Quando fui aluno do ensino presencial, em 2016, eu enfrentava um problema que era a realidade de todos os alunos: o atendimento ao aluno. Tudo era um pouco confuso e burocrático. Quando me mudei para a Estácio, na modalidade de educação a distância (EaD), conheci o atendimento virtual!
A ideia do atendimento virtual que vou mostrar para vocês, economiza um tempo gigante, que nos fariam falta caso precisássemos ir até à secretaria presencial do seu campus para emitir um simples histórico, por exemplo.
Todo aluno da Estácio tem acesso ao Sistema de Informações Acadêmicas (SIA) que reúne diversas informações sobre sua vida acadêmica, acesso a bibliotecas, entre outras coisas. Porém, hoje vamos nos focar no atendimento virtual, que chamarei de requerimentos.
Acessando a aba de atendimentos será possível visualizar a aba de requerimentos, em que será possível fazer GRANDE PARTE dos pedidos, por exemplo: certificados, documentos acadêmicos, documentos para estágio, reembolso de boletos, solicitar diploma e tantos outros que você pode precisar um dia.
Algumas solicitações como o histórico escolar, que é um documento pronto, é gerado automaticamente quando é feito o requerimento e você mesmo pode salvar e imprimir, caso precise. Agora, se precisar de algum tipo de solicitação que não seja exatamente um documento pronto, será preciso esperar alguns dias até que tenha sua resposta.
A vantagem é não precisar se locomover até sua unidade para resolver essas questões, já que tudo é feito on-line e, na maioria dos casos, pelo menos para mim, resolveram tranquilamente todos os requerimentos.
Ah, apenas um aviso: algumas solicitações são pagas (como o de comparecimento no vestibular). Mas fique tranquilo, 90% dos documentos são gratuitos para serem emitidos e você pode consultar previamente se terá algum custo, basta acessar a mesma aba de atendimentos e selecionar tabela de preços.