Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como é o 2º semestre do curso de Jornalismo na Unip

por Natália Oliveira em 02/05/18 280 visualizações

O 2º semestre do curso de Jornalismo da Unip não é muito diferente do 1º em relação à estrutura. A grade curricular é formada por quatro disciplinas presenciais, uma online, um Estudo Disciplinar (ED) e uma Atividade Prática Supervisionada (APS).

Cada professor tem a liberdade de aplicar quantos trabalhos quiser. O mínimo de uma prova, para avaliar se o conhecimento foi adquirido pelos alunos, é exigido.

As disciplinas estudadas seguem a mesma linha de pensamento do 1º semestre: apresentando a história do jornalismo, gêneros e ferramentas mercadológicas.

Confira a seguir as disciplinas do segundo semestre de Jornalismo na Unip:

Técnicas de Reportagem e Entrevista Jornalística

Essa disciplina foi lecionada por duas professoras: Tania Sandroni e Tania Trajano, duas profissionais com excelente formação acadêmica. A Sandroni é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. A Trajano, mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. Toda a experiência das “Tanias” engrandece as aulas, porque elas também trazem discussões embasadas em matérias de jornais e revistas e reforçam como o jornalismo deve ser feito com verdade, precisão e clareza.

História e Teorias do Jornalismo

O professor Marco Moretti, coordenador do curso e figura conhecida desde o primeiro dia de aula, ministra uma das disciplinas mais interessantes do curso até agora. Ele fala sobre como o Jornalismo era antigamente, desde os primórdios com a história dos correios, jornais artesanais franceses, até as grandes tiragens e a censura.

Cibercultura

Essa disciplina requer um comprometimento acima do normal, pois trata de um assunto complicado, com a comparação de linhas de pensamentos de filósofos. Algumas ideias dos pensadores são parecidas, então é necessário que o aluno foque na aula e estude bastante para as provas, pois qualquer descuido pode resultar em uma DP.

Fotografia

Trata-se de uma disciplina com mais aulas práticas do 2º semestre. Ela é ministrada pela professora Su Stathopoulos, que adora desafiar os alunos na questão da criatividade. Ela desenvolveu mais de seis trabalhos com a turma, aproximou pessoas que nunca tiveram contato com uma câmera fotográfica e apresentou o universo curioso da fotografia para os estudantes.

Os alunos Cleomara Reis, Gabrielly Mutafic, Alessandro Caveio, Maysa Araujo, Natália Oliveira e Lucas Vinícius no trabalho de fotografia sobre o tempo – Foto: Bruna Garcia

Atividade Prática Supervisionada (APS)

A APS do 2º semestre trouxe como tema A Comunicação no Terceiro Setor. Cada grupo, de no máximo cinco alunos, deveria encontrar uma ONG (Organização Não Governamental), entrevistar um responsável, gravar as perguntas e respostas e posteriormente transcrevê-las. Tudo foi feito na prática, o que possibilitou o contato mais próximo dos alunos com o mundo jornalístico.

Salgados feitos pelos alunos da ONG Gastromotiva, escolhida para a APS

Disciplina Online

A disciplina online para esse semestre foi a de Comunicação e Expressão. Os assuntos que foram discutidos foram: formas de texto, figuras de linguagem, norma culta, informal e interpretação de textos e imagens.

A conclusão sobre o 2º semestre

No geral, o 2º semestre de Jornalismo na Unip é trabalhoso e necessita de cuidado e atenção. Ele não é mais difícil ou mais fácil que o 1º semestre. O que pude perceber foi que cada um deles tem seus pontos altos e baixos. O importante é o que se aprende em cada um.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54