O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova anual gratuita realizada para certificar aqueles que não concluíram o Ensino Básico na idade adequada.
Para isso, o participante deverá realizar as provas obrigatórias, de acordo com a sua certificação, e tirar nota superior a 100 nos cadernos de questões e cinco na redação. Parece algo fácil, não é mesmo? Entretanto, para aqueles que estão há muito tempo longe dos estudos, não é.

Por isso, a melhor forma de aumentar as chances de aprovação é organizar os estudos conforme a necessidade do candidato. Ilana Costa é professora universitária e responsável pelo canal "Vem diploma", que busca auxiliar candidatos do Encceja a conseguirem compreender todo o conteúdo abordado nas apostilas distribuídas pelo Inep, órgão organizador da prova.
"Sei que o objetivo do Inep é facilitar para o aluno que vai fazer a prova e, em muitos momentos, ela cumpre o seu objetivo. Porém, acredito que o conteúdo é um pouco confuso, principalmente, para quem está há muito tempo sem estudar. Por esse motivo, é importante que ter um professor ensinando a matéria da apostila e esse é um dos principais motivos pelo qual o 'Vem Diploma' é bastante acessado", explica.
Para te ajudar, a Revista Quero consultou Ilana que deu dicas de como estudar para o Encceja. Confira!
Utilize a apostila para os estudos, mas não só ela
Para auxiliar os inscritos no Encceja, o Inep disponibilizou diversas apostilas para que o candidato possa estudar os conteúdos que possivelmente cairão na prova. E, apesar da didática não ser tão simples, é necessário usar as apostilas como forma de aprendizado.
"As apostilas não contemplam todo o conteúdo do Ensino Médio, mas o conteúdo da prova é baseado no conteúdo da apostila, então, elas devem ser usadas como ferramenta de estudo" aponta a professora universitária.
Clique aqui e tenha acessos às apostilas do Encceja 2019
Gerencie seu tempo
Não é segredo para ninguém, que é necessário estudar para ser aprovado no exame. Entretanto, além disso, é preciso gerenciar o tempo de estudo para que ele seja aproveitado da melhor maneira possível.
Ilana indica que o candidato faça um cronograma que permita estudar um capítulo de cada uma das apostilas por semana. No total, são quatro livros, sendo que cada um possui nove capítulos.
Corrija a sua redação
A melhor forma de aprender como fazer um texto dissertativo-argumentativo, o estilo cobrado no Encceja, é escrevendo e corrigindo. Para isso, peça que um professor da área faça a correção das suas redações. Assim, além do treino, será possível aprender com os próprios erros.
Saiba mais: Encceja, Enem e vestibulares: como fazer um texto dissertativo-argumentativo?
Para aqueles que não tem contato com professor de redação, o "Vem Diploma" oferece uma caixa postal para envio de textos, que serão corrigidos pelos professores do canal.
Fique atento ao noticiário
Uma alternativa para melhorar o conteúdo da sua redação é ficar atento aos noticiários. Assim, será possível construir uma maior bagagem cultural, para utilizar nos parágrafos de argumentação do texto.
Faça exercícios e utilize provas anteriores
Além de estudar um capítulo de cada caderno por semana, faça os exercícios propostos por cada apostila, assim é possível testar o seu nível antes da prova.
Além disso, outra opção é utilizar as provas anteriores do Encceja para aprender o modelo da prova, assim como o conteúdo avaliado.
Veja também: Estude com as provas anteriores do Encceja
Simulados são uma opção
Terminou a apostila? Que tal tentar realizar um simulado? Diversos sites oferecem uma prova "teste" para que o candidato possa descobrir em quais conteúdos ele deve focar seus esforços. Clique aqui e veja 5 simulados gratuitos do Encceja.