logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Como conseguir uma vaga de estágio?

por Beatrice Luz Pompeu em 10/07/17 1,9 mil visualizações

Conseguir uma vaga de estágio é um processo pelo o qual todo estudante precisa que passar. Afinal, é um momento de muito aprendizado. Entretanto, é muito difícil conseguir um cargo quando estamos no começo do curso, já que falta muito conhecimento para realizar as funções desejadas.


Eu, por exemplo, só consegui meu estágio no final do terceiro semestre do curso de Direito e recentemente comecei a trabalhar no Instituto Geral de Perícia de Santa Catarina (IGP), órgão responsável por administrar as atividades da perícia criminal pelo estado. Entretanto, foi uma longa caminhada até conseguir essa vaga.

O estágio no IGP foi divulgado pelo programa “Novos Valores”, uma iniciativa do governo de Santa Catarina, que dá oportunidades de aprendizado a estudantes do Ensino Médio, Profissionalizante ou Superior em instituições conveniadas, seja ela pública e privada. Apesar de toda espera, o processo de inscrição no programa e entrega de documentos foi bem rápido, durou em torno de duas semanas e depois de uma semana no projeto já me chamaram para a seleção.

Como consigo uma vaga?

Depois que entrei no programa, achei um estágio bem mais rápido do que eu imaginava. Entretanto, só fui descobrir o “Novos Valores” no terceiro semestre, quase dois anos depois de entrar na faculdade!

Então, acredito que o primeiro passo para conseguir um estágio é buscar todos os tipos de informações na sua faculdade e fora dela também. Pesquise sobre todos os programas e vagas disponíveis para o seu curso. Além disso, é bem importante ter um bom currículo e possuir boas notas.

Você pode estar pensando: “Não tenho experiência, como vou melhorar meu currículo?”. Uma das opções para dar aquele upgrade no seu currículo é investir em cursos de curta duração, seja presencial ou a distância, mas que ofereçam certificados.

Saiba mais: Fundação Bradesco oferece 90 cursos gratuitos com certificado

A importância de fazer um estágio é o aprendizado. Entretanto, não estou falando apenas do profissional, essas oportunidades ajudam a amadurecer e aprender muito sobre a vida. Acredito que o estágio é como se fosse uma aula prática do conteúdo passado em sala, ou seja, nada melhor para fixar o conteúdo do que praticá-lo.

Por exemplo, no meu estágio tenho que lidar com o público, pois uma das minhas funções é auxiliar pessoas a tirarem a sua carteira de identificação, e isso me ajuda a perder a timidez e faz com que eu esteja mais aberta para lidar com pessoas desconhecidas, falar em público, melhorar o meu atendimento às pessoas e aprender a trabalhar com o Direito! Com certeza esse é um dos momentos mais valiosos do meu curso, estagiar na área em que sonho trabalhar.  😊

Gdf300 x200@2x 98267e60773517d561a00efad081d78b60a3e6b6b16d7cff47eca6e2c74cdab4


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54