Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como fazer trabalho voluntário pode ajudar na sua carreira profissional

por Maria Fernanda Alves em 21/06/18 3,7 mil visualizações

Muitas pessoas podem não enxergar com bons olhos o trabalho voluntário porque não há remuneração, mas esta matéria pode mudar a opinião de boa parte dessas pessoas.

O trabalho voluntário pode ser de ordem social ou profissional e sempre existe o ganho para todas as partes envolvidas. Para ficar mais claro, separei alguns exemplos para os dois tipos de trabalho voluntário:

Como funciona o trabalho voluntário na prática


Alexandre Miyoshi foi voluntário na Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais (Aiesec) e chegou até o cargo de presidência regional da organização. Ele conversou com a Revista Quero e trouxe informações muito valiosas sobre o impacto do trabalho voluntário na vida profissional.


Revista Quero: Quais habilidades você acredita que os voluntários mais desenvolveram durante o processo de voluntariado?
Alexandre Miyoshi: Durante todo o meu tempo de voluntariado trabalhei com pessoas que tinham muito forte a empatia e abertura para novas ideias. As pessoas sempre buscavam ouvir além de apenas escutar, entender realidades diferentes para uma melhor solução ou até mesmo para saciar uma curiosidade. O mais incrível desse meu voluntariado foi trabalhar com o conceito de liderança jovem. É muito comum vermos jovens focados em cenários fúteis ou em cenários de somente reclamar e proclamar uma opinião, mas nunca desenvolver uma solução para as problemáticas do mundo.

Em resumo, as habilidades que se encontram em um serviço voluntário de cara são mente aberta para visão global e diversidade de cultura, empatia para realidades, ambição para sair da zona de conforto e desenvolvimento de propósito. Você vivencia seus valores, paixões e abraça causas mundiais. Desenvolve, em um ambiente desafiador, autoconhecimento, confiança e a capacidade de engajar e empoderar pessoas.

RQB: Você acredita que o voluntariado pode influenciar na conquista de um emprego? Você observou esse movimento na Aiesec?
A.M.: Com certeza sim. Hoje em dia diversas empresas valorizam a pessoa que está sendo contratada e não o currículo apenas, pelo desenvolvimento em si da pessoa na experiência. Na Aiesec esse movimento foi expressivo por se tratar de uma organização com hierarquia definida de empresa, com cargos definidos, responsabilidades, job description, times, demissões, promoções, metas e resultados a serem alcançados. Conforme a pessoa ia crescendo dentro da organização, ela sentia o crescimento de carreira. 

RQB: Você recomenda o trabalho voluntário para quem está com dificuldades para conseguir um emprego?
A.M.: Sim. Existe um grande aprendizado na experiência prática. Você sempre vai obter novas visões de mundo, isso pode te ajudar a decidir carreiras, metas, propósitos e até mesmo criar networking. 

Não existe experiência na vida que não agregue o conhecimento, e não existe conhecimento que não agregue desenvolvimento profissional e pessoal.

Foto: Arquivo Pessoal
Alexandre durante evento da Aiesec

Já Lilian Tomioka participou como voluntária em um evento esportivo internacional, as Olimpíadas de 2016. Pelo relato que ela compartilhou com a Revista Quero, também é possível ter uma ideia de quanto essa experiência é transformadora, assim como a do Alexandre, mesmo em cenários e com durações bem diferentes. Veja:


"É uma experiência fora do comum. Capacita o voluntário de uma forma que te deixa pronto para qualquer eventualidade profissional. Na prática, parece um mini-intercâmbio. Pois você conhece diversas culturas, fala outras línguas, se vira e desvira para fazer acontecer aquilo que te colocaram responsável. Desde saber como se portar diante do primeiro ministro de um país até limpar o chão do local de jogo. Não só pela atividade extra no seu currículo, é uma experiência de curto prazo que faz você sair da sua zona de conforto."


Foto: Arquivo pessoal
Lilian durante sua experiência como voluntária nas Olimpíadas 2016

Ficou interessado em ser voluntário? Busque opções na sua cidade! Uma dica é buscar em grupos de Facebook ou pedir informações na Prefeitura Municipal. 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54