Faltando apenas um mês para acabar a faculdade, algumas questões bastante reflexivas começam a tomar conta dos nossos pensamentos, não é mesmo?
A minha experiência em uma graduação a distância, no curso de Marketing da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), também fez isso. Posso concluir que a faculdade me trouxe muito aprendizado, principalmente no que diz respeito a empreender.
Já mencionei isso em textos anteriores, mas acho que agora seria interessante me aprofundar nessa história e mostrar como o Marketing aparece nisso tudo.
Marketing e o empreendedorismo: como tudo começou
O Marketing pode ser uma das áreas atuais mais ligadas a empreendedores, e existe um motivo: o estudo do mercado. Para quem quer empreender, é importante saber sobre o mercado e se preparar para ele, uma vez que as mudanças são incrivelmente rápidas.
Depois de pesquisar mais, percebi que esse curso era ideal para mim. Outra coisa importante e que acabou pesando bastante foi a questão do tempo. Eu buscava algo com uma duração menor, por isso a opção oferecida em um curso a distância na Metodista caiu como uma luva para mim.
O que veio em seguida
Uma coisa que o curso de Marketing foca bastante e que ficou gravada comigo é a possibilidade de encontrar pessoas que procuram e querem pagar por algo que você pode oferecer.
No início de 2016, eu fazia alguns trabalhos de design gráfico sem ser algo profissional. Logo após aprender a trabalhar com desenvolvimento web, criei a Web no Rio – Criação de Sites RJ, uma empresa de uma pessoa só, no caso, eu. Só precisei de um computador e dos conhecimentos que fui adquirindo ao longo do curso. Os clientes também vieram com as técnicas que aprendi com o curso.
Eu não sabia muito bem como oferecer para o cliente certo a melhor maneira possível, por isso, posso dizer que foi essa formação que me deu várias ideias de como divulgar meus serviços em fóruns de empresários e empreendedores, pesquisar possíveis clientes (perguntando em lugares como hotéis e restaurantes se tinham um site), desenvolver conteúdos de qualidade e uma imagem empresarial online atrativa.
Hoje, considero que todo esse aprendizado valeu muito a pena, pois em tempos de crise, eu estou bem. Ainda não conquistei uma fortuna, mas já viajei algumas vezes este ano, abri uma conta em uma corretora onde guardo mensalmente dinheiro e não tenho grandes gastos para manter o meu negócio, porque ele é todo virtual.
Como vejo o curso de Marketing no futuro
Certamente, o Marketing tende a crescer cada dia mais. Isso é fácil de ver, principalmente em grandes cidades, onde há muita procura por esses profissionais. Para quem quer um negócio próprio, trata-se de um grande curso, pois nele, além das técnicas e estudo de mercado, você aprende: administração, planejamento estratégico, economia e um pouco de publicidade. Ou seja, é possível ter uma boa visão de negócio.
Foram quase dois anos que me ajudaram muito a empreender e a definir bem o que quero para o meu futuro profissional.
Dicas para quem quer seguir o mesmo caminho
Ser um empreendedor jovem no Brasil conta com dois grandes desafios: baixo investimento financeiro e pouca experiência de mercado. Embora o conhecimento tecnológico esteja cada vez mais nas mãos dos jovens, começar um negócio dessa forma pode gerar medo. Por outro lado, há muitas possibilidades de começar, principalmente com a ajuda da internet e da faculdade.
A dica que eu poderia deixar é: aprenda, aplique esse conhecimento e tenha paciência com o processo. Com as mudanças constantes, esteja preparado e atento às novidades do mercado. Outro ponto importante é não ter medo. Tudo que é desconhecido se torna um desafio na primeira vez em que fazemos.
A todos que escolherem esse curso, desejo toda sorte do mundo nessa grande aventura!