Pedro Henrique Pereira dos Santos é extrovertido e gosta que pessoas ao seu redor se sintam bem e contagiadas, seja com um sorriso ou com uma palavra amiga. Sua marca registrada é a energia positiva. Além disso, considera-se uma pessoa muito forte, o que não faz dele um ser insensível. Gosta de desafios e, principalmente, de superá-los. É recém-formado em Comunicação Social, habilitação em Comunicação Organizacional (ComOrg) pela Universidade de Brasília (UnB). Tem 23 anos e nasceu em Formosa (GO).
O sonho de fazer faculdade
Pedro durante uma viagem a trabalho ao Rio de Janeiro
A rotina de estudos
Pedro vem de uma família humilde. Estudava de manhã em um cursinho pré-vestibular com bolsa de estudos integral. À tarde, trabalhava e, por fim, à noite fazia o Ensino Médio. “Não foi nada fácil. Eu me esforçava para compreender todos os conteúdos do cursinho, porque eu não tinha muito tempo durante a semana para fazer os exercícios e rever os conteúdos. Aos finais de semana, eu me dedicava mais aos estudos”, lembra
O vestibular
A determinação do estudante seguiu por um ano e meio. Ele sabia o objetivo que deveria alcançar, por isso as apostilas, videoaulas, aulas presenciais, livros e cursos em PDF foram grandes aliados no estudo.
Pedro enfrentou dois dias de provas no vestibular. No primeiro dia teve duração de 4h30min, já no segundo dia 5h30min. No caso do curso de ComOrg, o peso maior para o somatório da nota final é dado aos temas ligados às Ciências Humanas. “Só estudei o essencial da área de Exatas, por causa da minha dificuldade com cálculos. Sempre que leio procuro fazer resumos. Acho que aprendo mais dessa forma. Cheguei a exercitar pouco, principalmente devido à falta de tempo. O meu plano de estudos foi baseado em uma rotina bastante agitada”, afirma.
Os meses finais foram encarados com tranquilidade. “Eu tentava manter o controle sempre e não tinha muitas opções de lazer, então assistia a filmes ou séries espanholas. O foco eram as matérias de maior peso, por isso relia as minhas anotações”, recorda.
Dica do Pedro
“É sempre bom pensar bastante sobre o que se almeja. Tente atrair isso para você. Às vezes, você pode até duvidar, mas seu esforço fará com que acredite nos seus sonhos. Essa é uma técnica que utilizo até hoje."