Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como é o TCC em Jornalismo?

por Rafaela Benez em 30/10/18 1,8 mil visualizações

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o momento mais aguardado e temido pelo estudante universitário, por isso a Revista Quero conversou com uma estudante de Jornalismo de Brasília que está terminando o TCC para contar como foi todo o processo desde a escolha do tema ao período de entregas finais.


A estudante Isabella Cavalcante, 21 anos, do 8º semestre de jornalismo da Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCEUB), contou como foi sua experiência até agora com seu TCC e algumas de suas expectativas. Confira:

Revista Quero: Em qual formato você escolheu fazer o seu TCC e por que?

Isabella Cavalcante: Escolhi documentário porque sempre tive afinidade especificamente com filmes e séries documentais. No UniCEUB tem uma semana por semestre na qual todos os alunos de comunicação são convidados a ver os TCCS que vão ser apresentados. Quando estava no primeiro semestre assisti um documentário e fiquei apaixonada pela ideia e decidi na hora que o meu também ia ser um documentário, fiquei com isso na cabeça o curso todo tentando decidir um tema e uma abordagem.

RQB: Foi difícil escolher o tema? O que te ajudou a se decidir?

IC: Foi difícil escolher o tema e eu tinha muitas ideias, todas com uma pegada mais social e feminista. O que me ajudou a realmente decidir e seguir com a ideia foi anotar em um papel todas as ideias de possíveis temas independente se elas iam ser viáveis ou não e colocando em ordem do que eu preferia fazer.

Acho que fiz um top 3 e, em cima disso, fiz bastante pesquisa dos temas mesmo e de produtos visuais a respeito desses assuntos, no final eu percebi que como mais gente daria atenção para um produto audiovisual eu queria que fosse um tema bem relevante e que pudesse ajudar alguém que assistisse. Pedi muita opinião para os meus amigos e para o meu pai durante o processo todo, desde a decisão inicial do tema até agora na edição.

RQB: Qual é o seu projeto?

IC: Meu projeto é um documentário de, mais ou menos, 15 minutos sobre vida pós estupro. Acho que quando a gente vê casos de estupro na mídia (seja em notícia ou em ficção) a gente acaba ficando com uma ideia episódio daquilo e acho que a gente não tem muita ideia do que fica depois do trauma e é justamente isso que eu abordo no documentário.

Não muito sobre o estupro em si, mas as marcas que ele deixa. Soube desde o começo que eu só queria relatos, não queria especialista nem nada teorizando o que leva ao estupro, mas as histórias humanas do peso do trauma.

Acabei filmando com duas mulheres e um homem, todas vítimas de estupro, juntos em uma sala respondendo perguntas escritas por mim em pedaços de papel, pensei assim para eles poderem trocar vivências e experiências. Também achei que isso ia engajar mais os espectadores.

RQB: Quais foram as mudanças que o TCC trouxe para o seu cotidiano?

IC: Muito estresse! Eu sou bem perfeccionista e como o tema é pesado eu sinto muita pressão de mim mesma para fazer justiça ao assunto e as minhas personagens. Como eu acabei regravando, as filmagens tomaram um bom tempo e a parte teórica também tem demandado muito esforço e leitura.

Antes do TCC eu tinha uma rotina mais fixa, quando eu comecei o projeto meus dias ficaram mais longos e imprevisíveis porque nunca sei quando vou acabar uma gravação ou a edição ou quando vou ter tempo de acrescentar mais ao material teórico.

RQB: Como foi o processo depois da escolha do tema, a execução e a expectativa de entrega do trabalho?

IC: Eu acabei mudando o formato das gravações por achar que ia ficar mais interessante de assistir. Por isso, ter que regravar com certeza foi um estresse a mais porque eu estava adiantada e agora estou esbarrando no limite do tempo. Meu orientador ajudou bastante a me manter animada e me fazer acreditar que minha visão ia ter um resultado bom, ele me motivou bastante e me fez acreditar no trabalho. Apesar disso, o esforço obviamente teve que vir de mim para correr atrás das personagens que topassem falar sem ser em anônimo, procurar técnicas visuais que combinassem com o tema sem estigmatiza-lo.

RQB: Qual mensagem você mandaria para os desesperados que farão TCC esse semestre?

IC: É muito estressante, você vai enjoar do seu tema e, provavelmente, achar que você está fazendo tudo errado, mas quando o projeto começa a tomar forma e você lembra porque o assunto é relevante você começa a ter alguma satisfação e o estresse começa a valer a pena. Respira, pede ajuda quando precisar e lembra que esse não é o maior projeto da sua vida, ainda terão muitos outros para você se dedicar e aperfeiçoar sua visão.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54