Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como decidir entre Faculdade Pública ou Particular?

por Carolina Campos em 01/02/16 23 mil visualizações

Atualizado em: 13/12/2019.

Faculdade pública ou particular? "Escolher" é, provavelmente, uma das palavras da língua portuguesa que mais carregam significado.

Isso porque fazer uma escolha não significa apenas tomar a decisão de seguir este ou aquele caminho, mas sim abrir mão do futuro que as outras opções poderiam oferecer à sua vida e da pessoa que você se tornaria em cada uma das hipóteses.

Agora, imagine então fazer uma escolha tão complexa quanto "o que fazer com o resto da sua vida" quando você apenas viveu 1/4 dela?

Pois é isso que fazemos aos 17, 18, 20 e poucos anos, quando diante da possibilidade de começar um curso superior, uma profissão, precisamos tomar uma decisão que pode ser simplificada assim: como começar a viver o resto da minha vida.

Nós já falamos sobre a insegurança que muitos (ou todos) enfrentamos no momento de escolher qual curso superior ou carreira profissional seguir e demos várias dicas para te ajudar a tomar uma decisão consciente e direcionada de acordo com o seu perfil.

Agora vamos te ajudar a trilhar o melhor caminho possível para começar a faculdade por meio de um método objetivo de escolha.

Veja mais:
Ranking avalia quase 12 mil cursos de graduação no Brasil
+ Faça um teste vocacional gratuito e descubra seu perfil

Por que é importante escolher uma boa instituição?

faculdade pública ou particular
Imagine que você queira comer brigadeiro. Na saída da sua escola tem a D. Maria, que está lá, todos os dias, desde que você se lembra. Você sabe que o brigadeiro dela é delicioso, feito com muito cuidado e zelo, mas são muitas pessoas querendo comprar e ela só consegue levar 20 brigadeiros por dia. De repente, surge o Sr. José, que também vende brigadeiros. Você não acha os brigadeiros dele tão gostosos quanto os da D. Maria, mas são um pouco mais baratos e ele tem sempre muitos brigadeiros para vender. O que acontece? Algumas pessoas acabam preferindo o brigadeiro do Sr. José, não porque ele é o mais gostoso, mas porque é o brigadeiro que podem pagar. Outras também compram o brigadeiro do Sr. José, não por não poderem pagar o da D. Maria, mas porque o Sr. José sempre leva muitas caixas de brigadeiro enquanto a D. Maria leva apenas 20, que sempre se esgotam muito rápido. Outras pessoas simplesmente preferem o brigadeiro do Sr. José. E 20 pessoas saem mais cedo da aula para comprar o brigadeiro da D. Maria.   

O que essa metáfora tem a ver com faculdade? 

Acredite: mais do que você imagina. Instituições renomadas e bem conceituadas tem uma grande lista de interessados para poucas vagas. O que o processo seletivo faz? Seleciona os alunos de acordo com as notas. O que significa que, tecnicamente, apenas os alunos com maior nota no vestibular conseguirão fazer o curso naquela instituição.

Seguindo essa lógica, a faculdade pode cobrar melhor desempenho de seus alunos ao longo do curso. Isso faz com que o mercado de trabalho perceba aqueles alunos recém formados como bons profissionais, o que, por fim, faz com que esses alunos já saiam da faculdade empregados e ganhando bons salários.

Ah, mas isso significa que se eu não fizer meu curso em uma faculdade renomada eu não serei reconhecido pelo mercado?

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

Em hipótese alguma!

Existe, sim, uma preferência das empresas, ao contratar recém formados, por alunos vindos de determinadas faculdades, mas isso não quer dizer que, se você estudar em uma universidade menos famosa não conseguirá alcançar o mesmo sucesso profissional (ou até maior) do que esses alunos.

Da mesma forma que um aluno de uma faculdade de primeira linha pode se tornar acomodado ao pensar que somente o fato de estar em uma instituição TOP já garantirá seu futuro, o aluno de uma faculdade de segunda ou terceira linha pode acabar aproveitando melhor a oportunidade de estudar durante o curso, se esforçar, capacitar e acabar se tornando um profissional muito melhor que o primeiro.

