Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Como estudar de graça para o Enem?

por Isabela Giordan em 14/05/19 490 visualizações

Ainda faltam alguns meses para a nova edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porém "nunca" é cedo demais para começar a estudar (assim como nunca é tarde demais, caso você esteja lendo esta matéria próximo à data da prova, ainda dá tempo, ok?). 

Entretanto, ter tempo não significa poder arcas com os gastos de um curso pré-vestibular, o que pode prejudicar aqueles que desejam ir bem na prova. Porém, isso não significa que você está sem opções, com o auxílio da internet, existem diversas formas de se preparar para vestibulares, sem precisar desembolsar ao menos um real


Alguém viu meu dinheiro?

Para te ajudar, a Revista QB listou algumas opções para estudar de graça para o Enem (e, em alguns casos, sem precisar sair de casa). Confira:

  1. Youtube

    O Youtube é quase uma fonte inesgotável de conteúdo e pode ser um ótimo professor para quem precisa melhorar os estudos. Lá, é fácil encontrar pessoas que falam sobre todos os tipos de assuntos, inclusive sobre Enem e outros vestibulares. Assim, é possível aprender sobre redação, planos de estudo, organização, matérias específicas, técnicas para realização de prova.

    Porém, procure fazer uma curadoria do conteúdo que você utilizará para estudar. Para isso, pesquise sobre o youtuber, leia os comentários dos vídeos e procure as referências utilizadas pelo canal.

    Clique aqui e veja a indicação de 17 canais do Youtube para estudar para o Enem

  2.  

    Podcasts

    Se você gosta de ouvir música, o estilo podcast pode ser uma ótima alternativa para alavancar os seus estudos. Afinal, esse conteúdo em áudio pode ser ouvido a qualquer momento, seja quando você estiver no trânsito ou em casa focado nos estudos. 

    Com o sucesso desse formato, é possível encontrar "programas" com diversas temáticas e tipos de abordagens. Veja uma lista com 7 podcasts para estudar de graça para o Enem e outros vestibulares.

  3. Provas anteriores

    Você sabia que utilizar provas anteriores como uma forma de estudo é uma prática muito indicada por professores de cursinhos pré-vestibular? Afinal, ali você aprenderá não apenas o conteúdo, mas também como os temas são abordados na prova, quais são os assuntos que estão que mais se repetem, além de poder testar o formato do exame e como você lida com isso.

    Ficou curioso por esse método? Então, clique aqui e veja todas as provas anteriores do Enem e do Encceja.

  4.  

    Simulados online

    Se você já está numa etapa mais avançada nos estudos, ou deseja testar como estão os seus conhecimentos, os simulados online são uma ótima opção, pois eles imitam o estilo de prova e de conteúdo cobrado tanto no Enem quanto em outros vestibulares, assim você consegue descobrir quais matérias domina e quais precisam de um reforço.

    Conheça 7 simulados online gratuitos! 

  5. Estude de graça por sites

    Se você está na Revista QB, então já está a um passo na frente! Afinal, aqui nós temos diversas dicas e técnicas de estudo (clique aqui e veja as matérias que podem te ajudar). Entretanto, existem outros diversos sites como, por exemplo, o Lendo (Como estudar para o Enem), que também busca agrupar conteúdos ricos e que podem ajudar aqueles que estão se preparando para o Enem, alguns portais possuem até mesmo aulas completas.  

  6. Curso pré-vestibular comunitário

    Como uma forma de democratizar o acesso às faculdades e universidades, os cursos pré-vestibulares comunitários são totalmente gratuitos e auxiliam alunos de baixa renda a ter acesso a um ensino de maior qualidade, a fim de prepará-los para os processos seletivos de instituições de ensino públicas e privadas. 

    Normalmente, esse tipo de cursinho é organizado pelos próprios graduandos e oferecido dentro do ambiente universitário. Para saber se há esse tipo de projeto na sua cidade, entre em contato com as secretárias das faculdades e universidades na sua região. Se você ficou curioso para saber como funciona os cursos pré-vestibulares comunitários, clique aqui.
  7. Manual do Enem

    Você conhece o Manual do Enem? Este site possui todo o conteúdo que pode cair no Enem reunido em um lugar só. Por exemplo, Português, Matemática, Sociologia, Física, Literatura, Biografias, são algumas das matérias que você pode encontrar nessa plataforma.

    Além disso, a cada tópico estudado é possível realizar um pequeno teste para saber se você realmente compreendeu o assunto. Gostou? É só clicar aqui e começar a arrasar nos estudos


    Seu resultado no Enem após todas essas dicas: arrasou!

Como você viu, há diversas opções para estudar para o Enem e outros vestibulares sem gastar seu precioso dinheiro. Então, agora só depende de você, escolha o método que mais se ajusta à sua rotina e comece a estudar! ;)

034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54