Atualizado em 12/12/2019
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para muita gente conquistar a tão sonhada vaga na faculdade. Quem pensa em fazer uma universidade pública, por exemplo, pode utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usando essa nota.
Encontre bolsas de estudo para graduação
A inscrição no sistema ocorre todos os anos em duas oportunidades, uma no início e outra na metade do ano. Para se inscrever, é necessário ter feito a edição do Enem do ano anterior e não ter zerado na redação. Além disso, é necessário atingir a nota de corte do curso desejado.
Leia mais:
+ Qual é a nota mínima para passar no Enem e entrar na faculdade?
+ Como calcular a nota do Enem?
Mas, afinal, o que é o Sisu?
O Sisu é uma maneira informatizada e on-line criada pelo Ministério da Educação para selecionar os estudantes que querem estudar em universidades públicas e que fizeram o Enem.
O Sistema funciona assim:
- As universidades divulgam as vagas disponíveis para cada curso e o peso que a nota de cada uma das grandes áreas do conhecimento da prova do Enem terá na nota final do aluno;
- Em um período determinado (geralmente, isso acontece duas vezes por ano), a pessoa que fez o Enem pode se inscrever pelo site dos Sisu e se candidatar a duas opções de vagas/universidades disponíveis;
- Considerando a nota do Enem, o próprio sistema calcula o peso de cada prova de acordo com a área de interesse do aluno e as exigências das instituições conveniadas;
- Dessa forma, são selecionadas as pessoas com melhor desempenho e mais bem classificadas dentro daquele número de vagas oferecidas;
- Se a pessoa for aprovada e quiser realmente fazer o curso, é preciso ficar atento ao período de matrícula da universidade para garantir a vaga.
Veja mais:
+ Como funciona o Sisu
+ Como fazer a inscrição no Sisu
Como verificar as suas chances
Se você quer ter uma noção das suas chances de passar em uma universidade com a nota do Enem, pode fazer uma simulação no Simulador de Nota de Corte do Enem da Quero Bolsa.
Fique atento!
Os candidatos que estão concorrendo a uma vaga pelo Sisu são classificados por suas notas no Enem, mas cada instituição pode definir pesos diferentes para cada uma das áreas do conhecimento do exame, dependendo do curso.
Quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente, o sistema calcula automaticamente seguindo as especificações da instituição.
Por exemplo: dois candidatos que disputam uma vaga em Medicina, podem ter uma mesma média geral e um deles estar melhor colocado se a universidade escolhida der um peso maior às questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Também é possível que um candidato tenha notas diferentes para um mesmo curso em diferentes instituições, dependendo dos critérios de avaliação de cada uma.
Como a nota do Enem é informada no Sisu?
Assim que a pessoa coloca no sistema o número de inscrição e a senha do Enem, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas no exame.
Veja: Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu
Algumas dicas importantes sobre o Sisu
- Antes de fazer a inscrição no Sisu, busque informações sobre o peso de cada área do conhecimento no curso e na universidade que você pretende fazer. Você pode encontrar essas informações no termo de adesão da universidade ao Sisu. Ele pode ser achado com uma busca simples na internet (Ex: peso sisu ufscar). Além disso, você pode ver se a universidade determina nota mínima em alguma área do conhecimento.
- Na hora de se inscrever, você pode colocar o mesmo curso nas duas opções, alterando apenas as universidades de interesse, colocar cursos diferentes da mesma universidade em ambas opções, escolher cursos diferentes em universidades diferentes.
- Fique de olho nas notas de corte divulgadas diariamente. Assim, é possível escolher estratégias novas.
- Se ao final do primeiro dia de Sisu a sua nota de corte estiver acima da nota de corte liberada pelo sistema, não quer dizer que você esteja aprovado naquele curso daquela universidade, porque as inscrições possuem um período e as opções podem ser mudadas até o fim do período de inscrições.
- Utilize alguns dias para fazer simulações em outras universidades/cursos de interesse. Pelo fato de o Sisu durar um certo número de dias, é recomendado que você altere as opções mais para saber sua classificação.
- Você pode montar também uma tabela com as notas divulgadas de cada dia para saber se há uma tendência da nota subir, permanecer ou cair no decorrer dos dias.
Veja também: 5 dicas para fazer a inscrição no Sisu
Para obter mais informações sobre o Sisu, acesse o Guia Completo sobre o Sisu, Prouni e Fies.
E se eu não conseguir entrar na faculdade com o Sisu?
Se você não conseguir a nota necessária para fazer o curso que deseja pelo Sisu, pode garantir uma vaga com desconto de até 80% pela Quero Bolsa. A Quero Bolsa tem parceria com mais de mil faculdades em todo país. Para conseguir a vaga não é precisa ter feito Enem, comprovar renda ou renovar o benefício.
Veja algumas das instituições parceiras:
No site ainda é possível visualizar informações sobre diversas instituições de ensino e cursos superiores. A plataforma também oferece um Teste Vocacional Gratuito.
Veja: Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?