livro conta uma das histórias mais fascinantes do período de conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética, que envolve dois personagens: Oleg Gordievsky, um oficial da KGB que se tornou um agente duplo para os britânicos, e Aldrich Ames, um vira-casaca americano que provavelmente o russo.

Respiração do sal: uma doença genética mortal, uma nova era na ciência e os pacientes e famílias que mudaram a medicina - Bijal P. Trivedi

Breath from Salt respiracao do sal bill gates livros

Em um ano onde a pandemia foi o principal assunto em todo o mundo, Bill Gates completa a sua lista com um livro que trata sobre uma doença genética mortal que atinge cerca de 10 mil crianças nos Estados Unidos e os avanços da ciência e da medicina na busca pela cura.

O livro "Breath from Salt" é o único da lista que ainda não está traduzido para o português. "Eu suspeito que veremos muito mais livros como este nos próximos anos, à medida que milagres biomédicos emergem dos laboratórios em um ritmo cada vez maior", conclui o bilionário.

Leia mais:
15 livros clássicos que todo universitário vai ouvir falar alguma vez na vida
Dia do Livro: veja quais são os favoritos da redação da Revista Quero

O que achou das dicas de Bill Gates? Conte para a gente nos comentários quais das suas leituras favoritas de 2020 você recomenda!

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54