A maioria das pessoas assimila o curso de Pedagogia à atuação dentro das escolas. Certo que grande parte dos egressos atuam nas áreas de docência, coordenação, supervisão e direção escolar, mas o curso não esgota suas possibilidades de atuação aí. Há também um mercado de trabalho, pouco divulgado, para esses profissionais em outras oportunidades.
Muitos não escolhem o curso por pensarem: “Não quero trabalhar em escola” ou “não tenho paciência com criança”. No entanto, sempre surgem oportunidades para que o pedagogo possa atuar em diferentes espaços, além dos muros da escola.
Quando o Brasil começou a se industrializar, o mercado viu a necessidade de mão-de-obra escolarizada, mas muitas empresas não queriam abrir mão de funcionários da casa. Foi aí que sugiram as primeiras oportunidades de trabalho para o pedagogo em espaços não-escolares, uma vez que a iniciativa privada começou a requerer o pedagogo para atuar nos espaços empresariais.
Teste: você tem perfil para cursar Pedagogia?
Com o passar do tempo e a valorização da educação das crianças e jovens, o mercado de trabalho começou a abrir o leque para este profissional trabalhar em locais em que haja intencionalidade no ensino, trocas de saberes e aspectos lúdicos agregados a um produto ou serviço.
Alguns nichos de mercado são: CRAS, CREAS, ONGs, projetos sociais, fábrica de brinquedos, programas infantis, produção de conteúdo infantil para a mídia em geral, gestão de projetos ligados ao processo de ensino e aprendizagem dentro de empresas privadas, entre outros.
Na Unopar, por exemplo, a grade curricular do curso já considera a preparação deste profissional para a atuação do mesmo em espaços escolares e também não-escolares, considerando que o seu egresso deve ser polivalente e ter diversas competências, aumentando também suas chances de conseguir uma vaga no tão concorrido mercado de trabalho.