Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Como aumentar a produtividade estudando EaD?

Planejar é fundamental para quem quer ter sucesso. O planejamento do seu projeto de estudos começa desde o momento da matrícula. 

  • Qual é a carga horário do curso escolhido?

  • Quantas horas do seu dia você poderá se dedicar aos estudos?

  • As aulas são transmitidas ao vivo? Se sim, o horário de cada aula está de acordo com o tempo disponível que você tem para estudar?

  • Existem atividades que precisam ser de feitas de forma presencial? Se sim, você poderá se deslocar até o local do curso para fazê-las?

Essas são algumas perguntas que podem nortear para quem quer estudar EaD. É essencial que você se organize pensando também nas outras tarefas fixas do dia a dia, principalmente se você trabalha, é preciso se planejar antes de começar o seu curso.

As metas também são uma parte importante e, para defini-las, faça o caminho inverso. Por exemplo, se você está se matriculando em curso de graduação de 4 anos, estabeleça o prazo máximo que você deseja concluir o curso. Depois disso, veja quantas disciplinas deverão ser cursadas a cada semestre para atingir a meta de concluir o curso no tempo estabelecido.

Em seguida, defina as metas de cada semestre. A partir do plano de ensino fornecido pelo professor, é possível estabelecer objetivos específicos em cada disciplina. Se em determinada matéria você quer alcançar pelo menos 80% de aproveitamento, estipule a média de pontuação que você deverá atingir em cada atividade avaliativa. 

Para isso, determine quanto tempo do dia será necessário estudar para alcançar aquela nota. Assim, você estará no caminho da próxima etapa: vamos ensinar a criar um cronograma para aumentar a produtividade estudando EaD.

Leia mais: Diferença entre faculdade EAD e semipresencial

produtividade no ead

Crie um cronograma de estudos

O cronograma de estudos pode ser uma excelente ferramenta para quem faz um curso a distância, ele ajuda manter os prazos em dia e a alcançar as metas. A seguir, vamos elencar alguns tópicos para guiar a construção do seu cronograma. Recomendamos que ele seja semanal.

Distinga os momentos de atividades fixas 

Antes de colocar o seu cronograma no papel, é importante separar os horários em que você já tem alguma atividade fixa. 

Fracione as horas do seu dia para distinguir os momentos que já estão ocupados com compromissos fixos, por exemplo: trabalho, refeições, outros cursos, dentre outros. 

Fazendo essa separação, você terá os dias/horários livres e a partir disso poderá estruturar o cronograma.

Defina um horário para assistir às aulas 

Observe na plataforma EaD do seu curso se as aulas são transmitidas ao vivo, caso contrário, é preciso estabelecer um horário para assisti-las.

Para fazer essa definição, observe os seus hábitos. Algumas pessoas se sentem mais produtivas pela manhã, outras no período da tarde e isso é uma percepção individual. Por isso, repare qual momento do seu dia você está mais focado e mais atento para assistir às aulas.

Lembre-se de observar os compromissos fixos listados anteriormente, de forma que as atividades não coincidam em sua agenda.

Leia mais: Como funcionam os cursos de educação a distância? 

Identifique quais disciplinas demandam mais tempo de estudo

Para ter produtividade estudando EAD é preciso ser estratégico, parte disso é observar quais disciplinas do seu curso precisarão de mais atenção.

É possível fazer essa distinção observando quais as matérias que você tem mais dificuldade, para essas reserve um tempo maior de estudos. 

Aquelas disciplinas com mais trabalhos e avaliações também podem demandar mais horas de estudo.

Defina o tempo para estudar cada disciplina

É fundamental que o cronograma possua a informação de quanto tempo você irá estudar cada disciplina. Como falamos anteriormente, faça essas definições tendo em vista que o cronograma é semanal. Além de incluir o momento de assistir às aulas, acrescente também quantos minutos/horas do seu dia você reservará para fazer trabalhos e estudar cada matéria. 

