O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado na última sexta-feira (17). A prova é a principal forma de ingresso em uma faculdade, por meio de programas do governo como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utilizam a nota do Enem.
Leia também: Enem 2019: Inep divulga resultado do Enem
O Sisu, que está com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro, é voltado para universidades públicas. Já o Fies e o Prouni oferecem vagas para faculdades particulares.
Leia também: Faça já a sua inscrição no Sisu
Para ter acesso a um dos programas é necessário passar por um processo seletivo que seleciona as maiores notas e, no caso do Prouni, também há uma avaliação socioeconômica.
No entanto, algumas faculdades aceitam a nota do Enem como processo seletivo. Dessa forma, o candidato não precisa fazer o vestibular da instituição, ou comprovar renda. A nota mínima necessária para ingressar nas instituições, porém, pode variar.
Onde estudar usando a nota do Enem?
Ao todo, 185 faculdades privadas aceitam a nota total do Enem, de acordo com dados do Guia da Faculdade em relação ao ano de 2019. É importante ressaltar que muitas instituições aceitam a nota parcial do Enem, ou seja, o candidato utiliza a nota do Enem como parte do ingresso e a outra parte é feita por meio do vestibular da faculdade.
Veja abaixo uma lista com algumas das faculdades privadas que aceitam apenas a nota total do Enem:
Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond)
Centro Universitário Estácio de São Paulo (Estácio São Paulo)
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)
Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc)
Faculdade de Ilheus (Faculdade de Ilhéus)
-
Universidade Salvador (Unifacs)
Como conseguir uma bolsa de estudo?
O Quero Bolsa, em parceria com mais de mil instituições de ensino em todo o País, oferece descontos de até 75% em todas as mensalidades, até o fim do curso. E o melhor: não é necessário passar por nenhum processo seletivo ou comprovar a sua renda.
Basta clicar no botão abaixo, selecionar o curso, a instituição e a cidade de sua preferência e efetuar sua pré-matrícula. Simples, não é mesmo?