O importante é não se acomodar caso você consiga ingressar em uma faculdade de renome e não se vitimizar caso você não consiga, porque os frutos colhidos no futuro profissional serão de acordo com o seu esforço em semeá-los hoje.

Nesse caso, qual o caminho para decidir o padrão da instituição?

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

É claro que não existe uma resposta certa, mas sim a melhor opção para cada pessoa, considerando nossas necessidades, vivências e perfis.

O que vamos mostrar aqui é o caminho mais seguido pela maioria dos estudantes ao decidir em qual instituição estudar.

Primeira parada: Vestibular em uma faculdade de Primeira Linha

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

As chamadas "Faculdades de Primeira Linha" são aquelas que atraem muitos alunos e, por isso, tem vestibulares bastante concorridos.

Por exemplo: ITA, IME, a maioria das faculdades públicas, Estaduais, Federais e Municipais, como USP, UNICAMP, UFMG, e algumas particulares como FGV, Ibmec e PUC, são faculdades consideradas como "de primeira linha".

Normalmente o primeiro passo da maioria dos estudantes é tentar ingressar em uma dessas faculdades por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) ou do vestibular tradicional.

No entanto, para cursar uma dessas faculdades é necessária dedicação exclusiva, pois as grades de horários podem ser inconstantes e dependem da disponibilidade de professores e infra-estrutura. Por esse motivo, para grande parte dos alunos que já estão no mercado de trabalho ou precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo, a faculdade de primeira linha nunca foi uma opção por não se encaixar em suas necessidades.

Passamos, então, para a segunda para.

Segunda parada: ProUni, Fies e Bolsas de Estudos

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

Você optou por fazer uma faculdade particular, mas não pode pagar caro na mensalidade?

Se você tiver feito o Enem, você tem a opção de se inscrever no Prouni para pleitear uma bolsa de estudos. É necessário se encaixar no perfil e seguir algumas regras do Prouni, mas em linhas gerais é uma boa oportunidade de conseguir bolsas integrais e de 50%.

A outra opção, caso você tenha feito o Enem, é financiar o curso pelo Fé financiar o curso pelo Fies.

Ambos os programas são governamentais e podem ajudar a ingressar em uma boa faculdade particular pagando as mensalidades da forma que cabe no seu bolso.

Existem, também, as bolsas particulares das faculdades, normalmente concedidas para os alunos que obtiverem a melhor nota no vestibular. Os descontos podem variar e chegar a até 100% do valor do curso.

Agora, se você ainda está em dúvida sobre qual a faculdade ideal e gostaria de comparar opções para se decidir, existe o Quero Bolsa , um site onde você pode comparar cursos, faculdades, valores de mensalidade e que, ainda, fechou parceria com várias faculdades para oferecer bolsas de estudos parciais (que variam entre 10 a 75%) com processo de inscrição totalmente online.

Além disso, através de um programa de indicação, até alunos que não são bolsistas podem concorrer a um semestre de mensalidades integralmente pagas pelo programa.

Encontrar bolsas de estudo

Terceira parada: Faculdade Particular

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

Se o valor da mensalidade não for problema, o próximo passo será escolher a faculdade e participar do processo seletivo, seja por meio do Enem ou do vestibular tradicional.

Qual faculdade particular escolher?

Veja a seguir uma lista com algumas opções de instituições de ensino privadas:

Trocando em Miúdos...

faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

Bem, como você pôde ver, não existe resposta certa para você escolher entre uma faculdade pública ou privada e sim qual delas melhor se enquadra no seu perfil e na sua vida.

A única fórmula certa para o sucesso profissional não tem tanto a ver com "qual faculdade você se formou" e sim com o esforço dedicado ao longo do curso.


faculdade pública ou particular - REVISTA QUERO

Você acha que este post foi relevante para você?

Compartilhe com os seus amigos! ;)

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54