Em uma das minhas publicações anteriores falei sobre os cursos de Graduação, Tecnólogo e Licenciatura que são oferecidos na Faculdade Sumaré, pretendo trazer mais informações sobre os cursos de graduação que são: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Secretariado Executivo e Sistemas de Informação, que é a que irei contar hoje.
Como já mencionado, é um dos cursos de graduação na Sumaré, ele tem uma duração de quatro anos e, além das aulas teóricas, há os projetos interdisciplinares que podem envolver situações práticas daquilo que está sendo ministrado em sala de aula.
Ao final do curso, o profissional será capacitado a atuar em diversas áreas que sejam da segmentação de TI, uma das principais funções é administrar banco de dados de uma determinada organização, adaptar e instalar programas para a mesma, de forma que implante solução para recuperar ou armazenar informações, facilitando o acesso dos demais colaboradores.
Uma das disciplinas ministradas pela Faculdade Sumaré, é a “Engenharia de Software”. Acho bem bacana mencionar ela pois os alunos têm uma aula mais prática em relação ao desenvolvimento e criação de software. Essa disciplina se mescla a uma outra chamada “Gestão de Projetos”, ambas ocorrem entre o segundo e terceiro semestre, podem ser temas dos Projetos Interdisciplinares.
Essa é uma área que o aluno pode se especializar tanto através da graduação, como através de cursos técnicos. Há também alguns livros que auxiliam para conhecer e entender melhor esta área, dois deles são: “Administração de Sistemas de Informação”, do autor Pedro Luiz Cortes, e “Sistemas de informações contábeis: Fundamentos e análises”, do autor Clóvis Luís Padoveze, a leitura de ambos os livros são bem fluidas e ajuda a ter uma melhor compreensão sobre a profissão.
Também há filmes bem bacanas que envolvem a área, e exige um pouco mais de atenção para não perder nenhum detalhe:
- Matrix
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski.
- A rede social
Direção: David Fincher.
- Uma mente brilhante
Direção: Ron Howard
- A rede
Direção: Irwin Winkler
Vale a pena conferir, até mesmo para aqueles que não pretendem seguir carreira na área, mas que tem interesse por tecnologia e que gosta de estar antenados com novas plataformas digitais.