Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Concurso de bandas universitárias lança jovens artistas para a música nacional

por Mathias Sallit em 03/09/19 190 visualizações

As universidades servem de berço para que muitas bandas sejam formadas e surjam no cenário musical do Brasil. O ambiente com pessoas que se interessam pela música se torna próprio para que jovens talentos se juntem com colegas da faculdade para fazer um som entre amigos.

Há casos em que os estudantes se reúnem pensando apenas em se divertir, sem cogitar largar a carreira que escolheram estudar na graduação. Mas há também os que enxergam a possibilidade de aproveitar o ambiente e experimentar uma carreira na música.

"A gente começou tocando em festas, fazendo alguns covers e sempre misturando nossas músicas autorais no repertório", afirmou Pedro Calais, vocalista da banda Lagum. O grupo mineiro é composto por cinco músicos que cursaram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

red bull
Banda Lagum, composta por Pedro Calais, Jorge, Otávio Cardoso, Chico Jardim e Tio Wilson (Divulgação/Lagum)

Em 2015, a Lagum ficou em segundo lugar no Red Bull Music Breaktime Sessions, concurso de bandas universitárias que é oportunidade para estudantes que buscam desenvolver o talento artístico e começar a trilhar o sonho de ser músico.

"No início, a gente fazia tudo. Venda de shows, marketing e dirigia nossos próprios carros para viajar. E a grana que a gente juntava tocando era usada para pagar o estúdio que a gente gravava", lembra Pedro. Assim, os músicos da banda viram no concurso a chance de alavancar a carreira e dar um novo passo na carreira.

"Ficamos ainda mais motivados com o resultado do concurso. Trabalhamos em dobro para fazer nosso corre e aprendemos muito com tudo o que passamos, em todos os aspectos do negócio da música. Ficamos casca grossa e cada vez com mais expectativa e sangue no olho", completa.

Depois do resultado do concurso, a banda despontou para a música brasileira. Em 2016, estrearam com o álbum "Seja o Que Eu Quiser". Em 2018, lançaram junto com a cantora Ana Gabriela o hit "Deixa", música das mais tocadas no ano e que já possui cerca de 80 milhões de reproduções na plataforma Spotify. Neste ano, a Lagum lançou o seu segundo disco, o "Coisas da Geração".

Do campus para os palcos do João Rock

Vencedora do Red Bull Breaktime Sessions em 2018, a banda Enversos é formada por três estudantes de Música e um de Geografia, todos também da UFMG. O grupo teve uma ascensão gradativa no cenário musical, que começou no final de 2015, em um teatro de Belo Horizonte. A vontade de tocar no campus da universidade se transformou em premiações em competições da cidade e do estado de Minas Gerais nos anos seguintes. O concurso da Red Bull foi o passo que faltava para alcançar o cenário nacional.

red bull
Vencedora em 2018, a Enversos conta com Paige Williams, Gustavo Vaz, Davi Knispel, Estevam Barbosa, J.Morais e Luiz Heitor (Divulgação/Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

"Nós nos inscrevemos por indicação de um amigo. Não sabíamos bem qual era a premiação, a gente estava animado pela oportunidade de tocar na UFMG", conta Gustavo Vaz, voz e violão da Enversos. "Quando recebemos a notícia que tocaríamos no João Rock, e que havia possibilidade de gravar um EP no Red Bull Music Studios, ficamos em choque."

Vencedora do concurso que contou com mais de 600 bandas de 60 universidades brasileiras em 2018, a banda teve origem por acaso, quando a vocalista Paige Williams e Gustavo se juntavam na adolescência para compor. Depois, surgiram outros amigos interessados e carregando diferentes bagagens musicais.

Assim, a identidade da banda foi criada com uma mistura de diferentes gêneros musicais, como Black Music, MPB, Rap, R&B e Samba. "A gente escrevia sobre o que vivia e o que nos incomodava, principalmente na sociedade", diz Gustavo.

"A premiação marcou a história da banda, e nos marcou individualmente como músicos. Gravar no Red Bull Music Studios , no mesmo lugar que Elza Soares, Baiana System e Ney Matogrosso, foi a realização de um sonho. Foi um marco decisivo para uma nova perspectiva dentro da música", ele ressalta.

Com o resultado e a experiência durante o concurso, a banda gravou o álbum "Da Margem ao Centro". Aproveitando a vitrine no cenário musical, Gustavo avisa que clipes para as músicas do EP e novos singles serão lançados em 2019 e 2020.

Cenário universitário

Berço de muitas bandas, as universidades costumam ser um ambiente favorável para o desenvolvimento de jovens músicos. "A universidade é um lugar de produção intensa, de ciência, tecnologia e arte", afirma Gustavo Vaz, da Enversos. "As bandas universitárias são o motor de produção artística da cena independente."

O cenário mistura talentos de graduações além do curso de Música. Na banda Lagum, por exemplo, os integrantes cursaram Música, Publicidade e Propaganda, Ciências Aeronáuticas e Ciências da Computação na UFMG. Todos compartilhando o mesmo sonho de viver de música.

"A gente cresce muito. Além da experiência de vida, é uma grande chance de levar a vida para o lado que você quer, e para nós deu muito certo", conta o vocalista Pedro Calais. "Os novos artistas são o futuro da música. A renovação e inovação são muito importantes para o cenário, que não para de evoluir", conclui o publicitário recém-formado.

Em turnê do novo álbum "Coisas da Geração", a Lagum vem ganhando destaque e encontrando fãs por todo o Brasil. Mantendo as raízes universitárias, continuam pensando no futuro e em novos lançamentos. "A gente ainda não sabe quando e nem como, mas estamos com o mesmo sangue no olho de sempre", ele conta.

O concurso da Red Bull

Maior concurso universitário de música do Brasil, o Red Bull Music Breaktime Session chega à sua oitava edição em 2019 e vai selecionar cinco conjuntos universitários para participarem de uma imersão com profissionais referência do mercado. O vencedor será escolhido por voto popular e gravará um álbum no Red Bull Music Studio, em São Paulo. Nesse estúdio, já gravaram grandes nomes da música no Brasil, como Elza Soares, Nação Zumbi e Emicida.

As bandas que se inscreverem até a data limite, prorrogada até o dia 23 de outubro, serão avaliadas por uma curadoria de pessoas envolvidas com o mercado musical. Esses curadores serão responsáveis por escolher as cinco melhores bandas, que farão a imersão de dois dias com atividades e conversas com nomes do mercado e artistas, incluindo bandas participantes de edições anteriores.

Entre as cinco melhores, o público escolherá a sua favorita em votação que vai durar duas semanas. Em 2018, mais de 600 bandas de 60 universidade participaram do concurso.

Bandas universitárias interessadas devem preencher o formulário e subir um vídeo de uma performance no site de inscrição para o concurso.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54