Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

6 dicas de como melhorar a memória

por Natália Plascak Jorge em 10/04/17

Você esquece com frequência suas chaves? Não sabe onde deixou o celular? Perde os óculos em qualquer lugar? Não consegue lembrar as várias senhas que cadastrou? E os aniversários das pessoas, você espera o Facebook te avisar? Se você não está conseguindo guardar aquela matéria que estuda e não lembra nem o que almoçou ontem, fique de olho nessas dicas que a Revista Quero preparou de como melhorar a memória:

  1. Tenha uma alimentação saudável

Preocupar-se com uma alimentação balanceada pode trazer vários benefícios, inclusive, o de nutrir a nossa memória. Uma dieta rica em verduras, legumes, grãos integrais, peixes e frutas pode ser uma grande pedida. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consumir 400 g ou 5 porções de frutas e vegetais por dia reduz o risco de contrair certas doenças e ajuda a garantir uma quantidade adequada de fibras.

2. Pratique atividades físicas

Esse é outro ponto que aparece como positivo em diversos sentidos. O difícil mesmo é colocá-lo em prática. Talvez, a informação de que isso melhore a sua memória seja o empurrãozinho necessário para você deixar o sofá confortável da sua casa e fazer uma caminhada. A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

3. Evite o estresse

Segundo o neurologista do Hospital Albert Einstein, Dr. Ivan Okamoto, o estado emocional influencia também a memória. “Testes neuropsicológicos podem identificar as causas de comprometimento de atenção: ansiedade, estresse, alguns hormônios baixos como os tireoidianos, algumas vitaminas em baixa como as do complexo B12 podem afetar a memória. Mas, o principal é o humor e a ansiedade que interferem na aquisição e na evocação da informação”, afirmou Okamoto. Por isso, procure relaxar mais!

4. Invista na boa qualidade do sono

Outro ponto que o especialista destaca é a importância de dormir bem. “O sono faz parte do processo de consolidação da informação. Por isso, quem passa a noite inteira estudando e não dorme direito não consegue consolidar o aprendizado”, ressaltou. Respeite seus horários e não leve o celular para cama. Além de manter você mais agitado, ele pode retardar o seu horário de dormir.

5. Estimule atividades mentais e aprenda novas habilidades

Para manter a mente saudável, é preciso também que haja estímulo. Fazer o que não é habitual, ler, ir ao teatro ou ao cinema, aprender outra língua, aprender a tocar um instrumento, tudo isso aumenta o que chamamos de reserva cognitiva e pode funcionar em todas as fases da vida. Depois de dois anos praticando, já é possível ver resultado. "Em países preocupados com o envelhecimento da população, como a Finlândia e a Suécia, há um grande investimento em lazer, na manutenção de uma atividade profissional, no interesse de um curso de informática mesmo depois dos 50 anos", reforçou o neurologista.

6. Interaja socialmente

Estabelecer conexões com outras pessoas é ótimo para manter a qualidade de vida. Isso é importante principalmente para aqueles que já possuem idades avançadas e possuem uma tendência maior para o isolamento. Lembre-se de que as amizades são fundamentais até mesmo para manter a memória em dia.

Seguir uma receita não é garantia de uma ótima memória, mas, certamente, uma mudança de rotina em sua vida pode ser muito bem-vinda.

Gostou das dicas? Consegue lembrar qual foi a primeira?

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54