Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como os alunos da Estácio devem se preparar para o exame da OAB?

por Anderson da Hora em 09/10/17 740 visualizações

Considerado um dos grandes nomes da comunidade acadêmica da Bahia, tive a honra de entrevistar o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e também Coordenador do curso de Direito da Estácio FIB, prof. Antônio Jorge Ferreira Melo.

Foto: Reprodução

Prof. Antônio possui graduação em Formação de Oficiais de Segurança pela Academia de Polícia Militar do Estado da Bahia e também se formou em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, ele se especializou em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Aproveitei a nossa conversa para perguntar a ele sobre os desafios para os alunos da Estácio FIB que querem prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Confira:

Revista Quero: Em sua opinião, para os alunos da Estácio quais são os maiores desafios para quem vai participar do processo seletivo da OAB?

Antônio Jorge: Penso que 60% ou mais dos desafios estão em nós mesmos. É preciso manter a calma para poder administrar bem o tempo de prova e fazer a interpretação do caso concreto. Os 40% correspondem aos estudos e muita dedicação ao longo do curso, em razão da grande quantidade de questões associada ao grande volume de assuntos.

RQB: Qual o nível de dificuldade da 2ª fase da Ordem nos últimos exames?

AJ: A cada prova da OAB o nível de dificuldade se eleva. Os candidatos têm dificuldade em identificar a peça processual e na sua elaboração, a cada exame, exige-se um maior grau de fundamentação jurídica.

RQB: Para a 2ª fase da OAB, que trata da peça a ser elaborada, qual critério o candidato deve adotar para escolher o tema para a prova?

AJ: A escolha do tema deve decorrer da afinidade do aluno com a matéria. É importante ler a legislação seca (sem comentários) e súmulas da matéria que escolheu para a prova. Além disso, com a resolução das provas anteriores, é possível fazer um levantamento dos temas mais cobrados.

RQB: O estudante  da Estácio que está pensando em fazer a prova da OAB no 8ª semestre vale a pena? Por que?

AJ: Vale a pena fazer a prova como teste, principalmente para treinar a administração do tempo e verificar como o assunto está sendo cobrado pela banca.

RQB: Qual tipo de material que os candidatos podem levar para a 2ª fase da OAB e qual melhor material a ser levado?

AJ: O candidato deve levar um Vade Mecum e um Código específico não comentado da disciplina escolhida.

 RQB: Que dicas você dá para os alunos da Estácio que farão pela primeira vez a prova da OAB?

AJ: Para a primeira fase, a estratégia é identificar a matéria que tem mais afinidade e, a partir dela, estudar as matérias mais próximas. Em todos os casos, é aconselhável revisar a Ética Jurídica, já que são dez questões na prova sobre esse tema e que são relativamente simples de serem respondidas. Com essa tática de estudo, as chances de acertar o número necessário de questões são maiores, já que, para cada disciplina estudada, existe a possibilidade de serem cobradas quatro a seis questões.

RQB: Por fim, qual dica você destacaria para os estudantes que pensam fazer a prova da OAB?

AJ: Estudar muito e o quanto antes é sempre algo salutar para aumentar as perspectivas de aprovação de qualquer candidato. Portanto, nenhum candidato deve pensar no seu estudo somente quando tem o Exame em uma perspectiva imediata: começar a se preparar apenas a, 6 meses da prova não deve ser visto como regra. Assim, é aconselhável revisar o conteúdo de todas as disciplinas e resolver o máximo de questões de provas anteriores, para treinar como é cobrado o assunto pela banca. Dessa forma, evita-se cair nas "armadilhas" das provas.

"Cuidado com a ansiedade caso não seja aprovado. A experiência servirá de aprendizado para a próxima e não pense que não irá perder finais de semana e noites estudando. Isso é necessário e vale a pena", conclui Melo.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54