Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Como se concentrar nos estudos com a meditação

por Natália Plascak Jorge em 25/08/17 930 visualizações

Se você está se preparando para uma prova importante como o vestibular, o Enem ou até mesmo um concurso público e ainda não sabe como se concentrar nos estudos, pode driblar esse problema com uma prática bastante eficaz: a de meditar.

Para ajudar você e essa galera que busca manter o foco, a Revista Quero conversou com o Rolando Rainjan, professor de yoga que desenvolve trabalhos de qualidade de vida para a Quero Educação. Ele deu algumas dicas e explicou melhor como a meditação pode ajudar na concentração nos estudos.

As vantagens da meditação

A meditação é uma ferramenta capaz de fazer com que você se distancie um pouco das preocupações e da ansiedade, por isso, pessoas que meditam frequentemente demonstram mais tranquilidade e harmonia interior. Além de centrar a mente, a meditação traz benefícios físicos ao trabalhar aspectos como postura e respiração.

Algumas pesquisas já mostram até diferenças no cérebro de meditadores. Segundo o professor, especialistas do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, examinaram 39 voluntários e demonstraram que aqueles que eram meditadores com pelo menos três anos de experiência fizeram testes cognitivos onde podiam acessar um número menor de áreas cerebrais para fazer a mesma atividade dos que nunca meditaram na vida, indicando que eles eram melhores em se concentrar. A pesquisa indicou também que havia mais massa cinzenta em áreas corticais na cabeça dos meditadores, áreas relacionadas à atenção e ao raciocínio.

O que acontece?

Muita gente acha que meditar é reduzir a consciência mas, na realidade, é aumentá-la. Diferentes estados de consciência, como o estado de vigília, de serenidade e atenção e da meditação profunda emitem vários tipos de ondas cerebrais distintas (beta, alfa, teta ou delta). Somente no estado teta, de superconsciência, a mente é inundada de insights criativos e de felicidade interior. Conforme vai se aprofundando na meditação, as ondas cerebrais se desaceleram até chegarem nas ondas delta (1 ciclo por segundo), assim atingindo a meditação profunda. Dessa forma, a mente se torna semelhante a um raio laser, tornando coerentes todas as energias físicas e mentais e desenvolvendo um grande poder psíquico.

Como praticar

Ao sentar imóvel na postura correta com olhos fechados, estamos desativando a mente consciente, desligando os dez órgãos motores e sensoriais. Assim, você já está pronto para entrar em estado meditativo!

Nas aulas do professor Rolando, ele finaliza com a técnica do ​samyama, que convida o aluno a praticar, ao mesmo tempo, concentração, meditação e hiperconsciência, em sequência e de uma só vez. Até onde ele poderá chegar dependerá do seu adiantamento.

Os exercícios são de primeiro e segundo graus para atingir a meditação. Os de primeiro grau chamamos de ​yantra dhyána, que utilizam objetos concretos para visualizar, como a imagem do sol, da lua, uma estrela, uma flor, a chama de uma vela. Basta colocar o objeto ou sua ilustração diante dos olhos, contemplá-lo e, logo em seguida, fechar os olhos procurando manter a visualização mental do objeto, concentrando-se sem analisá-lo.

Os de segundo grau chamamos de ​mantra dhyána. Os alunos se concentram em um som, que pode ser um mantra, como o poderoso e eficiente ‘OM’. Esse método já é mais sutil, pois é uma vibração sonora.

Não perca tempo

O mais importante é começar. Um segundo de meditação proporciona uma abundância de conhecimento, como se estivesse acessando muitas bibliotecas, mas não algumas horas de leituras, e sim algumas horas de superconsciência.

E aí? Gostou da dica? Já sabe como se concentrar nos estudos?


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54