E aí, galera! Tudo certo? Vou contar um pouquinho para vocês como foi minha experiência como aluna da Anhanguera de Jacareí. Terminei meu curso de Publicidade e Propaganda agora, apresentei meu TCC dia 6 de dezembro e já estou com saudade!
A Instituição
Sobre a Instituição em si não tenho o que reclamar não, ao longo do curso pude perceber a preocupação da instituição em formar melhores profissionais para o mercado, tanto que, durante todo o curso, a instituição foi mudando vários processos com foco em melhorar a qualidade de ensino, como por exemplo aumentando a nota média para aprovação nas disciplinas. Outra mudança que também ocorreu foi no formato de TCC, que agora é em formato de pesquisa científica. No início a mudança até assustou os alunos, mas agora tenho para mim que foi melhor desta forma, sinto-me mais preparada para os desafios do mercado e para começar minha pós.
Corpo Docente
O corpo docente da instituição é excelente. O do meu curso tinha mestres, doutores e especialistas. Todos os professores vinham com uma longa experiência de mercado, o que foi essencial, já que eles traziam bastantes situações reais do mercado para as aulas, enriquecendo ainda mais o conteúdo apresentado em sala. Além disso, o que mais me marcou com relação aos meus professores foi o empenho e dedicação de cada um, para realmente fazer com que a turma aprendesse, em algumas situações quando a turma faltava com maturidade, os professores não “passavam a mão na cabeça” da turma, nos feedbacks era possível perceber a preocupação deles em formarem profissionais maduros para o mercado. O nível de exigência dos trabalhos era alto, ao longo do curso percebi que o nível de dificuldade e exigência dos trabalhos por parte dos professores foi aumentando, o que para mim foi ótimo, pois me fez crescer! Os professores estavam sempre acessíveis, até nas mídias sociais, nos desafiaram a ser melhores, ter mais qualidade e promoviam debates em sala, estimulando o senso crítico.
Grade do curso
Eu fiquei bem satisfeita com a grade do curso, tive matérias desde Design Gráfico até Marketing, Direção e Produção de Rádio e TV, Fotografia, Administração de Agência, Redação Publicitária, ou seja, é uma grade bem ampla, que prepara o profissional não apenas para trabalhar em agências, mas nas diversas áreas da comunicação, afinal Publicidade é muito mais do que criação de artes, ela envolve muito planejamento, além de outras coisas.
A grade do curso era flexível, durante a graduação minha grade mudou umas três vezes, isso eu não curti tanto, algumas matérias ficaram meio repetitivas, mas mesmo assim a grade do curso não deixou a desejar, é uma grade bem completa.
Coordenação e Direção
O coordenador do meu curso sempre foi muito prestativo e paciente, fazia o possível e impossível para ajudar a turma em tudo que precisava, e quando era algo que não estava em suas mãos, ele simplesmente ouvia as angústias da turma e mostrava que estava ali por nós. Todo este suporte foi muito importante, saber que tinha alguém ali que fazia essa ponte entre nós e a instituição, que lutava por nós, fez toda a diferença. Posso dizer seguramente que ele contribuiu tanto para o meu crescimento pessoal como profissional. Já disparei vários e-mails para sua caixa de entrada, com dúvidas desde a escolha da minha pós-graduação, até orientação para realização de um projeto. Sem dúvida ele teve grande importância na minha formação.
Sobre a Direção da faculdade, eu só precisei deste suporte uma vez para resolver uma questão, e fui muito bem atendida, a resposta foi rápida e atendeu minha necessidade. Já vi o diretor algumas vezes andando pela instituição conversando com os alunos. Com a experiência que tive, vi que ele é bem acessível e realmente resolve o que é preciso.
Minha experiência de forma geral
Citei só os itens acima pois acredito que sejam os mais importantes. Já falei sobre outros itens como o laboratório de comunicação e a biblioteca em outros textos, que também são excelentes!
De forma geral, minha experiência com a Faculdade Anhanguera foi incrível, superou minhas expectativas, não me arrependo de escolhido esta faculdade, estudar na Anhanguera me tornou uma profissional mais madura, exigente, com visão crítica, me abriu a mente para diversas questões, me desafiou a ser melhor, fazer tudo com excelência, despertou o desejo de empreender, me ensinou a planejar (até demais hahaha) e me ensinou muito sobre pessoas. O relacionamento com a instituição foi bem bacana, os últimos quatro anos foram incríveis, já sinto saudade!