Todas as segundas-feiras a Revista Quero escolherá uma pergunta sobre carreira e publicará a resposta aqui, com o objetivo de ajudar durante o processo de escolha de profissão e tomada de decisão. Hoje a pergunta é da Rachel Silva.
Gostaria de saber exatamente qual minha vocação. Já iniciei os estudos em três cursos: Serviço Social, Ciências Contábeis e Enfermagem, mas tranquei. Eu ainda não me encontrei. Quero estudar, mas quero o caminho certo. Pergunta enviada por Rachel Silva
É compreensível que existam diversas pressões para que você decida sua profissão o quanto antes. Mas é de extrema importância que esse momento tão importante ocorra de forma tranquila.
Se você não o fizer com calma, pode acabar seguindo por um caminho que não fará sentido no futuro. Ao exemplo de iniciar uma ou várias faculdades e acabar trancando.
Para te ajudar nesse momento, preparei uma lista com 4 passos para decidir sua profissão.
Passo 1: Autoconhecimento
Na correria do cotidiano muitas vezes não nos escutamos, mas é preciso reservar um tempo para se entender. Buscar saber o que você gosta e o que não gosta é o primeiro passo. Recorde qual matéria você tinha mais afinidade e as que você não curtia muito no Ensino Médio e perceba se tinha mais afinidade por Exatas, Humanas ou Biológicas. Reflita sobre as formas de trabalho, se você prefere trabalhar em equipe ou não, em ambiente fechado ou aberto, com objetos ou pessoas, etc. Isso te ajudará a eliminar diversas profissões.
A partir da reflexão anterior, faça um esforço para listar ao menos cinco profissões que te agradem. Você pode conhecer alguns cursos e faculdades no site do Quero Bolsa.
Passo 3: Pesquisa das profissões
Você precisa ter o máximo de informações sobre as profissões que você pré-selecionou. Pesquise desde a grade da faculdade até o mercado de trabalho na sua região. Consulte quais as matérias estudadas, os estágios obrigatórios, etc. Procure profissionais já formados e inseridos no mercado de trabalho, converse e entenda como funciona o dia a dia de cada profissão, os pontos positivos e também os desafios diários. Veja quais profissões são mais valorizadas na sua região, pesquise as vagas oferecidas e a média salarial de todas elas.
Agora que você já fez uma pesquisa bem detalhada sobre as profissões que mais te agradam, pense qual delas te faria mais feliz e comece a se planejar para iniciar os estudos!
Importante: Caso você ainda não se sinta confiante quanto à decisão, volte ao passo 1.
Se enfrentar dificuldades no processo, procure um psicólogo. Ele poderá te ajudar em todos os passos, inclusive aplicando testes vocacionais.
Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.
Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.
Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.
O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.
O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.