Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como criei um plano de estudo para me adaptar ao formato EaD da Metodista

por Palloma Gabriela em 26/06/18 1,1 mil visualizações

Hey, galera! Tudo beleza? Hoje estou aqui para contar para vocês como fiz para me organizar e ter disciplina para estudar na modalidade EaD. Estou cursando Comunicação Empresarial na Universidade Metodista de São Paulo (Metodista) e vou dividir com vocês como foi minha adaptação ao formato EaD, espero que curtam esta matéria.

Adaptação no início do curso

Como estudar na modalidade EaD era algo novo para mim, no início eu tive um pouco de dificuldade para me organizar, ainda estava habituada com o formato diário de sala de aula. Levei um tempinho para me acostumar com esse formato, cursando pós-graduação na Metodista, percebi que a modalidade EaD exige mais dedicação e disciplina do aluno. Se eu não buscasse, não me dedicasse, teria um aproveitamento menor do curso, que já era excelente.

Planejamento Quinzenal da Metodista

Com algumas semanas de curso, percebi que precisava me dedicar mais, que o tempo dedicado ao estudo ainda não era o suficiente.

As aulas quinzenais ao vivo que são transmitidas para todo o Brasil são incríveis! Os professores são maravilhosos, são muito experientes, mas eu sentia que ainda estava no raso comparado ao universo que tinha para aprofundar nos estudos.

Na Metô os professores disponibilizam conteúdos para serem consumidos ao longo da quinzena, conteúdos para agregar conhecimento e para reforçar conceitos abordados em aula. Os materiais são muito ricos, mas nem sempre eu conseguia “consumir” todo o conteúdo antes da aula seguinte. Nesse sentido a instituição auxilia bastante, o modelo de EaD oferecido por eles já conta com um cronograma ou planejamento quinzenal, eu só precisava me organizar e distribuir melhor minhas atividades e horários.

Como me organizei e criei um cronograma de estudo


Meu primeiro passo foi fazer uma autoavaliação, com isso identifiquei que eu precisava dedicar mais tempo para os estudos. Após analisar o cenário, percebi que no curso da pós-graduação é necessário mais empenho do que na graduação. É necessário muito interesse e engajamento do aluno na busca pelo conhecimento, e acredito que a Instituição seja a ferramenta, mas o aluno é quem deve “colocar a mão na massa”. Os professores estavam me dando todo o suporte que eu precisava, agora era comigo.

Com essas informações, criei um esqueminha simples de estudo, com algumas regras e um cronograma:

  • Determinei dias e horários fixos para estudar toda semana, além dos finais de semana e mesmo tendo aulas ao vivo apenas uma vez a cada 15 dias;

  • Criei algumas regrinhas como: mesmo nas semanas em que eu não tivesse aula eu iria estudar para ter mais disciplina e me acostumar com esse formato;

  • Rever as gravações das aulas pelo menos uma vez;

  • Ler os conteúdos disponibilizados pelos professores ao menos duas vezes;

  • Além dos dias reservados para estudar, sempre que sobrasse um tempinho livre, dedicaria parte aos estudos;

  • Ler todos os títulos citados em aula pelos professores.

Esse plano de estudo tem funcionado para mim, estou absorvendo muito mais conteúdo agora. Estou aproveitando mais meu curso, estou encantada com todo o conhecimento que adquiri em dois meses. A somatória do conteúdo aprendido em aula com os conteúdos pós-aula estão me agregando muito valor.

Dicas para criar um plano de estudo

O importante é você se conhecer, saber qual é o seu ritmo. Pode ser que para alguns funcione participar apenas das aulas quinzenais, para mim não era o suficiente.

Tente distribuir seus horários, estabeleça dias fixos para estudar, isso vai te ajudar a se acostumar com o formato EaD e ter mais disciplina. Seja curioso, busque conhecimento além dos conteúdos das aulas, pesquise e leia muito. Os professores mostram o caminho, mas a maior responsabilidade no formato EaD é do aluno, lembre-se disso e bons estudos.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54