Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Começaram as aulas, é melhor se organizar!

por Adriana Nakamura em 07/03/18 400 visualizações


O início do ano letivo é, para muitos, um período de comemoração e reconhecimento pelos esforços empregados para o ingresso em uma faculdade, seja ela pública ou privada.

De acordo com Senso da Educação do Ensino Superior 2016, divulgado recentemente pelo MEC e Inep, as instituições de Ensino Superior do País somaram mais de 8 milhões de estudantes matriculados.

Rotina universitária requer planejamento e disciplina

Além das despesas e gastos como mensalidades, material didático, transporte e alimentação, o calouro precisa ter plena consciência de que fará um dos investimentos mais significativos de sua vida durante os seus anos de faculdade: o seu tempo.

Cursos da área da Saúde, Pedagogia, entre outros, demandam, além do tempo em sala de aula e tarefas complementares, períodos obrigatórios de estágio, momento em que o aluno deverá colocar em prática seus conhecimentos teóricos. Já os cursos como Engenharia, Medicina, Enfermagem, Gastronomia, Biologia, entre tantos outros, contam com uma carga considerável de aulas práticas, realizadas em laboratórios específicos, exigindo também o esforço físico, além de desempenho intelectual.

Veja algumas dicas importantes para planejar não só as finanças, mas também uma rotina eficiente de estudos durante o Ensino Superior. 

Economize

Alguns gastos são inevitáveis durante a faculdade, e alguns podem ser elevados, apesar de indispensáveis, como no caso do material didático. Livros de Medicina e livros de Enfermagem, por exemplo, contam com uma série de conteúdos e recursos visuais extremamente apurados, que são constantemente atualizados pelas suas instituições reguladoras. Isso pode inviabilizar a compra de uma edição usada, que provavelmente já estará obsoleta para os estudos. Nesses casos, o ideal é pesquisar preços antes da aquisição e tentar obter descontos em compras coletivas com os colegas de classe.

Outras pequenas atitudes diárias, como cuidado e conservação do material didático, organização de grupos de carona entre os colegas ou mesmo levar lanches preparados em casa para as aulas podem desafogar significativamente o orçamento do ano letivo. 

Encontrar bolsas de estudo

Organize-se

Crie um programa de estudos sólido, distribuindo sua carga horária ao longo da semana da mesma forma que executaria turnos de trabalho em um emprego. Disciplina e foco são fundamentais para facilitar o aprendizado e absorção dos conteúdos apresentados nas aulas.

Escolha um local em sua casa que seja exclusivamente voltado às atividades do seu curso, por menor que ele seja. Mantenha livros e materiais organizados e sempre à disposição e invista no seu conforto, com iluminação e móveis adequados para os estudos.

Use a tecnologia a seu favor. Sempre salve suas anotações importantes, projetos e tarefas em mais de um dispositivo, como HDs externos e pen drives, ou até mesmo em serviços de armazenamento digital, como as nuvens ou sua própria caixa de e-mails. Evite que todo seu trabalho se perca por um imprevisto ou descuido. Use aplicativos para gerenciar seu tempo e organizar sua agenda de tarefas, calendário de provas e entrega de atividades.

Veja também: Como fazer um bom plano de estudos para o Enem

Cuide da sua saúde 

Apesar do ritmo puxado e do estresse, é fundamental cuidar bem de seu corpo e de sua mente. Alimente-se bem, com uma dieta saudável e balanceada e evite as famosas junk foods, comidas instantâneas e excesso de bebidas energéticas, como o café. 

Procure sempre preservar suas horas de sono para que seu corpo e seu cérebro possam se recuperar das atividades diárias e ter mais disposição para os compromissos do dia seguinte. Quem priva o organismo de um sono restaurador pode contar com sérios problemas de concentração e diversos problemas de saúde.

Não abra mão de atividades relaxantes e hobbies, mesmo que não seja possível realizá-los com a mesma frequência. Uma pausa para um passeio, um filme e outros compromissos sociais são fundamentais para combater o cansaço e o estresse.

Veja também: 7 dicas de como cuidar da sua saúde mental na faculdade
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54