Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estudar em casa para o Enem 2020?

por Giovana Murça em 17/02/20

Estudar em casa é a forma de que muitos estudantes encontraram para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. 

Os motivos que levam a essa escolha são vários: falta de dinheiro para pagar um cursinho particular, pouco tempo, fuga da sala de aula tradicional para aqueles que já encararam um ou mais anos de cursinho, entre outros.

Se por um lado existem vantagens como flexibilidade, economia e conforto, estudar em casa requer muita disciplina. A professora Mariana Bruno Chaves, responsável pelo desenvolvimento do material didático de Língua Portuguesa do Kumon, garante que possível estudar em casa, mas desde que a pessoa consiga se organizar e entenda que esse é um compromisso tão importante quanto ir para a sala de aula.

Antes de se decidir por estudar em casa mesmo, Rubens Godoy Sampaio, autor do livro “Como Estudar: 1000 Dicas e Técnicas de Organização de Estudo”, aconselha que o estudante analise se ele será capaz de fora do ambiente tradicional e sem professores. ”O que mais atrapalha esses estudantes é a falta de foco e concentração ou o excesso de distrações”, diz.

Para os alunos que já concluíram o Ensino Médio e fixaram o conteúdo sem grandes dificuldades, Rubens indica o estudo sozinho mesmo, com foco na fixação das matérias e treino das provas. Assim não se perde tempo e dinheiro com transporte, intervalos e distrações em sala de aula. 

estudar em casa enem 2020

Se esse é o seu caso, a Revista Quero separou cinco dicas de especialistas para você se preparar para o Enem 2020 estudando sozinho em casa. Confira!

1. Qual seu objetivo?

É difícil ter foco e disciplina quando não se sabe exatamente onde se quer chegar. Umas das primeiras dicas de Rubens para deixar claro qual seu objetivo é responder às seguintes perguntas com a mesma resposta: “O que eu amo fazer?”, “O que eu faço bem?”, “Como eu ganho dinheiro?” e “Como eu ajudo o mundo?”. 

Por exemplo: “Eu quero ser médico porque eu amo ser médico. Eu sou ou serei um médico excelente. Eu quero ganhar dinheiro sendo médico. Eu quero ajudar as pessoas sendo médico”.

2. Tenha organização

Para fugir das distrações e falta de foco, a palavra-chave é organização. O ideal é que o estudante organize seu tempo, tenha um material de estudos organizado e um local organizado e tranquilo para estudar.

3. Planeje uma rotina de estudos

Organize uma rotina de estudos semanal, com horários específicos de estudo de cada matéria, revisões e exercícios e horários de descanso. É importante que esse cronograma de estudos considere os assuntos que mais caem no Enem e intercale as áreas do conhecimento. O professor Rubens orienta que essa rotina também contemple boas horas de sono e atividades físicas regulares, elementos fundamentais para uma boa aprendizagem. 

Veja: Como montar um bom plano de estudo

De acordo com a professora Mariana, para se desenvolver, o vestibulando precisa estudar em um ambiente que estimule a concentração e também criar alguns hábitos e rotinas. “Os vestibulares exigem que o candidato saiba administrar o tempo e a ansiedade para realizar uma boa prova”, completa. 

Para ajudar na organização do material de estudo e ainda tirar algumas dúvidas, uma alternativa é assinar cursinhos pré-vestibulares online, que costumam custar cerca de 30 reais por mês. 

Leia: Cursinhos online são alternativa para estudar gastando pouco; veja valores

4. Faça exercícios e simulados

Quando o assunto é vestibular, não adianta só decorar todas as matérias e pronto. É preciso saber aplicar esses conhecimentos nas questões da prova. Portanto, reserve um bom tempo para a resolução de exercícios do Enem e faça simulados regularmente. Assim, você conhece melhor o estilo de exame que irá encarar e aprende a lidar com uma prova extensa e cansativa como a do Enem.

Veja: Saiba como usar simulados da maneira correta

Para descobrir os padrões do exame e seus pontos fracos, o professor Rubens recomenda que se faça as últimas dez provas. “Então, refaça todas as questões erradas até acertar com muita facilidade  e estude com mais intensidade exatamente aqueles pontos fracos identificados durante a realização das últimas dez provas”, afirma.

5. Não se esqueça da redação

No Enem, a redação equivale a um quinto da sua nota e deve ter atenção especial. Primeiro conheça o estilo de redação exigido no Enem, seus critérios de avaliação e leia redações nota mil. A partir daí, a melhor forma de se preparar é escrever, pelo menos, uma redação por semana sobre temas variados. 

Não esqueça de incluir na rotina de estudos a leitura de jornais, revistas e sites confiáveis e relevantes nos assuntos sobre atualidade. “Isso ajuda muito a ter conteúdo no momento de construir a opinião sobre o tema da redação”, garante Mariana Chaves.


Guia completo: Redação do Enem

Ainda não sabe escrever uma redação para o Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.  

Baixar Guia sobre Redação

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54