Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Como foi o quarto semestre de Jornalismo na Unip

por Natália Oliveira em 20/12/18 290 visualizações

O curso de Jornalismo na Unip possui oito semestres. Isso significa que, ao finalizar o quarto semestre, o aluno já realizou metade do curso e cada vez mais está se aproximando da reta final.


A grande novidade nesse estágio do curso é que, diferente dos outros, ele é composto por cinco disciplinas presenciais, duas online, sendo uma da grade e outra optativa, e a costumeira Atividade Prática Supervisionada (APS).

Seguindo essa nova divisão, saiba mais sobre as disciplinas do quarto semestre de Jornalismo da Unip.

Cultura Brasileira Contemporânea

A disciplina aborda temas como a construção da identidade e da identificação, dos sensos comuns, críticos e científicos, dos fragmentos em notícias, dos grupos de referência, de como os indivíduos são influenciados pela sociedade e como a cultura é formada por meio dos símbolos que o homem constrói. No quarto semestre, em 2018, para os alunos do período noturno de Jornalismo, a disciplina foi ministrada pela professora Suzana Larangeira , que por meio de reflexões, perguntas e exemplos dados em aula, levou os alunos a pensarem além, incentivou a construção de ideias e ligações com o passado, presente e futuro, fazendo com que as situações modernas tenham conexão com o nosso dia a dia.

Técnicas de Produção Audiovisual em Jornalismo

Disciplina voltada para a explicação de como os recursos audiovisuais são utilizados em filmes, documentários e telejornalismo. Começou com uma breve introdução sobre história da fotografia e como as cores são utilizadas, mas o foco principal foi apresentado dentro dos recursos audiovisuais como, os planos de filmagem close ou geral, as lentes, a claridade e a escuridão, e o uso do som ou a falta dele. A segunda prova da disciplina foi baseada em pequenos vídeos temáticos, de até três minutos, cujo os alunos desenvolveram a partir dos conceitos compartilhados. No total, foram quatro vídeos que motivaram os alunos a praticarem o que foi aprendido em aula.

Jornal Laboratório e APS

O mesmo professor que lecionou a matéria presencial Jornal Laboratório, também orientou a APS. Dessa forma, as duas disciplinas andaram lado a lado durante o semestre, uma complementando a outra. Os alunos colocaram em prática a construção de matérias jornalísticas, com a definição de pauta, a busca por fontes qualificadas, a edição jornalística, os profissionais necessários para compor uma redação e a construção de um jornal impresso.

Oficina de Linguagem

Uma das disciplinas mais interessantes do quarto semestre, a Oficina de Linguagem, direcionou o olhar dos alunos para os modos de interpretação de textos, títulos, discursos e seus contextos, fotografia jornalística, regência, aspectos verbais, norma culta, aplicação da objetividade no Jornalismo e como a subjetividade pode afetar o entendimento do leitor. A disciplina abordou principalmente a representação por meio do que é apresentado ao leitor e do contexto que está inserido no meio da sociedade.

Psicologia do Consumidor

O componente curricular Psicologia do Consumidor foi presencial e, basicamente, aprofundou a disciplina de Marketing, tida no primeiro semestre. Assuntos como, os papeis do consumidor, a forma como ele é afetado pelas influências, os comportamentos de consumo e as teorias da motivação foram tratados, debatidos e exemplificados. Além das disciplinas obrigatórias, os alunos puderam escolher uma disciplina optativa

Qual é a avaliação que eu faço

Com mais um semestre concluído, a busca pelo diploma fica cada vez mais perto. Assim, as responsabilidades acadêmicas aumentam e os níveis dos trabalhos e atividades também. Entretanto, o caminho torna-se melhor quando podemos contar com professores capacitados, que motivam os alunos a praticarem cada vez mais o que é aprendido em sala.


Veja também 

Como foi o terceiro semestre de Jornalismo na Unip
Como é o 2º semestre do curso de Jornalismo na Unip
Como é o primeiro semestre do curso de Jornalismo na Unip Vergueiro

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54