Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como me planejar para entrar em uma boa faculdade?

por Anderson da Hora em 16/03/17 4,3 mil visualizações

Embora entrar na faculdade seja o sonho de bastante gente, muitos ainda têm dúvidas sobre qual curso fazer e em qual faculdade escrever a sua história acadêmica. Segundo um censo realizado em 2014 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas no ensino superior teve aumento de 6,8% em comparação ao ano anterior e atingiu a marca de 7,8 milhões de inscrições em 2014.

Além disso, a variedade de cursos também torna a missão de decidir a sua carreira ainda mais difícil. No entanto, selecionei algumas dicas que poderão ajudar na sua escolha:

1- Você tem certeza que escolheu o curso certo para a sua vida?

É importante que você tenha feito a escolha certa ou que tenha escolhido a que mais se adequa a seu perfil. Afinal, essa é uma decisão que significa dedicar alguns anos de sua vida na comunidade acadêmica e, muito provavelmente, uma vida no exercício da profissão que escolheu.

Pensando nisso, pesquisei muito sobre o curso de Direito, as áreas de atuação e, com isso, percebi que essa é uma formação com inúmeras possibilidades de trabalho, por exemplo: advogado, juiz, promotor de Justiça, delegado, oficial de Justiça, entre outros.

2- Faça uma lista com possíveis faculdades que te interessa e visite-as

Algumas pessoas já conhecem a faculdade que desejam ingressar no ensino superior. Porém, alguns candidatos ainda têm várias dúvidas sobre isso. Portanto, se possível, faça uma visita para conhecer a estrutura da sua faculdade/universidade, assim poderá perceber não só a dinâmica da Instituição de Ensino, mas também se certificar que as dependências estão aptas para receber o seu sonho.

E foi dessa forma que eu fiz! Fui à Estácio FIB, localizada em Salvador, na Bahia, conversei com alguns alunos que estavam cursando Direito e outros que já se formaram. Logo após, tomei a decisão de fazer minha matrícula na FIB.

3- Pesquise sobre o conteúdo do curso que deseja cursar

Quer saber o que você vai encarar na faculdade? Então, é fundamental conhecer a matriz curricular dos cursos. Pesquise sobre área de atuação, perfil para o curso, quem são os docentes, etc. Normalmente, você pode encontrar esses dados no site da faculdade!

No meu caso, após pesquisar sobre a grade curricular, me surpreendi com o quanto as disciplinas do curso de Direito foram feitas para nos aproximar da realidade social. Por exemplo, sociologia jurídica, direito civil, filosofia jurídica, português instrumental e planejamento de carreira e sucesso.

4- Onde vou morar? Com quem? É próximo da faculdade?

Alguns candidatos pensam nesses questionamentos só depois de prestar o vestibular e ser aprovado, porém essas decisões precisam ser pensadas e planejadas antes mesmo da prova para evitar futuras dores de cabeça! Pense sobre os custos, logística, onde morar...

Quanto à importância de se autoquestionar, posso falar com muita propriedade! Antes de tomar a decisão de sair do interior do Estado da Bahia, dos braços da minha família, amigos e com apenas 23 anos, busquei os questionamentos que poderiam me auxiliar na melhor decisão. Por isso, entrei em fanpages que divulgam casas para aluguel depois acessei o Google Maps para ter a ideia de localização da casa e quanto tempo de coletivo público eu levaria para chegar à faculdade mais próxima do meu bairro, que no caso é a Estácio FIB. Hoje em dia moro com um amigo, dividimos as despesas e logo teremos outro hóspede que vai morar conosco também!

Essas são algumas das informações que podem te ajudar a tomar a melhor decisão para a sua vida. Entretanto, não ache que você tem que fazer todas essas escolhas sozinho! Compartilhe as suas dúvidas com amigos e família para que eles possam te ajudar a encontrar as soluções para estes e outros problemas que possam aparecer. E quando tomar a sua decisão, conte com o Quero Bolsa para garantir a sua bolsa de estudos e fazer o seu sonho caber no seu bolso!


Encontrar bolsas de estudo


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54