Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Cásper Líbero: o berço do jornalismo no Brasil

por Brida Rodrigues em 31/05/18 670 visualizações

Localizada no coração de São Paulo, encontramos na Avenida Paulista a Fundação Cásper Líbero. O prédio é um amplo conglomerado de mídia, que reúne a TV Gazeta, a Rádio Gazeta AM e FM e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Quem caminha pela avenida consegue identificar o prédio por sua enorme antena de transmissão. O famoso “escadão” é palco da gravação de muitas reportagens que aparecem constantemente nos noticiários, além de proporcionar um plano de fundo altamente urbano.

A instituição privada foi fundada por Cásper Líbero, um jornalista que em 1918 comprou o jornal vespertino A Gazeta, enquanto trabalha no veículo. Foi então que iniciou uma jornada de grande evolução na comunicação brasileira. Seu sonho era construir um edifício de comunicações, sempre de olho no futuro e nas inovações.

Preocupado com a formação dos mais novos jornalistas, Cásper idealizava uma faculdade especializada em comunicação e preparação dos profissionais da imprensa.  Infelizmente, ele não viveu para ver seu sonho se realizar. Em 1943, o jornalista morreu em um acidente de avião, no Rio de Janeiro. Porém, em seu testamento destinou seus bens à criação de uma fundação. Com ela, seu objetivo era poder colaborar para uma sociedade mais justa e desenvolvida.

O irmão mais velho de Cásper, Dr. Nelson Líbero, assumiu a frente dos negócios e, anos depois, criou a primeira Escola Superior de Jornalismo do Brasil e da América Latina. A faculdade ainda hoje é uma das melhores instituições de Ensino Superior em Comunicação do Brasil, apesar de ter concorrentes muito capacitados, atualmente. (lista das melhores facul de comunicação). No entanto, ela permanece sendo a única que contempla cursos exclusivamente de Comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV.

Distribuído em 15 andares, o prédio possui um teatro com capacidade para 900 pessoas. As salas dos cursos da faculdade são distribuídas entre os andares 3, 5 e 6, onde também podemos encontrar a biblioteca, laboratórios, praça de alimentação e quadra de esporte. O quarto andar é ocupado pelas ilhas de edição e produção, além das rádios Gazeta AM e FM. No prédio também encontramos o Teatro Cásper Líbero, o Teatro Gazeta, a Reserva Cultural (cinema), a Rádio Trianon, alguns escritórios da Rede Globo e ainda tem o Colégio Objetivo na lateral e a Unip no centro do edifício.

Inicialmente, o prédio deveria ser referência não só no tamanho como também no exemplo de aproveitamento subterrâneo. As obras tiveram início no final da década de 1950 e o edifício foi inaugurado em 1966. Foi o primeiro edifício construído no Brasil com as características necessárias para manter uma redação, gravura, composição e distribuição de um jornal.

Curiosidades

Devido ao tamanho e à quantidade de salas dentro do edifício, muitos alunos e funcionários não conhecem todos os andares e nem imaginam o que há em cada um deles. Existe, por exemplo, o curioso “meio” andar (terceiro meio) que aloja uma cozinha para os funcionários e uma agência bancária.

Qualquer semelhança é mera coincidência

Outra curiosidade é que em 1922, Cásper passa a irradiar para São Paulo as partidas do Campeonato Sul-Americano de Futebol, por meio do uso de linha telefônica e de alto-falantes em lugares estratégicos da capital paulista, tornando-se o pioneiro na transmissão esportiva.

Em 1924, o Rio Tietê não era como hoje. Era muito comum ver pessoas nadando e  usufruindo do rio. A competição Travessia a Nado foi criada por Cásper Líbero e pelo Clube de Regatas Tietê.

A famosa corrida de São Silvestre foi criada por Cásper Líbero, em 1925. Ela é baseada na March Flambeaux, uma corrida noturna que ocorre anualmente na França.

Sabe aquela expressão futebol de várzea? Pois é, foi criado pelo mesmo. Em busca da divulgação da prática esportiva, Cásper Líbero cria o Campeonato Nacional de Futebol Varzeano em 1928.

O ano de 1929 foi marcado pela primeira seção feminina nos grandes jornais, com a Página Feminina, no jornal A Gazeta, que abordou temáticas de corte, costura, culinária e crianças; mas também valorizavam a mulher moderna, que trabalha fora do lar e pratica esportes.

Em 1972, a TV Gazeta, que possuía os equipamentos coloridos mais avançados do Brasil, produz e transmite a primeira Fórmula 1 no País, no Autódromo de Interlagos.

Tanto no Brasil como na Argentina, a TV Gazeta foi responsável pela implantação da televisão em cores, em 1975.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54