Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Como estudar para o Encceja?

por Isabela Giordan em 04/06/19 1,5 mil visualizações

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova anual gratuita realizada para certificar aqueles que não concluíram o Ensino Básico na idade adequada. 

Para isso, o participante deverá realizar as provas obrigatórias, de acordo com a sua certificação, e tirar nota superior a 100 nos cadernos de questões e cinco na redação. Parece algo fácil, não é mesmo? Entretanto, para aqueles que estão há muito tempo longe dos estudos, não é. 

como estudar para o Encceja

Por isso,  a melhor forma de aumentar as chances de aprovação é organizar os estudos conforme a necessidade do candidato. Ilana Costa é professora universitária e responsável pelo canal "Vem diploma", que busca auxiliar candidatos do Encceja a conseguirem compreender todo o conteúdo abordado nas apostilas distribuídas pelo Inep, órgão organizador da prova.

"Sei que o objetivo do Inep é facilitar para o aluno que vai fazer a prova e, em muitos momentos, ela cumpre o seu objetivo. Porém, acredito que o conteúdo é um pouco confuso, principalmente, para quem está há muito tempo sem estudar. Por esse motivo, é importante que ter um professor ensinando a matéria da apostila e esse é um dos principais motivos pelo qual o 'Vem Diploma' é bastante acessado", explica. 

Para te ajudar, a Revista Quero consultou Ilana que deu dicas de como estudar para o Encceja. Confira!

Utilize a apostila para os estudos, mas não só ela

Para auxiliar os inscritos no Encceja, o Inep disponibilizou diversas apostilas para que o candidato possa estudar os conteúdos que possivelmente cairão na prova. E, apesar da didática não ser tão simples, é necessário usar as apostilas como forma de aprendizado.

"As apostilas não contemplam todo o conteúdo do Ensino Médio, mas o conteúdo da prova é baseado no conteúdo da apostila, então, elas devem ser usadas como ferramenta de estudo" aponta a professora universitária.

Clique aqui e tenha acessos às apostilas do Encceja 2019


Gerencie seu tempo

Não é segredo para ninguém, que é necessário estudar para ser aprovado no exame. Entretanto, além disso, é preciso gerenciar o tempo de estudo para que ele seja aproveitado da melhor maneira possível. 

Ilana indica que o candidato faça um cronograma que permita estudar um capítulo de cada uma das apostilas por semana. No total, são quatro livros, sendo que cada um possui nove capítulos.

Corrija a sua redação

A melhor forma de aprender como fazer um texto dissertativo-argumentativo, o estilo cobrado no Encceja, é escrevendo e corrigindo. Para isso, peça que um professor da área faça a correção das suas redações. Assim, além do treino, será possível aprender com os próprios erros.

Saiba mais: Encceja, Enem e vestibulares: como fazer um texto dissertativo-argumentativo?

Para aqueles que não tem contato com professor de redação, o "Vem Diploma" oferece uma caixa postal para envio de textos, que serão corrigidos pelos professores do canal.

Fique atento ao noticiário

Uma alternativa para melhorar o conteúdo da sua redação é ficar atento aos noticiários. Assim, será possível construir uma maior bagagem cultural, para utilizar nos parágrafos de argumentação do texto. 

Foto: Reprodução
como estudar para o Encceja

Faça exercícios e utilize provas anteriores

Além de estudar um capítulo de cada caderno por semana, faça os exercícios propostos por cada apostila, assim é possível testar o seu nível antes da prova.

Além disso, outra opção é utilizar as provas anteriores do Encceja para aprender o modelo da prova, assim como o conteúdo avaliado.

Veja também: Estude com as provas anteriores do Encceja 

Simulados são uma opção

Terminou a apostila? Que tal tentar realizar um simulado? Diversos sites oferecem uma prova "teste" para que o candidato possa descobrir em quais conteúdos ele deve focar seus esforços. Clique aqui e veja 5 simulados gratuitos do Encceja.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54