Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Como lidar com os 'nãos' na busca por emprego

por Maria Fernanda Alves em 19/07/18 910 visualizações

Conseguir um emprego não tem sido tarefa fácil em 2018. Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil está em 12,7%.

Todos os candidatos a uma vaga estão sujeitos a receber o tão temido não. É preciso estar preparado para recebê-lo e não deixar que o fato atrapalhe sua busca por emprego.

Sei que receber um não é frustrante, desanimador e pode abalar sua autoconfiança, mas hoje vamos conversar um pouquinho sobre como lidar com a negativa da melhor forma possível.

Primeira reação

É preciso ter muito cuidado para não agir de forma agressiva no calor do momento. Quando eu trabalhava ativamente com Recrutamento e Seleção, recebia alguns e-mails de candidatos contestando a decisão da empresa, alegavam de forma grosseira que o RH havia errado e perdido um excelente candidato. Candidatos que agem dessa maneira dificilmente conseguem uma segunda chance na mesma empresa, mesmo que tenham excelente competência técnica.


Quando você receber a negativa, segure um pouco sua emoção, respire e agradeça a oportunidade de conhecer a empresa e diga que está à disposição para futuras vagas. Caso tenha gostado muito da empresa, escreva um e-mail de agradecimento mais elaborado, deixe a empresa saber o quanto você se interessa pela empresa, mesmo após não ser aprovado.

Trabalhar os possíveis erros

Você pode não saber claramente os motivos que levaram o RH a escolher um outro candidato, mas pode avaliar seus possíveis erros durante o processo seletivo e melhorar para as próximas seleções.

Relembre todas as etapas do processo seletivo, desde a primeira troca de emails até entrevistas presenciais e tente identificar se você falou muito ou pouco, se levou algum assunto que não conseguiu elaborar muito bem, se deixou de mencionar algum conhecimento ou experiência, e tópicos parecidos.

Leia também:
Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego
Como responder sobre suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego

Melhor atitude com futuras oportunidades

Não passar em um processo seletivo não significa que você fracassou, mas sim que um outro candidato se adequou melhor ao que a empresa estava procurando. O que você precisa levar de lição é 'O que tenho que fazer para me adequar às vagas pelas quais me interesso?' - Se perceber que está aquém do que as empresas estão buscando, é preciso se mexer. Veja se precisa de um curso de inglês, dominar algum sistema/ferramenta ou fazer uma graduação para se equiparar aos concorrentes que estão levando a melhor. 

Se perceber que está na hora de fazer uma graduação ou pós-graduação para aumentar sua chance de conseguir uma vaga de trabalho, tenho uma super dica. O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil e é uma excelente saída para quem não pode pagar muito para estudar.

Encontrar bolsas de estudo

Estou torcendo para que você encontre o seu emprego dos sonhos. Boa sorte!

Ah, deixe um comentário para que eu possa saber o que você achou do texto. Sugestões de temas também são super bem-vindas :) 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54