Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como escolher um bom curso de Direito?

por Redação Revista Quero em 20/09/19 160 visualizações

Você sabia que a graduação em Direito foi um dos cursos mais buscados no Brasil em 2018? Segundo o último Censo da Educação Superior, ela ficou em primeiro lugar na lista de cursos com o maior número de matrículas.


Com duração de cinco anos, essa graduação tem o objetivo de preparar profissionais que possam cuidar da aplicação das leis e das normas jurídicas vigentes no país. Com o diploma em mãos, é possível atuar como advogado, por meio da aprovação na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), assim como seguir carreira jurídica ou acadêmica.

Saiba mais: 12 áreas do Direito que estão em alta

Fez o teste vocacional gratuito e descobriu que essa é a carreira que mais tem a ver com você? Veja o que considerar na hora de escolher o melhor curso de Direito para você:

  1. Observe a grade curricular e o corpo docente

Na maioria dos cursos de Direito, os primeiros semestres de aula são voltados para as disciplinas "fundamentais", ou seja, aquelas que mostram qual é a base do Direito, assim como essa graduação se conecta com outras áreas de estudo. No decorrer do curso, o aluno tem mais contato com a área prática e com a pesquisa acadêmica. 

Uma forma de saber se a faculdade oferece um curso de qualidade é por meio do seu corpo docente. Assim, é possível avaliar quão bem preparados estão os professores daquele curso para passar não apenas o conteúdo da melhor forma possível, mas também a vivência no ambiente jurídico. 

2. Veja se a faculdade oferece oportunidades de prática

Uma boa forma de saber se o curso oferecido por uma faculdade é bem estruturado, é procurando por seus projetos de extensão, que são uma oportunidade para que o aluno possa começar a exercer o cargo mesmo durante a graduação. 

A Universidade Positivo (UP), por exemplo, oferece o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em que os estudantes do curso de Direito podem prestar atendimentos jurídicos gratuitos à população local. 

Além disso, a UP também possui o "Parlamento Universitário", onde os alunos têm a oportunidade de transformar o conhecimento teórico em atuação prática. Lá, eles podem encenar o papel de um juiz, deputador estadual ou advogado, conhecendo outras áreas da atuação jurídica, assim como aumentando o seu leque de atuação no mercado.

3. Desempenho da instituição no Exame de Ordem

Você sabia que a OAB premia as faculdades com melhor desempenho no exame da organização? Em 2019, 161 instituições de ensino receberam o selo de qualidade. Uma forma de garantir que a sua faculdade forma "bons advogados", é ver se alguma vez ela já ganhou esse selo. 

O selo de qualidade é concedido a cada três anos às instituições de ensino superior brasileiras que mais se destacaram na formação de bacharéis no curso. Entre os requisitos é analisado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação deles no Exame da Ordem. 

4. Empregabilidade 

A fator empregabilidade é medido pelo quão bem vista é o curso em uma determinada instituição de ensino no mercado de trabalho.

Ficou interessado neste dado? É possível encontrar levantamentos online que mostram quais são os mais bem avaliadas. Por exemplo, um desses rankings de qualidade é o Ranking Universitário Folha (RUF)! Nele, é possível descobrir quais são os cursos de Direito mais bem vistos por mais de cinco mil profissionais de RH. 

Anotou tudo? Agora, é só buscar qual é a faculdade que oferece o curso que tem mais a ver com você e com o seu bolso. 😊

Outras opções de cursos em Direito

Se você já possui um curso superior completo, também é possível encontrar pós-graduações em Direito, tanto lato sensu (como especializações e MBA), quanto stricto sensu (como mestrado e doutorado).

Veja nessa matéria da Revista Quero como um mestrado em Direito pode ajudá-lo em sua carreira acadêmica e profissional e, assim, mudar o seu futuro. 

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54