Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como fazer uma pós-graduação no exterior

por Caroline Sassatelli em 18/04/19 1 mil visualizações

Estudar em outro país é a vontade de várias pessoas, porém, muitas vezes esse sonho parece inalcançável - ainda mais quando se trata de se especializar fazendo uma pós-graduação em uma universidade no exterior.


Apesar de parecer uma meta inalcançável, acredite: existem algumas maneiras de conseguir fazer seu curso lá fora (inclusive sem precisar pagar mensalidade nenhuma para isso em alguns casos).

Leia também:
+ 4 qualidades dos profissionais brasileiros mais valorizadas no exterior
Saiba como escolher a pós-graduação perfeita

Pagando por isso

A primeira opção é juntar uma grana para pagar pela sua pós-graduação na faculdade de preferência. Os custos nesse caso podem ser bastante altos, ainda mais dependendo do país escolhido. Para se ter uma ideia, em uma universidade de ponta, como Harvard, Cambridge ou MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) uma pós-graduação ou um MBA pode chegar a US$ 90 mil por ano, fora gastos com alimento e moradia, por exemplo.

Vale dizer que faculdades em países que não estejam nos Estados Unidos ou no Reino Unido costumam ser bem mais enconta do que as que estão nesses locais. Ainda, também é importante pesquisar sobre a possibilidade de financiar as mensalidades, o que pode variar entre as instituições, mas costuma chegar até 20 anos.

Bolsas de instituições

Também é possível encontrar a oportunidade perfeita para fazer sua pós-graduação na gringa com alguma bolsa de estudo oferecida por instituições nacionais ou internacionais. Exemplos delas são as fundações Lemman e a Estudar. Instituições estrangeiras como Fundación Carolina e Fullbright também oferecem esse mesmo tipo de bolsas de estudo.

Bolsas nas faculdades

Muitas universidades em vários países oferecem bolsas de estudo para seus cursos, abrindo a oportunidade para que alunos de outros países tentem uma vaga para estudar sem custos ou por um valor bem abaixo do normal.

Outro caso é o dos países em que o setor de ensino público é gratuito, como a França, Alemanha, Suécia, Eslovênia e Noruega. Nesse caso é necessário pesquisar as regras da faculdade escolhida que regulam sobre a entrada de alunos estrangeiros e, ainda, quais são os requisitos para a aprovação.


Lembre-se!

Além dos estudos é importante lembrar que você também terá gastos com alimentação, moradia e passeios porque ninguém é de ferro. A maioria dos países limitam as horas de trabalho por dia para quem está estudando, o que acaba diminuindo o seu ganho caso você esteja pensando em se bancar por lá dessa forma.

Vale lembrar também que, durante o processo seletivo, quase todas as universidades exigem um exame de proficiência na língua local, ou no inglês, para que o aluno possa acompanhar o conteúdo das aulas sem problemas.

Em inglês, os testes de proficiência mais comuns são o International English Language Testing System (IELTS), o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o Test of English for International Communication (TOEIC).

Leia também:
Quais são os melhores cursos de inglês online?
Como melhorar seu inglês para viagem?

Já o teste de proficiência em espanhol mais comum é o é o DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), que é a prova oficial de avaliação do grau de fluência em espanhol, emitido e reconhecido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha.

Validação de diploma? Como assim?

Outro ponto importantíssimo é entender como um diploma emitido no exterior pode ser validado no Brasil.

Atualmente não existem regras que definam essa questão para pós-graduações lato sensu (especialização e MBA), porém, o Ministério da Educação (MEC) define que as pós stricto sensu (Mestrado e Doutorado) sejam reconhecidas por universidades brasileiras  credenciadas, pública ou privada. É importante que essas instituições tenham cursos de pós-graduação avaliados, autorizados e reconhecidos, na mesma área de conhecimento, em nível equivalente ou superior.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Site oferece mais de 110 mil bolsas de estudo para pós-graduação

Para fazer essa validação é necessário entrar com um requerimento de reconhecimento em uma instituição ensino superior do Brasil com as características citadas e pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas, a qual pode variar de instituição para instituição.

O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de reconhecimento de diplomas de Mestrado ou Doutorado por tramitação regular é de até 180 dias e por tramitação simplificada é de até 60 dias, a contar da data de entrega da documentação necessária.


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54