Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
50f2be0b574ab7141b942d7428bec6e72f5729be 99c41ad96fb916433ed11d4552cbe80203e64efa
Dicas e Curiosidades

Como é fazer mestrado em Portugal

por Natália Plascak Jorge em 10/01/19 2,7 mil visualizações

Fazer mestrado em Portugal passou a ser a aposta de muitos brasileiros nos últimos anos. Com o Brasil enfrentando uma de suas piores crises econômicas e muitas incertezas políticas em jogo, preparar as malas e embarcar para a Europa com a bagagem cheia de expectativas foi a vontade de muitos brasileiros.

A estudante Renata Jordão, por exemplo, investiu nisso. Ela está fazendo mestrado em Portugal em Design de Comunicação de Moda, na Universidade do Minho. O curso tem duração de dois anos: o primeiro com aulas e trabalhos em grupo e o segundo com a redação da dissertação.

A estudante Renata Jordão, em Aveiro

Depois de muita pesquisa, ela decidiu que um mestrado na Europa seria a melhor opção por causa do preço e do reconhecimento no mercado de trabalho (seja no Brasil ou fora do país). “Em 2015, eu quase fiz uma pós-graduação na minha cidade, São José dos Campos, em São Paulo, na área de Marketing. Estava tudo certo, já tinha me inscrito e até pago a matrícula. Mas, ainda bem, que não houve quórum suficiente para fechar uma turma. Digo “ainda bem”, pois o valor que eu pagaria por esse curso seria 8 mil reais mais caro do que o mestrado em que estou agora. Ou seja, estudarei pelo mesmo período, dois anos, só que com o custo dos estudos mais baixos e terei o título de mestre. Claro, é necessário contabilizar além do valor do curso, a moradia, a alimentação, o transporte. E foi por isso que me dediquei a juntar dinheiro e investir nessa experiência”, explicou a estudante.

Quais foram os principais desafios enfrentados na adaptação

O clima acabou sendo um grande desafio para Renata. “Eu moro na cidade de Braga, bem ao norte de Portugal. Cheguei em outubro e logo começou o inverno, que foi meu principal desafio de adaptação. Isso porque as moradias aqui, no geral, não são preparadas para o frio. Não há aquecedor central e vidros duplos em todas as casas. E, caso queira esses “luxos”, paga-se razoavelmente uns bons euros a mais por mês. O frio daqui é ingrato porque vem acompanhado de muito vento e muita chuva, então realmente é desanimador sair de casa, principalmente, nos meses de dezembro e janeiro”, lembrou.

A língua também precisou se tornar mais afiada. "O idioma é um ponto positivo, mas, não se engane ao pensar que não terá problemas em entender as aulas e as pessoas, principalmente no início."

O que ela percebeu de diferente em relação a estudar no Brasil

A principal diferença notada pela estudante foi justamente a relação aluno e professor. “Na minha faculdade, tínhamos alguns professores mais sérios e distantes, claro, mas a maioria se mostrava disponível e sempre aberto a uma relação de aprendizado mútuo. Aqui as coisas são muito mais formais e o Professor (sempre em caixa alta) ainda carrega aquele posicionamento de superioridade”, brincou Renata.

Quais são as vantagens de se estudar em Portugal

Depois de algum tempo em solo português, alguns benefícios de se fazer o mestrado em Portugal já podem ser percebidos. “Acredito que, no geral, o mercado de trabalho brasileiro valoriza experiências internacionais, não só pelo curso ou universidade em si, mas pela independência e risco que se toma ao sair da zona de conforto. Além disso, Brasil e Portugal têm alguns acordos que facilitam a nossa vida, como possibilidade de uso da saúde pública e mensalidade ao mesmo valor que um cidadão português (algumas universidades cobram mais caro para cidadão não-europeu).

Custos de uma experiência como essa

Sendo bastante econômica, a Renata avalia que é possível viver com 400 euros por mês (incluindo a mensalidade do mestrado).

É importante lembrar que o mercado de trabalho não está tão aquecido, por isso é preciso planejamento financeiro e uma poupança. Segundo a brasileira, é importante ter em mente que a média de tempo para se conseguir alguma coisa é de um ano.

Um dos melhores cenários captados no último trimestre da Universidade do Minho (Foto de 'm3pf11')

“Aqui no interior de Portugal não é fácil de se conseguir emprego na minha área (Comunicação). As cidades maiores, Porto e Lisboa, oferecem mais oportunidades, mas, ainda assim não consegui ingressar nesse segmento. A grande maioria das vagas que vejo por aqui é para engenheiros (civil, na grande maioria) e TI”, disse Renata.

Algumas universidades também apresentam em seu site algumas estimativas sobre o custo de vida nas cidades em que elas estão localizadas, por isso é sempre bom dar aquela pesquisada básica na internet. Na página da Universidade do Minho, por exemplo, é possível consultar algumas informações sobre o custo de vida nas cidades de Braga e Guimarães.

Veja também
Empregos em Portugal: veja como está o mercado na área de TI
Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais procurados

Dicas para quem pensa em fazer mestrado em Portugal

Se a ideia é fazer um mestrado em Portugal, o mais importante é se informar. “Há muitas opções de cursos e áreas diversas nas universidades daqui e o preço, comparado ao Brasil, é realmente muito melhor. A partir do momento que decidi o curso que queria, foram necessários dois anos para atingir as metas que tracei, como poupar dinheiro, organizar-me com os prazos de inscrição e envio de documentos. Além disso, é importante estar atento à documentação necessária, como PB4 (para uso da saúde), passaporte, visto de estudante”, alertou. 

Como estudar em Portugal usando a nota do Enem

Quem pensa em estudar em Portugal para fazer uma faculdade também pode usar a nota do Enem para isso. Tudo depende bastante da instituição, por isso é preciso verificar se isso é possível na universidade em que se pretende estudar na graduação.

E aí? Pronto para fazer mestrado em Portugal? O que você acha dessa ideia?



50f2be0b574ab7141b942d7428bec6e72f5729be 99c41ad96fb916433ed11d4552cbe80203e64efa

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54