Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como foi o terceiro semestre de Jornalismo na Unip

por Natália Oliveira em 31/07/18 160 visualizações

Com o tempo, você se acostuma com o ritmo da faculdade e não sofre tanto com a entrega dos trabalhos, atividades e provas que geralmente coincidem.


O terceiro semestre de Jornalismo na Unip é tranquilo se comparado aos outros, mas cansativo da mesma forma que os anteriores. Os componentes curriculares seguem organizados em quatro disciplinas presenciais, uma online e uma Atividade Prática Supervisionada (APS).

Assessoria de Imprensa

A disciplina aborda o sentido da Assessoria de Imprensa dentro do Jornalismo e as principais diferenças das duas áreas, com o sentido da imparcialidade do jornalista, versus a visão do assessor, que tem que escolher um lado. Os conceitos são aplicados basicamente através de teorias e experiências do professor. A grande oportunidade de prática foi na APS, em que conseguimos ver as dificuldades enfrentadas por assessores e como agir mediante ao seu cliente e o mundo comercial.

Web Jornalismo e Mobilidade

Trata-se de uma disciplina muito atual, pois mostra a migração do Jornalismo impresso para o digital, a chegada da internet, os primeiros anos da Web, as ferramentas que o mundo online possibilitou para a difusão da informação, como os vídeos, enquetes em tempo real e hiperlinks. A mobilidade é abordada para explicar como as pessoas entram em contato com as notícias, seja pelo celular, computador, TV e até mesmo os adeptos do jornal impresso. A forma prática de aplicação dos assuntos foi muito interessante. A maioria dos trabalhos foi relacionada à criação de sites ou blogs, e os grupos de alunos tiveram que alimentar com notícias criadas ou compartilhadas na web, sempre evitando as fake news.

Editoração em Jornal Impresso

O nome pode remeter ao primeiro estilo do jornal: o impresso. Mas, não se engane! A disciplina é muito moderna. Aplicativos do pacote Adobe são utilizados para ensinar aos alunos a editarem jornais, revistas, livros e outros materiais impressos. O componente é desafiador, requer atenção nas explicações e foco porque um milímetro pode desconfigurar a página inteira.

Jornalismo Especializado

Dentro do Jornalismo existem gêneros diferenciados. Essa disciplina abrange os diversos tipos: o cientifico, cultural, político, entre outros. É o primeiro contato explicativo sobre as vertentes que nós alunos podemos escolher como especialização. A disciplina foi muito esclarecedora e desvendou mitos relacionados a certos tipos de Jornalismo, como por exemplo: “Jornalismo seria mais fácil do que outros”. O que não é verdade. Aprendemos a valorizar cada meio jornalístico e a sua importância para a sociedade.

Homem e Sociedade

É uma disciplina que discute a antropologia social como uma das ciências da sociedade. Apresentando o comportamento humano, a cultura e as formas de comunicação, que geram a diversidade que encontramos entre os povos, nações e pessoas. Também fala sobre questões atuais como o poder da internet em espalhar informações. Por ser online, requer mais dedicação quando comparada às demais disciplinas. Os alunos precisam dedicar mais tempo à leitura e à interpretação na hora de estudar e compreender as matérias.

Atividade Prática Supervisionada (APS)

O tema da APS do terceiro semestre se conectou com Assessoria de Imprensa. O mesmo professor que ministrou a disciplina orientou a Atividade Prática. Nesse semestre, cada grupo de até 5 alunos procurou um cliente para realizar um plano de assessoria para o seu negócio, envolvendo o planejamento estratégico, release, mensuração de expectativas, diagnóstico, plano tático e outros itens aprendidos em aula.

Conclusões sobre essa etapa do curso

Devido à carga de experiências que vamos acumulando no decorrer dos semestres, posso dizer que o terceiro semestre conta com mais atividades e trabalhos envolvendo a criação de jornais e conteúdos. Somos estimulados a alimentar a nossa criatividade, capacidade de escrita e percepção do que pode ou não ser uma notícia. Os erros são apontados em forma de feedback para que possamos corrigir e evitá-los futuramente.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54