logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade particular?

estudante entrando em faculdade

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado na última sexta-feira (17). A prova é a principal forma de ingresso em uma faculdade, por meio de programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utilizam a nota do Enem. 

Leia também: Enem 2019: Inep divulga resultado do Enem

O Sisu, que está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro, é voltado para universidades públicas. Já o Fies e o Prouni oferecem vagas para faculdades particulares. 

Leia também: Faça já a sua inscrição no Sisu

Para ter acesso a um dos programas é necessário passar por um processo seletivo que seleciona as maiores notas e, no caso do Prouni, também há uma avaliação socioeconômica.

No entanto, algumas faculdades aceitam a nota do Enem como processo seletivo. Dessa forma, o candidato não precisa fazer o vestibular da instituição, ou comprovar renda.  A nota mínima necessária para ingressar nas instituições, porém, pode variar.

Onde estudar usando a nota do Enem?

Ao todo, 185 faculdades privadas aceitam a nota total do Enem, de acordo com dados do Guia da Faculdade em relação ao ano de 2019. É importante ressaltar que muitas instituições aceitam a nota parcial do Enem, ou seja, o candidato utiliza a nota do Enem como parte do ingresso e a outra parte é feita por meio do vestibular da faculdade.

Veja abaixo uma lista com algumas das faculdades privadas que aceitam apenas a nota total do Enem:

Encontrar bolsas de estudo

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54