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Universidades

Como foi o 1° Ciclo de Palestras da Unimep

Na penúltima semana de outubro, a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) realizou o 1° Ciclo de Palestras em Marketing e Comunicação. Grandes nomes da propaganda João Zicard, Marcia Magno, Cibar Ruiz e Newton Nagumo fizeram parte da lista de palestrantes e garantiram o sucesso do evento.

Com o tema A Importância da Construção de Marcas na Era Digital, as palestras ocorreram em dois dias, segunda-feira (22/10), com a abertura de João Zicard e discussões sobre trade marketing.

Pedro Marcilio, responsável por apresentar o evento

Em seguida, Márcia Magno falou sobre branding e gestão de marcas. Na sexta-feira (26/10), foi a vez de Cibar Ruiz explicar a criatividade e Newton Nagumo fechar o ciclo com seus comentários sobre planejamento na Publicidade. A apresentação do evento ficou com Pedro Marcilio, Mentor da Experts Assessoria de Comunicação & Marketing.

João Zicard


João Zicard, Sócio-Diretor da Zicard-Accentiv e eleito por três vezes o melhor empresário “bellow-the-line” do ano, abriu o ciclo de palestras com questionamentos sobre a diferença das pessoas que trabalhavam na agência de antigamente e as de hoje. A conclusão foi de que a mentalidade mudou e de que hoje, com a fragmentação da mídia, a cobertura nacional não existe mais. Dessa forma, as marcas precisam estar inseridas em diversos outros canais que não sejam mais a antiga TV para atingirem o seu público e tornarem-se relevantes. Em sua fala, ele disse que quem constrói as marcas hoje não são mais as agências e sim as pessoas, por isso, a história construída precisa ser ideal aos seus objetivos, e assim para que todas as pessoas entendam a marca da mesma maneira, sejam clientes ou vendedores dela. João finalizou sua palestra contando que o melhor canal de venda do Brasil é o consumidor final, assim, a construção da marca no meio digital e físico precisa ser forte e falar a mesma coisa para que o consumidor fale bem dela e a indique de maneira orgânica (sem gastos) para outras pessoas.

Marcia Magno


Márcia Magno, especialista em Branding, Endomarketing, Promoção e premiada como a melhor profissional em Comunicação Corporativa “Comunique-se em 2007”, começou sua palestra comentando que entre o produto e a marca existem diversos fatores como, emoções, afinidades e significados que foram construídos por meio de pontos de relacionamento da empresa que trabalham para que exista uma coerência e uma personalidade nessa marca. Seguiu dizendo que marca é diferente de produto, logotipo, marketing, publicidade e relações públicas, e sim é “a cara” da empresa/produto/serviço. O branding é a gestão da marca, somando o conjunto de estratégias e ações voltadas para promover a percepção positiva dos públicos sobre seus produtos ou serviços. Hoje, com o avanço das mídias digitais, os consumidores assumiram um papel de fiscalizar a marca sobre suas ações e posicionamentos, ganhando cada vez mais voz e relevância. Diferente dos consumidores de antigamente que eram passivos e aceitavam a marca de qualquer maneira.

Cibar Ruiz


Cibar, redator e diretor de criação que já atuou em diversas agências de SP, como: Young & Rubicam, DM9DDB, TBWA, Leo Burnett e entre outras, também faturou sete leões no Festival de Cannes. O palestrante começou sua apresentação dizendo que as pessoas gostam de matar as coisas e, quando o assunto são as mídias, esse sensacionalismo acontece sempre quando dizem que uma mídia de comunicação “morreu” e será substituída por outra, como no caso da TV, frases como “a TV acabou” ou “A internet matou a TV”, são comuns, mas, para o palestrante, esses veículos jamais irão desaparecer. Eles apenas perderam uma parte de sua força. O alerta foi para não fazer sempre mais do mesmo quando o assunto é propaganda, pois é necessário se destacar em qualquer mídia, porque um grande conceito é o que faz a diferença, mas esse conceito nunca pode ser de difícil compreensão, pois aí talvez nós não atingiríamos o nosso público, ou seja, mais é menos na publicidade também. Ele finalizou nos apresentando dois cases de sucesso dos quais ele fez parte (Nissan e Häagen-Dazs) e que mostravam a simplicidade dos conceitos e do design de suas campanhas.

Newton Nagumo


Newton é diretor do Grupo de Planejamento e Professor da Planning Academy. Já atuou como Líder de Planejamento em diversas agências, como: JWT, W/Brasil, Dentsu, Loducca e etc. Para fechar a noite e também o 1° Ciclo de Palestras em Marketing e Comunicação, ele falou sobre a relação do Planejamento com o tema do Ciclo. Se criação cria, atendimento atende, planejamento planeja o que?, perguntou o palestrante. Esse é um questionamento muito comum quando o assunto é planejamento e, para isso, é necessário fazer outras perguntas, como: Quem é o consumidor? Por que ele não está consumindo? E qual á a demanda que eu não estou conseguindo atender? Mais do que conhecer o seu produto, é persuadir e comunicar o consumidor. Atualmente, não basta apenas atrair o seu público, você tem que defender um ponto de vista social e/ou sustentável por trás do seu produto ou serviço, porque as pessoas, hoje, presam pelo posicionamento que as marcas consomem e defendem. Ele também apresentou cases de sucesso e de como as marcas conseguiram se reposicionar a partir de um ponto de vista social (um propósito), que pode aumentar as suas vendas por meio de decisões mais ousadas, como foi o caso da Barbie, que se reposicionou em relação aos valores femininos, e da Nike, que condenou o racismo e a xenofobia sofridos por atletas.

Qual foi a minha impressão sobre o evento

No geral, foi um ciclo de palestras muito bom, que mostrou um pouco de como funcionam alguns ramos da Publicidade sob o ponto de vista de diferentes profissionais da área que são bastante experientes.

Renato Elston Gomes, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unimep

Gostaria de agradecer ao Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Renato Elston Gomes, por disponibilizar as fotos do evento para o texto que escrevo.

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