logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Como funcionam os projetos de Iniciação Científica na Faculdade Sumaré

por Mikaely Rodrigues em 20/12/17 260 visualizações

Hoje vou falar um pouco para você sobre como funcionam os projetos de Iniciação Científica (IC) na Faculdade Sumaré!


Para elaborar este projeto há alguns pré-requisitos que os alunos precisam atender, são eles:

- Estar cursando a partir do segundo semestre;

- Não possuir nenhuma DP (repetir alguma matéria);

- Além disso, acredito que gostar de ler e escrever são dois pontos importantes que devem ser levados em consideração.

Caso o aluno atenda a esses requisitos, basta elaborar um projeto com o tema que você deseja pesquisar mais a fundo e submetê-lo à análise de uma comissão de avaliação. O edital dos projetos de IC na Sumaré é divulgado sempre no final do ano.

No meu caso, o tema que eu escolhi foi o de “Gestão Estratégica”, por ser um tema que possui muitas ramificações e proporciona uma pesquisa bem mais aprofundada, pois engloba administração estratégica e administração corporativa, sendo que é possível abordar como era o seu funcionamento antigamente e como foi a sua evolução ao longo dos anos. Entretanto, é preciso saber que esse tipo de projeto não pode ser feito de qualquer modo e, por isso, um dos meus professores se dispôs a me orientar.

O professor foi quem mais me ajudou a escolher qual seria o meu campo de pesquisa, já que ele me apresentou um leque de opções com temas voltados à minha área de atuação e, como mencionado anteriormente, a administração estratégica foi o qual mais me chamou atenção. Depois que eu escolhi a temática, ele me encaminhou o artigo “Estratégia, administração estratégica e estratégia corporativa”, retirado do “Caderno de pesquisas em Administração, São Paulo.

Além desse artigo, o professor me ensinou uma forma mais prática para ler e entender o conteúdo do texto. Ele me orientou da seguinte forma:
 
1 - No primeiro momento, eu deveria fazer uma leitura sinalizando as palavras que não conheço;
 
2 -  Após isso, foi preciso buscar o significado de cada uma delas e fazer uma releitura para que houvesse uma compreensão mais clara sobre o conteúdo;
 
3 - Só depois disso eu poderia fazer um resumo técnico com aquilo que foi entendido, sempre fundamentando os meus argumentos com as ideias centrais dos autores.
 
Agora que já estou na produção da iniciação, minha expectativa para este projeto está muito grande, até porque não será nada fácil.
 
É importante lembrar que, além do conhecimento sobre a área, um dos maiores benefícios de realizar o projeto de IC na Sumaré é que o aluno contemplado com esta oportunidade pode ganhar um bolsa integral durante dois anos, contando também com o reconhecimento curricular.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54