Separe um tempo para a revisão

O momento da revisão é fundamental para fixar melhor o conteúdo. Além disso, por meio da revisão é possível identificar dúvidas e assuntos que necessitam de mais aprofundamento. 

Nesse momento, é possível também anotar as suas dúvidas para conversar com o seu tutor de curso.

Faça pausas 

Estudar em casa não significa que você deve ocupar todo tempo livre, ao contrário, é indispensável fazer pausas e elas também devem estar no plano. Nessas pausas, descanse, alimente-se, faça alguma atividade física e de lazer. 

Não se esqueça que uma boa noite de sono e uma alimentação saudável também contribui bastante para o sucesso nos estudos.

Tenha um espaço organizado para estudar

Recomendamos que você tenha um espaço que organizado, especialmente dedicado aos estudos. Escolha um local em que não haja interferência de barulho e ruídos. Se você mora com outras pessoas, compartilhe com elas o seu cronograma de estudos, assim será possível manter-se focado, sem interrupções.

Para quem tem um escritório em casa, esse é um local bem apropriado para os estudos. Se não for o seu caso, reserve um espaço no seu quarto para estudar. Lembre-se de mantê-lo sempre organizado, limpo, com boa iluminação e confortável. De preferência, deixe nesse espaço somente o que for material de estudo, assim você evita distrações. 

Vale lembrar que, ter um espaço para estudar em casa, não impede que um dia você vá estudar na biblioteca da sua cidade ou em um coworking, por exemplo, desde que sejam espaços silenciosos e aconchegantes.

Descubra seus pontos de distração

Depois de elaborar o cronograma, é hora de identificar o que te deixa disperso, já que um dos desafios para conseguir aumentar a produtividade estudando EaD são as distrações, para combatê-las é fundamental descobrir quais são os gatilhos que as trazem à tona. 

Como já dissemos anteriormente, ter um ambiente somente com os materiais de estudo, pode ajudar a manter a concentração. Além disso, o smartphone pode ser um vilão quando o assunto é manter-se focado, por isso, no momento que você precisar de mais atenção, dê um tempo para as redes sociais e outros aplicativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Para alguns estudantes, escutar música pode trazer distração, já para outros pode ajudar a concentrar. Isso é algo individual, cada um pode ter uma reação diferente. Desse modo, faça testes. Se você perceber que a música atrapalha a sua concentração, nada de fones na hora de estudar. 

Outro hábito que pode causar distração estudando EaD é a organização do computador no momento de estudo. Alguns alunos tendem a abrir várias páginas da internet ou outros arquivos e pastas que não tem a ver com o conteúdo do curso, isso pode prejudicar o foco. Então, a dica é: mantenha somente os arquivos/janelas abertas que são necessários para aquele momento.

Avalie a efetividade do seu cronograma estudando EAD

Depois de descobrir quais são os seus pontos de distração, organizar o espaço para estudar, criar um cronograma de estudos e colocá-lo em prática é o momento de fazer uma avaliação da eficácia do que foi feito.

Observe se você conseguiu cumprir todas as tarefas do cronograma e se elas foram suficientes para alcançar suas metas intermediárias. Se você notar que precisa estudar com mais frequência determinado conteúdo, faça alterações em seu plano. 

Avalie semanalmente a eficácia do cronograma, assim você poderá fazer mudanças de acordo com necessidades mais urgentes que surgirem no decorrer do seu curso

Crie recompensas para as suas conquistas

Por fim, depois de conseguir cumprir as suas metas, se recompense! Isso mesmo! 

Defina pequenos “prêmios” para as etapas que você for avançando no decorrer do seu curso. Você pode se presentear com aquela comida de sua preferência, um passeio especial, um dia relaxante, dentre outros.

Isso te ajudará a ficar mais motivado para continuar firme em seu objetivo e a cada dia ganhar mais em produtividade.

Pronto para começar?

Crie hoje mesmo o seu planejamento e comece a colocar as ideias em prática para ser mais produtivo estudando EAD! 

Colaboração: Sambatech

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54