“Ser” e “parecer” são coisas bem diferentes. E nem precisa ir muito longe para concluir isso! É só olhar para as amigues falsianes logo aí do lado, hum?! Pensando nisso, o escritor e presidente da TalentSmart , Travis Bradberry, listou 10 dicas para parecer mais inteligente, no site Entrepreneur . Mesmo que você seja dotado de um QI de Einstein, pode estar passando a imagem de ter a inteligência do Homer Simpson. E quem está mais para Homer Simpson mesmo, verá que pode fazer uns upgrades e impressionar o mundo. De acordo com o autor da pesquisa, “o quanto você se acha inteligente tem a mesma importância do quanto você realmente é inteligente”. #FicaaDica #Acredita #FénaSuaInteligência
#1 Use a inicial do nome do meio
Qual destes grupos contém nomes que parecem ser de pessoas mais inteligentes?
GRUPO 1Fátima Bernardes Fausto Silva
GRUPO 2Fátima G. Bernardes Fausto C. Silva |
Pode parecer bobagem, mas a pesquisa comprovou que o uso da inicial de um nome do meio aumenta a expectativa da capacidade intelectual da pessoa. Mudando o nome no Facebook em 3, 2…
#2 O que dizem os gráficos?
As pessoas tendem a acreditar mais nas informações quando elas contêm gráficos. Portanto, quando precisar apresentar aquele trabalho de faculdade, já sabe: gráficos, gráficos e gráficos! Não precisam ser complexos, apenas corretos.

#3 Beba com moderação
O estudo revelou que o simples fato de uma pessoa estar com um copo de bebida alcoólica na mão já é o suficiente para que ela passe a percepção de que é menos inteligente. Isso acontece porque a gente associa tão naturalmente o álcool a alterações mentais, que isso acaba afetando nosso julgamento. Então, quando for àquele jantar de negócios, nem adianta pedir uma taça de vinho para pagar de chique e inteligente, porque o tiro pode sair pela culatra!

#4 Confie no seu taco
Quando nem a gente mesmo acredita no que está dizendo, quem mais vamos conseguir convencer? Nada projeta mais inteligência do que a autoconfiança. As pessoas conseguem captar insegurança, o que pode soar como desconhecimento do assunto sobre o qual se está falando e, consequentemente, menos inteligência.


#5 Esgueire-se sorrateiramente das locuções linguísticas exacerbadamente rebuscadas (use linguagem simples! hehe)
Além de parecer arrogante, ao falar ou escrever aquelas palavras que ninguém costuma usar só para parecer inteligente, corremos o risco de errar e acabar soando meio… não inteligente. Comunicar-se com clareza, com linguagem simples e direta é mais fácil e soa melhor.

#6 Fale com emoção!
Se duas pessoas falam a mesma coisa, mas uma delas tem um ritmo melhor de discurso, faz menos pausas e tem uma boa variação do volume da voz, esta será vista como mais forte, melhor informada e mais inteligente. Essa dica requer um pouco de treinamento, gravações da própria voz para escutar depois e corrigir os eventuais defeitos, mas é comprovado que modular o discurso variando volume, velocidade e energia transmite mais confiança e inteligência.

#7 Olhe nos olhos
Além de ser educado olhar para as pessoas enquanto fala com elas, manter o contato olho no olho transmite mais inteligência.

#8 Use óculos
Não é zoeira! Pessoas de óculos aparentam ter mais inteligência. Então, quando quiser parecer mais inteligente, deixe as lentes de contato em casa e vá de óculos! 8)

#9 Entre no ritmo
Nem muito rápido, nem devagar. Para ser julgado mais inteligente, entre no ritmo das pessoas que o rodeiam. Quem age na mesma velocidade que a maioria é mais bem visto do que as mais lentas e do que as que fazem tudo correndo.

#10 Figurino do sucesso
Esta não é novidade, né? A forma de se vestir reflete quem você é. Não precisa se arrumar para o Oscar ou para uma reunião com o presidente da República. Estar vestido adequadamente e com a higiene em dia já transmite uma boa imagem de você.