Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2
Profissões

Como é o curso de Psicologia?

por Diego Vinicius em 05/07/17 8,7 mil visualizações

Olá, galera! Dessa vez trouxe um assunto que pode ajudar vocês a decidir qual carreira seguir. Você já pensou em cursar Psicologia?

Veja também: 50 melhores cursos de Psicologia do Brasil

Para entrarmos de maneira mais profunda na área, convidei uma acadêmica para nos contar como foi que ela decidiu que queria ser psicóloga, o que pesou mais na hora da escolha e muitas outras questões que poderão te ajudar na hora de decidir qual curso e faculdade escolher.


Foto: Arquivo Pessoal

O nome da nossa entrevistada é Lorena Neves, ela estuda na faculdade Estácio Fase, em Sergipe, está no 4° período de Psicologia e é apaixonada pela área e pelo que está estudando! Confira a entrevista completa:

Revista QB: Por que escolheu o curso de Psicologia?

Lorena Neves: Então, o curso de Psicologia exige muita identificação e afinidade com a área. Acredito que o principal mecanismo de reconhecimento a respeito da escolha desse curso é o seu relacionamento interpessoal, ou seja, o seu relacionamento com as pessoas que te cercam, a forma que você lida com os questionamentos e situações complexas em que as mesmas estão envolvidas.

Desde o início da minha adolescência tive uma facilidade de me relacionar com as pessoas e as características da minha personalidade, de certa maneira, cativavam as pessoas e isso permitia que elas depositassem confiança em mim e me permitiam saber um pouco mais de suas histórias, bem como dúvidas e questões particulares, seja como uma forma de desabafo, pedido de ajuda ou um conselho de amiga. Eu notei que aquilo que eu fazia involuntariamente se encaixava com a área da Psicologia, que diz respeito ao cuidado emocional/mental das pessoas, e foi a partir daí que pude ter a certeza que seria o curso que eu queria fazer.

Desde então, comecei a pesquisar bastante sobre a área, conversei com alunos do curso e até profissionais formados e atuantes para conhecer um pouco mais a respeito do curso, e me apaixonei ainda mais pela área.

RQB: Por que escolheu essa faculdade?

LN: A minha escolha pela faculdade Estácio Fase se deu pelo conceito educacional que a faculdade possui em minha cidade, a metodologia de ensino e, um ponto também muito válido, que é a acessibilidade financeira proposta pela faculdade.

Outra questão que tenho como crucial é procurar conhecer da matéria, da grade curricular da faculdade/universidade que pretende estudar, conhecer os professores, suas especializações, etc. Esses pontos farão uma grande diferença em seu caminho no curso, seja ele qual for.  

RQB: O que você mais gosta no seu curso?

LN: A Psicologia é fascinante. Ela te prende e te faz querer conhecer ainda mais a mente humana. Algo que vejo como um ponto extremamente positivo é que o curso de Psicologia é extremamente amplo, as teorias são bem fundamentadas e são passadas de uma forma compreensível, de modo que podemos e conseguimos associar à nossa realidade. Isso conta como um fator de grande valor, pois significa que o conteúdo não está assimilado apenas à teoria, mas que consigo aplicá-lo na prática, no cotidiano.

RQB: O que você menos gosta?

LN: O ponto negativo recai justamente para o mercado de trabalho, em que, talvez, não seja uma área profissional tão valorizada quanto deveria, ainda nos dias que vivemos. Porém, também creio que isso mudará, pois podemos ver hoje uma grande demanda de pessoas necessitando de atenção específica e de terapia que os ajude a conciliar sua vida com o estresse do dia a dia, a conquista ou perda de emprego, os relacionamentos, a perda de bens ou de entes queridos, entre outros aspectos. Além disso, ele pode compreender melhor a si mesmo, como um ser que é biopsicossocial, influenciados pelos âmbitos biológico, psicológico e social.

RQB: Qual área da Psicologia mais tem interesse?

LN: Como eu já havia dito antes, eu amo me relacionar, conversar, ouvir e entender as pessoas. Então, a priori, eu penso muito na área da Psicologia Clínica, talvez um pouco mais voltada para crianças, porque acho incrível o trabalho com crianças. O mais interessante é ver o resultado do trabalho, a evolução da criança com as terapias. Mas é algo que ainda não tenho total certeza, ainda preciso explorar os outros campos que a Psicologia possui e provar do que o curso tem a me oferecer.


Saiba mais: Por que é importante fazer estágio durante a faculdade?

RQB: Você acha que Psicologia é um curso difícil?

LN: O curso de Psicologia é um curso bastante difícil e que exige extrema responsabilidade de quem cursa e busca a área como um ramo profissional. Digo isto porque nessa área lidamos diretamente com pessoas, tratando de problemas emocionais e mentais. Por isso, acredito que é um curso que pede extrema responsabilidade e bastante complexidade também.

RQB: Como o curso mudou a forma como você encara o mundo e as pessoas ao seu redor?

LN: O curso me proporcionou a chamadametanoia” que significa, basicamente, mudança de mente. A Psicologia exige de você um comportamento mais centrado, mais observador, falar menos e ouvir mais, pensar nos outros, observar os diversos tipos de comportamentos que nos cercam. Essa nova forma de pensar e agir, proporcionado pelo conhecimento recebido no curso, com certeza atinge as pessoas que convivem comigo e acredito que positivamente.

RQB: Que dica você dá para aqueles que pensam em cursar Psicologia ou que acabaram de entrar na faculdade?

LN: Aos que pensam em entrar no curso, a minha dica é: se você gosta de se relacionar com as pessoas, compreender, ouvir e busca auxiliar nos questionamentos pessoais das pessoas que estão ao seu redor, e, além de tudo, gostar de ler e ser determinado a não desistir, você já possui umas das características cruciais de um psicólogo. Não perca tempo!

Aos que acabaram de entrar na faculdade, aproveitem o máximo do curso, não deixem nenhum aprendizado passar sem que tenham aproveitado tudo, isso fará uma grande diferença no final da faculdade e também na sua carreira profissional. Lembrem que, a partir do momento que vocês entram no curso, você já pertence àquela profissão. Então, se entreguem, sejam dedicados e felizes fazendo o que amam!

F6acb97c7b5c918e114673c9c4d67833e4e1f5dc 1f79abd4bda805d9ac549370eb89e1f6f159cca2

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54