Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como lidar com pessoas difíceis no trabalho

por Natália Plascak Jorge em 11/04/18 63 mil visualizações

Não importa muito o lugar em que você trabalhe. Pode ter certeza de que em algum momento da sua vida profissional você vai se deparar com uma situação em que seja necessário saber como lidar com pessoas difíceis. Acredite! Isso é mais comum do que você imagina.

Pode ser um cliente, um colega de trabalho ou até mesmo o seu próprio chefe. O fato é que existem algumas estratégias para lidar com pessoas difíceis, e isso pode ajudar você a não surtar no trabalho.

Para ajudar aqueles que estão passando por esse período turbulento e precisam de ajuda para controlar a situação, a Revista Quero procurou a gestora de Felicidade da Quero Educação, Lindsey Bueno, para algumas dicas sobre o assunto

Dicas para saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho

  1. Desenvolva o autoconhecimento
    Quando o assunto é saber lidar com pessoas difíceis, o autoconhecimento acaba sendo a principal forma de tirar isso de letra. Ter uma consciência maior sobre como é a sua personalidade, quais são seus pontos fortes, suas crenças, suas emoções e suas fraquezas ajuda muito. Tente tratar a situação utilizando essa perspectiva e faça uma análise profunda de como você lida com determinados comportamentos também.
  2. Tenha empatia
    Às vezes, o exercício de se colocar no lugar do outro pode trazer grandes descobertas sobre o motivo daquele tipo de comportamento. Isso faz com que você tenha mais resiliência (capacidade de se recuperar facilmente ou se adaptar a mudanças ou a cenários desfavoráveis) para as coisas que você não concorda e dá força para aquilo que você realmente precisa se preocupar.
  3. Trabalhe com uma escuta ativa
    Aprender a ouvir o que é dito nas entrelinhas pode ser difícil, mas faz toda a diferença quando é preciso saber lidar com pessoas difíceis. Por mais que ela esteja nervosa, seja difícil ou agressiva, você pode ter uma escuta ativa e passar a entender várias coisas que ela está tentando dizer, além de fazer com que a pessoa sinta que você se importa com ela. Afinal, esse tipo de atitude também está tentando informar alguma coisa, certo?
  4. Seja gentil em todas as situações
    Em certos momentos, a dificuldade de tentar contornar essa situação pode ficar ainda mais aflorada. Para esses dias, manter a calma é essencial. A gentileza gera gentileza e pode até envolver um sentimento de gratidão.
  5. Tenha jogo de cintura
    Jogo de cintura é tudo na vida. Levar as coisas com bom humor facilita muito nesses casos. Coloque isso para a vida, porque, independentemente da situação, se você olhar o lado negativo, as coisas vão ser sempre ruins.
Lembre-se: nem sempre ou quase nunca as pessoas vão ter a mesma visão que você. Aprenda a lidar com isso. Outra coisa: não pegue para você um problema que não é seu.

Tenha em mente que o mundo do trabalho faz com que pessoas diferentes tenham uma convivência forçada. E, por mais que elas tenham tido experiências e formações distintas, o convívio deve ter o mínimo de respeito.

É importante também saber diferenciar as situações e compreender que, alguns casos, são mais sérios e precisam de medidas mais fortes. Se você se sentir esgotado e com a sensação de que já tentou de tudo, procure ajuda. Converse com o seu superior ou até mesmo com o departamento de RH da sua empresa. Existem casos que podem exigir até mesmo terapia.

Outra coisa é saber identificar abusos como o assédio, por exemplo. Isso vai demandar também uma ajuda especializada. 

E aí? Você se identificou com alguma situação? Colocou em prática alguma dica para saber como lidar com pessoas difíceis no trabalho?


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54