Conseguir um emprego não tem sido tarefa fácil em 2018. Segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil está em 12,7%.
Todos os candidatos a uma vaga estão sujeitos a receber o tão temido não. É preciso estar preparado para recebê-lo e não deixar que o fato atrapalhe sua busca por emprego.
Sei que receber um não é frustrante, desanimador e pode abalar sua autoconfiança, mas hoje vamos conversar um pouquinho sobre como lidar com a negativa da melhor forma possível.
Primeira reação
É preciso ter muito cuidado para não agir de forma agressiva no calor do momento. Quando eu trabalhava ativamente com Recrutamento e Seleção, recebia alguns e-mails de candidatos contestando a decisão da empresa, alegavam de forma grosseira que o RH havia errado e perdido um excelente candidato. Candidatos que agem dessa maneira dificilmente conseguem uma segunda chance na mesma empresa, mesmo que tenham excelente competência técnica.
Quando você receber a negativa, segure um pouco sua emoção, respire e agradeça a oportunidade de conhecer a empresa e diga que está à disposição para futuras vagas. Caso tenha gostado muito da empresa, escreva um e-mail de agradecimento mais elaborado, deixe a empresa saber o quanto você se interessa pela empresa, mesmo após não ser aprovado.
Trabalhar os possíveis erros
Você pode não saber claramente os motivos que levaram o RH a escolher um outro candidato, mas pode avaliar seus possíveis erros durante o processo seletivo e melhorar para as próximas seleções.
Relembre todas as etapas do processo seletivo, desde a primeira troca de emails até entrevistas presenciais e tente identificar se você falou muito ou pouco, se levou algum assunto que não conseguiu elaborar muito bem, se deixou de mencionar algum conhecimento ou experiência, e tópicos parecidos.
Leia também:
Três coisas que você NÃO deve fazer em uma entrevista de emprego
Como responder sobre suas qualidades e defeitos na entrevista de emprego
Melhor atitude com futuras oportunidades
Não passar em um processo seletivo não significa que você fracassou, mas sim que um outro candidato se adequou melhor ao que a empresa estava procurando. O que você precisa levar de lição é 'O que tenho que fazer para me adequar às vagas pelas quais me interesso?' - Se perceber que está aquém do que as empresas estão buscando, é preciso se mexer. Veja se precisa de um curso de inglês, dominar algum sistema/ferramenta ou fazer uma graduação para se equiparar aos concorrentes que estão levando a melhor.
Se perceber que está na hora de fazer uma graduação ou pós-graduação para aumentar sua chance de conseguir uma vaga de trabalho, tenho uma super dica. O Quero Bolsa oferece bolsas de estudo em faculdades de todo o Brasil e é uma excelente saída para quem não pode pagar muito para estudar.
Estou torcendo para que você encontre o seu emprego dos sonhos. Boa sorte!
Ah, deixe um comentário para que eu possa saber o que você achou do texto. Sugestões de temas também são super bem-vindas :)