Nesta última semana entrevistei a Bruna Moura, estudante do 5° semestre de Administração, na modalidade EaD, na Universidade Nove de Julho (Uninove). Ela é minha colega de turma e acabamos nos tornando amigas depois que fizemos um trabalho da faculdade juntas (quem diria, né? kkk).
Conversamos um pouco mais para saber como é fazer a faculdade à distância e algumas dicas para não desandar nos estudos.
![]()
Revista Quero: O que é preciso para estudar EaD?
Bruna Moura: Bom, primeiramente é preciso gostar muito de ler ou, pelo menos, estar disposto a começar a gostar. Isso porque a maioria do conteúdo são textos. Algumas vezes eles também são disponibilizados em vídeos e áudios. Fora isso, não preciso nem falar que ter internet é super importante também, né?
RQB: Você tem alguma dica para se adaptar à rotina?
BM: Uma dica para não se perder neste mundo de autonomia que o EaD proporciona é usar o aplicativo da Uninove que dá acesso à plataforma de estudos (AVA). Assim, é possível estudar onde você quiser. É só ter disciplina e disposição (tomar café se der sono também ajuda haha).
Outra coisa legal é que os textos podem ser baixados em PDF, então dá pra deixá-los disponíveis no celular, tablet ou notebook para ler em qualquer lugar. Também é possível imprimir a matéria, o que acaba ficando um pouco mais caro por serem muitas folhas.
Leia também:
+ Dez aplicativos que todo estudante deve ter no celular
+ Diferença entre faculdade EaD e Semipresencial
+ Ainda há preconceito no mercado de trabalho com quem faz EaD?
RQB: Como aproveitar o tempo para os estudos?
BM: Algo bem válido é aproveitar se você tiver tempo durante o trabalho para estudar, como no horário do almoço ou após o expediente.
No AVA existem tutores online para sanar dúvidas e prestar auxílio. Também existem fóruns para debates onde você pode encontrar colegas com opiniões e visões parecidas ou diferentes das suas, ampliando o seu horizonte e fomentando a interação e aprendizado.
RQB: Como se programar para não esquecer algo?
BM: Nós temos um cronograma com as datas das atividades para que possamos nos organizar durante o curso e não nos atrapalharmos no final. Isso nos ajuda muito! Eu, por exemplo, coloco no meu calendário pessoal as datas de início, meio e fim de cada atividade do curso. Nossa turma também tem um grupo no WhatsApp onde nos ajudamos com dúvidas e lembretes. O pessoal frequentemente avisa quando o prazo de alguma atividade está expirando.
A maior questão é se empenhar e estudar todos os dias. Não postergue, pois essa é uma modalidade já reconhecida no mercado. Diante dos avanços na tecnologia, as empresas têm buscado inovações também como ela!