Muitos nunca nem ouviram falar, mas a Biomedicina é um curso complementar à Medicina. Ou seja, se seu médico suspeita de alguma doença, dificilmente ele irá chegar a um diagnóstico sem que seus exames passem por um biomédico primeiro.
O curso, no entanto, não ensina apenas a função de análises laboratoriais. Existem dezenas de especializações, desde a estética até a perícia criminal.
Formação
A graduação em Biomedicina tem, em média, duração de 4 a 5 anos e forma um profissional capaz de atuar em muitas áreas. Por isso, também é recomendável que se faça uma pós-graduação, com o objetivo de se especializar em um destes segmentos.
Já o curso de medicina dura cerca de 6 anos, mas a formação do profissional pode chegar a 10 anos, com o período de residência e especialização.
No campo de atuação, podemos resumir a diferença entre os dois da seguinte
maneira: o biomédico é responsável por descobrir a doença e, de certa
forma, tentar combatê-la por meio de vacinas e outras substâncias, enquanto
o médico realiza o tratamento desta doença e faz o acompanhamento do
paciente.
Como é meu curso no IBMR
O campus do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR) da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, possui excelentes laboratórios que preparam seus alunos de Biomedicina para o mercado de trabalho. Os equipamentos são de última geração e as peças que imitam as cadavéricas são bem fiéis.
Nos estágios supervisionados, é possível ter uma boa noção de como é o trabalho do profissional biomédico no dia a dia.
Também há a semana científica, que é realizada todo semestre. Nela, palestras e minicursos ajudam os alunos a escolherem uma área de interesse, mesmo que ainda estejam nos períodos básicos.
Em minha opinião, uma possível melhoria seria uma interação maior dos estudantes com outros profissionais da área além dos professores, que seria bem interessante para a formação dos alunos.