Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como é feita a monografia em um curso EaD na Metodista?

por Wellington Duarte em 08/12/17 400 visualizações

Se você tem curiosidade de saber como funciona o maior trabalho acadêmico universitário em uma faculdade a distância, fique tranquilo. Vou esclarecer os detalhes com base na minha experiência como estudante de Marketing, na Universidade Metodista de São Paulo.

Primeiramente, é importante saber que não se trata de uma monografia ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) que fazemos. Na Metodista, os alunos que fazem o curso EaD elaboram um trabalho chamado PAP ou Projeto de Ação Profissional. Esse projeto é feito uma vez a cada semestre e ajuda na composição da pontuação semestral, consequentemente.

A explicação a seguir é baseada no último PAP que eu fiz com mais quatro alunos.

Abertura do PAP

O PAP é aberto bem no começo de cada semestre dentro do portal EaD da Metodista. Há uma página com um guia e um modelo de projeto. Lá, é possível encontrar a proposta que deverá sem desenvolvida. A do último semestre foi sobre tendência de mercado, ou seja, trabalhar com algo que é, será ou se manterá uma tendência no mercado para os próximos meses. Tendo isso, os alunos precisam elaborar um plano de negócios.

Seleção de membros para o grupo

Para a formação dos grupos de trabalho, é aberto um fórum, em que as pessoas podem interagir e encontrar membros da mesma cidade ou cidades próximas.. Os grupos podem ser de quatro a sete pessoas. O meu teve cinco pessoas, e o WhatsApp foi a nossa principal ferramenta de comunicação. Isso porque cada pessoa estava em uma cidade diferente e não conseguiríamos nos encontrar para planejar.

Elaboração do projeto

O PAP está sempre vinculado às aulas do semestre que estamos cursando. Como o foco agora foi a pesquisa de tendências, meu grupo utilizou a estratégia de buscar serviços que tinham pouca concorrência e alta demanda. Já que trabalho com Web Design, dei a ideia de escolher algum serviço e transformá-lo em algo virtual.

A pesquisa feita mostrou que há uma grande procura por revenda de produtos. Os dados foram conseguidos no Google. O produto escolhido foi a lingerie. Com os altos níveis de desemprego e a crescente prestação de serviços autônomos no Brasil nos dias de hoje, isso pareceu ser uma boa alternativa. A ideia era montar uma distribuidora de lingerie para quem busca comprar esses produtos para revender.

Prototipação da ideia

Um dos pontos importantes exigidos no PAP é transformar uma ideia em algo mais real. Por isso, criamos um site simples e temporário, para as pessoas comprarem no atacado e receber tudo em casa tranquilamente. A ideia do site foi pegar a palavra-chave com mais pesquisas mensais (calcinhas para revender – 9 mil pesquisas/mês) e fazer com que o site fosse bem posicionado nas buscas. Atualmente, ele está na terceira página do Google e já recebe cliques, mesmo sendo um site simples feito apenas para ilustração.

Além dos produtos, existe a possibilidade de receber um guia para o revendedor e um catálogo para mostrar para o consumidor final. Apresentação do projeto Além do protótipo, fizemos um trabalho em conjunto com 18 páginas. Tudo no formato da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O grupo dividiu todas as tarefas. No nosso caso, cada um escreveu um dos cinco tópicos em que separamos o trabalho. Algumas pessoas se encarregaram também da correção do trabalho e outras da criação do protótipo. Resumindo, todos trabalharam juntos. O trabalho final foi enviado com os anexos por meio do Moodle.

Correção e notas

A data de entrega do PAP é um pouco antes do fechamento do semestre. O professor faz a correção considerando os critérios pré-estabelecidos no guia e, assim, chega-se à nota final, que vai para todos os integrantes do grupo. Ela é liberada no Moodle para consulta e vale 30% da nota geral do semestre, então, possui um grande peso. Ficamos contentes pois tivemos uma nota alta: 9.5.

Minha visão sobre esse trabalho

Como vocês podem perceber, o curso de Marketing EaD da Metodista não possui um trabalho final. Os alunos precisam fazer um projeto em grupo a cada semestre e colocar em prática a proposta apresentada.

Uma coisa que acho importante ter em mente é que não é sempre que um trabalho flui bem como o que é feito com o PAP. É comum encontrar pessoas que não se organizam e deixam tudo para última hora. Por isso, acredito que a melhor opção é conversar e planejar, para que ninguém trabalhe mais que o outro. O meu grupo participou bastante, e não tive problemas com a comunicação, mesmo sendo apenas por WhatsApp.

Com esse trabalho, aprendi muito sobre a captura de clientes online e como o mercado digital ainda está aberto para novos empreendimentos quando se tem um embasamento em pesquisa e segmentação. Outro ponto interessante foi perceber que trabalhar em equipe é mesmo muito produtivo quando se trata de pesquisas, pois cada um traz um resultado que complementa o outro. É um conhecimento que já estou aplicando na minha vida profissional e irei levar adiante.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

 


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54