Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como aumentar a eficiência dos estudos para o vestibular?

por Bruno Werneck em 20/11/19

Uma dúvida constante que eu vejo entre os alunos que estudam no Kuadro e em outros cursinhos pré-vestibulares é sobre a eficiência dos estudos. Assim, questiono qual a melhor técnica de estudos para aprender o mais rápido possível e, consequentemente, acelerar a aprovação no vestibular dos sonhos?

Muitos alunos têm a impressão que a chave para a aprovação é estudar o máximo de horas por dia. Porém, todos que vivenciam o cursinho pré-vestibular conhecem o caso do aluno que estudava mais que todo mundo (até parecia saber matérias mais avançadas que a média da turma), mas que não conquistou a aprovação.

É indiscutível que a quantidade de horas de estudo importa, mas saber como extrair o máximo de valor dessas horas de estudos pode até ser mais importante que a quantidade absoluta de tempo.

No dia a dia do tutor pedagógico do Kuadro, que é responsável pela orientação e tem contato frequente com os alunos, algumas perguntas são recorrentes:

  • Melhor assistir aulas ou fazer exercícios?

  • Como sei que estou preparado em uma matéria e posso partir para a próxima?

  • Como devo dividir o meu tempo entre aulas, exercícios, simulados, redação, etc?

  • Melhor estudar sozinho ou em grupo?

Todas essas perguntas mostram que, na verdade, antes de começar a aprender o conteúdo do vestibular em si, os alunos ainda precisam aprender a estudar.

Alguns dos erros mais comuns que eu vejo dentre os alunos são:

  • Ir direto para o conteúdo e aulas, sem definir um cronograma ou horário de estudos antes;
  • Estudar sem feedback, sem conseguir saber quando avançar ou não nos conteúdos

Como fazer um cronograma de estudos?

No primeiro caso, é importante saber o que é um cronograma e o que é um horário de estudos.

O cronograma de estudos é a programação do aluno do que irá estudar ao longo do ano, como ele deve avançar em cada matéria, para ter certeza que vai conseguir cobrir  todo o edital do vestibular desejado. Dentro do cronograma, também é importante separar o tempo de revisões e resolução de provas passadas, pois essa é uma etapa essencial para a preparação.

O horário de estudos é o planejamento de cada dia do aluno. Qual matéria ele irá estudar em cada dia, quantas horas irá dedicar para cada matéria, quando irá treinar redações e quais serão os momentos de descanso.

Um aluno sem cronograma e sem horário de estudos é como um viajante sem mapa. Ele pode até chegar no destino final, mas o caminho vai ser mais doloroso e mais demorado.

Para aumentar ainda mais a eficiência dos estudos, o segredo é personalizar o cronograma e o horário de estudos. Por exemplo, se é o primeiro ano de cursinho pré-vestibular do aluno, provavelmente ele irá seguir o cronograma de estudos padrão do cursinho. Se já é a segunda vez do aluno, ele pode personalizar o cronograma, porque existem matérias que ele já domina, que exigirão menor dedicação, enquanto existem outras nas quais ele acha que deve investir mais tempo, pois é uma matéria de maior dificuldade.

Quer aprender mais técnicas de como aumentar a velocidade de aprendizagem e de como passar mais rápido no vestibular?

Eu farei uma série de treinamentos online e gratuitos, de 25/nov a 1º/dez, te ensinando como aprender 2x mais rápido e passar no vestibular na metade do tempo. Para participar, é só se inscrever em: https://bit.ly/2OkilXC

Estude com feedback

O segundo erro mais frequente é estudar sem feedback. Nesta situação, a maior queixa dos alunos é não saber quando está pronto para avançar nas matérias. Dois fatores podem influenciar aqui:

1 - Não saber qual o nível de profundidade necessário da matéria para o vestibular alvo. O mais normal aqui é pecar pelo excesso, ou seja, estudar a matéria em um nível maior do que realmente é necessário. O tempo e espaço mental usado poderia estar sendo usado para dominar matérias que efetivamente caem no vestibular ou mesmo para revisão ou resolução de provas antigas.

O que fazer nessa situação?

A indicação aqui é olhar provas antigas para conseguir calibrar o que realmente cai no vestibular e confiar no cursinho pré-vestibular. O cursinho, que tem histórico de aprovação no vestibular desejado, sabe recomendar o nível necessário para cada matéria. A equipe de ensino, que já trabalhou com outros alunos na mesma situação, vai saber te dizer onde parar e como otimizar o seu tempo.

2 - A segunda maior queixa é não ter segurança de identificar quando já atingiu o nível esperado em cada matéria e investir muito tempo em um assunto ou, o contrário, avançar para a matéria seguinte, quando o assunto passado ainda não está suficientemente consolidado.

O que fazer nessa situação?

Dessa vez, nada melhor do que usar listas de exercícios, provas antigas e simulados. Os seus resultados nessas ferramentas vão te mostrar se você atingiu o nível necessário ou não.

Mais uma vez, o time do cursinho pré-vestibular, principalmente os monitores, serão muito importantes! Eles que vão tirar as suas dúvidas e até te mostrar caminhos melhores para resolver as questões, o que vai te fazer chegar mais rápido ainda no ponto ideal.

Sempre importante lembrar que o nível necessário em cada matéria depende (e muito) do seu vestibular de interesse.

Essas foram algumas recomendações para acelerar o seu aprendizado e que são aplicadas diariamente com os alunos do Kuadro. O mais legal é que essas técnicas podem ser adaptadas e aplicadas em várias situações e não só na preparação para o vestibular.

Neste artigo, falei por cima de algumas técnicas de estudos, mas elas podem ser tratadas com maior profundidade e existem outras estratégias de estudos que não mencionei, pois o espaço aqui é bem limitado.

Para te apresentar e conversar sobre todas as técnicas que usamos aqui no Kuadro, que fazem com que nossos alunos aprendam duas vezes mais rápido e conquistem a aprovação na metade do tempo, vou fazer uma série de workshops online e gratuitos de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2019.

Essas técnicas são responsáveis por mais de 1000 aprovações em vestibulares concorridos. Para participar destes workshops, é só se inscrever em: https://bit.ly/2OkilXC.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54