logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Como se tornar cientista de dados?

Com o grande volume de dados gerado por conta da transformação digital, algo que tivemos um crescimento ainda maior durante a pandemia da Covid-19, a profissão de cientista de dados acabou ganhando um espaço ainda maior nos últimos meses.

Essa “profissão do momento” vem se tornando muito procurada tanto por empresas quanto por pessoas que querem entrar na área, já que a necessidade de estruturá-los cresce a cada dia no Brasil e ao redor do mundo. Mas, afinal, o que é Ciência de Dados? Como começar nesta área? 

Cientista de Dados: será que essa profissão está em alta? 

cientista de dados

O que é Data Science?

É a ciência responsável por estudar informações (dados) a fim de melhorar um produto ou serviço. Em outras palavras, é a soma de técnicas que analisam e parametrizam dados para observar comportamentos específicos e que podem indicar ações futuras. Isso pode ser utilizado tanto na jornada de compra de um consumidor, quanto no uso que ele faz de um produto específico. 

Hoje em dia, com o aumento da quantidade de informações produzidas através dos meios digitais, os dados passam a ser utilizados em tempo real. Em qualquer atividade do dia a dia, é possível extrair informações completamente relevantes para o andamento dos negócios. 

O que faz e qual o papel da(o) profissional de Ciência de Dados?

A(o) profissional de Data Science é responsável por transformar os dados em ideias para trazer insights (ideias, em livre tradução), gerando resultados e caminhos assertivos para as estratégias de negócio da empresa, independente de seu ramo de atuação. 

Outras características importantes para que esta(s) pessoa(s) saiba(m) lidar com as análises e insights é a multidisciplinaridade, ou seja: conhecer técnicas de estatística, matemática, tecnologia, programação (há linguagens específicas dentro da ciência de dados, como Python e R), banco de dados e saber trabalhar com os dados de forma ágil. 

Leia mais: Cientista de dados é considerada uma das profissões do futuro, segundo fórum econômico mundial 

Começando em Data Science

Você pode estar se perguntando: agora tenho a definição e sei o que faz a(o) profissional de ciência de dados. Mas, como começar na área?

Estude, estude e… estude mais. Os estudos são a porta de entrada e permanência em todas as áreas, e com ciência de dados não é diferente. Existem diversos cursos livres na área para poder nortear seus estudos. 

Alguns cursos dão uma formação completa em Ciência de Dados, que vai  ajudar você no caminho para se tornar um grande profissional da área. Há também cursos em em todas as técnicas e ferramentas. O profissional pode escolher entre cursos livres ou cursos de ensino superior, normalmente na modalidade tecnólogo.

Podcasts e artigos de blog sobre Ciência de Dados também são boas alternativas para você conseguir consumir conteúdo de qualidade, relacionado ao dia-a-dia da profissão. Eles são produzidos por quem entende e convive diariamente com dados, reunindo conceitos técnicos sobre a área e como ela pode ser útil em diversos âmbitos, como por exemplo no estudo de situações cotidianas.

Leia mais: Qual é a diferença entre os cursos engenharia da computação e ciência da computação? 

Ciência de dados é uma profissão que vai crescer ainda mais

A ciência de dados cresce junto à tecnologia e pode trazer muitos benefícios para as empresas, incluindo novos direcionamentos e estratégias. A(o) profissional desta área é responsável por analisar os dados, trazer ideias e conclusões. Se você quer trabalhar com data science, já sabe o caminho: estudar. Diversos cursos estão disponíveis para o profissional se aprimorar. 

E aí, se interessou pelo curso de Ciência de Dados? Conta para a gente!

Colaboração: Equipe Alura

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54