O Carnaval de 2019 esperou fevereiro acabar para, finalmente, chegar a hora da folia! A festa para todo o Brasil e cativa o país de Norte a Sul com a música, as cores e a euforia. Mesmo assim, há pessoas que não gostam da celebração e preferem não sair para a farra (será que existem mesmo?).
Mas o que ninguém pode negar, goste do Carnaval ou não, é que ele faz parte da cultura do país e do povo brasileiro. As ruas costumam ser coloridas com temas importantes, como fatos e passagens históricas, personagens relevantes do Brasil e do mundo, folclores, luta racial, imigração, entre outros assuntos fogem do esteriótipo que reduz a folia à baderna.
"O Carnaval é, mais do que nunca, um trabalho educacional, cultural e social", afirma o jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho. Exemplo maior disso são os sambas-enredo que as escolas ecoam na avenida dos sambódromos.
A grande maioria das letras contam histórias importantes e as ilustram com as fantasias e os carros alegóricos. Assuntos sobre Educação são sempre tratados, como foi o caso da escola de São Paulo Leandro de Itaquera, que, 20 anos atrás, homenageou Paulo Freire com o samba "Educação: um salto para a liberdade". Em 2008, a também paulistana Vai-Vai se inspirou na peça de teatro do empresário em Antônio Ermírio de Moraes para criar o samba "Acorda, Brasil".
"O enredo falava sobre o problema educacional brasileiro", lembra Maurício, que trabalha há mais de 35 anos com eventos culturais como o Carnaval. "Quem ouve os sambas-enredo começa a aprender muito mais sobre o país, sobre seus artistas, sobre suas histórias, sobre as vidas que se passaram durante tantas e tantas décadas", afirma.
O jornalista lembrou como os sambas-enredo podem abordar temas que até dão uma força para os estudantes. A música da escola carioca Império Serrano, de 1949, o ajudava na escola quando o assunto era Tiradentes e Inconfidência Mineira. "Quando eu era moleque, se a professora cobrasse Tiradentes eu lembrava pelo samba-enredo que cantava 'morreu a 21 de abril pela Inconfidência do Brasil'. O enredo contava toda a história, quem ouvia aprendia sobre ele", diz.
O Carnaval de 2019 não será diferente. As principais escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo vão desfilar ao som de muitas histórias importantes, algumas até deixadas de lado, do Brasil. A Revista Quero selecionou seis sambas que farão bonito na Marquês de Sapucaí e no sambódromo do Anhembi neste Carnaval. São temas recorrentes nos livros de histórias e em vestibulares como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Veja abaixo e aproveite para se divertir e aprender com o samba!
"Quem nunca...? Que atire a primeira pedra!", Acadêmicos do Grande Rio (RJ)
Composto pelo casal de carnavalescos Márcia e Renato Lage, o samba-enredo da Grande Rio vai tratar a boa Educação como saída para que maus hábitos e o "jeitinho brasileiro" sejam repensados. Desse jeito, as pessoas passariam a conviver com mais harmonia e respeito.
Tá errado, não importa quem errou
O pecado e o pecador
Sempre estão do mesmo lado
Tá errado, sem lição nem professor
Se o espinho fere a flor
O amor é maculado
No jeitinho que impera nessas bandas
É mais fácil o mau caminho pra jogar no tabuleiro
- Data do desfile: domingo, 3 de março
"Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro", Unidos de Vila Isabel (RJ)
A escola Unidos de Vila Isabel apresentará na avenida o samba com a Cidade Imperial, Petrópolis, como tema. No início do século XIX, Dom Pedro I queria transformar a cidade em sua residência de verão. Com a abdicação do trono de Dom Pedro I, seu filho Dom Pedro II ficou encarregado de tomar conta das terras na Região Serrana carioca.
}
Meu olhar lacrimejou
Em águas tão cristalinas
A joia imperial
Petrópolis nasce com ar de versalhes
Adorna a imensidão
A luz assentou o dormente
Fez incandescente a imigração
No baile de cristal o tom foi redentor
- Data do desfile: segunda-feira, 4 de março
"A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", União da Ilha do Governador (RJ)
A União da Ilha do Governador vai realizar um encontro fictício entre dois dos principais nomes da literatura do Ceará e do Brasil: Rachel de Queiroz, símbolo do modernismo nordestino, e José de Alencar, grande nome do romantismo brasileiro.
Meu sonho
É vida, vento, brisa à beira mar
Ouvindo poesias de Raquel
Suspiro nas histórias de Alencar
E hoje desfolhando meu cordel
Das lendas que ouvi no Ceará
É doce, é fogo, sabor e prazer
Aroma no ar, plantar e colher
- Data do desfile: segunda-feira, 4 de março.
"Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra", Mancha Verde (SP)
A Mancha Verde vai levar a história de Aqualtune, mãe de Ganga Zumba e avó materna de Zumbi dos Palmares, líder de um dos Quilombos mais conhecidos da história da escravidão do Brasil: o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. Aqualtune também teve sua vida marcada por lutas pelos direitos dos negros, das mulheres, da intolerância religiosa e escravidão.
Aportou, na terra do sol e do maracatu...
Na fria solidão do cativeiro
Mãos calejadas a lavourar
Não perdi a fé nos orixás
Senhora do Rosário, oh Nossa Senhora
Aos pés do seu altar, clamo a igualdade
Palmares, vi um céu de luz e liberdade
A força de Zumbi a nos guiar
- Data do desfile: sexta-feira, 1º de março.
"Vai-Vai, o quilombo do futuro", Vai-Vai (SP)
A Vai-Vai também colocará em evidência a história dos Quilombos no Brasil. Na letra do samba-enredo, a luta do povo negro contra a escravidão será tratada buscando conscientizar o público sobre essa página de batalhas brasileiras.
É que eu sou da pele preta
Quilombo do povo... Sou Vai-Vai
Um privilégio que não é pra qualquer um
Protegido e abençoado por Ogum
Axé... Eu sou a negra alma do Bixiga
Herança que marcou a minha vida
Tem que respeitar minha raiz
O Orum vai desvendar toda a verdade
- Data do desfile: sábado, 2 de março.
"Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila ao império do Sol", Unidos de Vila Maria
A Unidos de Vila Maria vai desfilar com um enredo cheio de referências ao Peru. A escola vai exaltar o povo Inca e as belezas culturais e naturais do país sul-americano.
A energia de um lindo lugar:
Império do sol, no alto dos Andes,
Onde o pranto do céu formou a nascente.
Fonte da vida, das águas, emana!
Viva a Nação Peruana!
Ó, luz, que banha todo esse chão!
Esse povo de pele morena
Tem o seu valor!
- Data do desfile: sábado, 2 de março.
**
E quando o Carnaval acabar, chega a hora de começar o ano de verdade! Para entrar em uma faculdade, o Quero Bolsa disponibiliza bolsas de estudo com até 75% de desconto nas principais faculdades particulares do Brasil.
Quer entender como funciona o Quero Bolsa? Liga no 0800 123 2222, conversa com um Guia do Aluno e conheça todos os benefícios que o site oferece.